Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA Cuidado do Idoso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação Contextualizada 
ESTATUTO DO IDOSO.
Cyrlene Augusta Ribeiro Serra Bentes
01244586
Enfermagem - Ead
Baseado na Lei n.° 10.741/2003, o estatuto idoso é uma lei que da direito e garantias ao idoso, ou seja, assegura eles em ter uma qualidade de vida para aquelas pessoas que já tem uma idade mais avançada. Podemos destacar Distribuição gratuita de medicamentos, próteses dentarias gratuita pelos poderes públicos, desconto com no mínimo 50% no caso de atividades como culturais e lazer, vantagens em concursos como critério de desempate com idade a partir de 60 anos.
O estatuto do Idoso é um conjunto de leis que defende que tem por objetivo defender e proteger aos cidadãos que já atingiram uma metade de idade, sendo que o abandono do idoso no Brasil vai intensificar a precariedade da assistência dada pelo Estado, por que muitos deles não têm uma boa alimentação, um bom tratamento adequado no medico e nem psicológico.
Mesmo eles serem respaldados em lei ainda há um grande preconceito ao idoso, no que diz respeito ao trabalho, por serem muitas das vezes limitações, mais o estatuto afirma que é obrigação da família, da comunidade e da sociedade e do Poder Publico com absoluta prioridade, a efetivação, do direito à vida, à saúde, á alimentação, à educação, á cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência, ou seja, as principais direitos dos idosos são: atendimento preferencial, medicamentos gratuitos, transporte públicos, isenção de pagamentos de IPTU, tramitação de processos na justiça, pensão alimentícia.
Algumas alterações introduzidas no Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), vai assegurar prioridade especial às pessoas com mais de oitenta anos, para que elas recebam atendimento preferencial nos serviços, programas e instituições públicas e privadas, bem como na formulação de políticas públicas, essas mudanças estão no artigo 3 °, parágrafo 2°, no artigo 7° sobre os serviços de saúde, e no artigo 71 paragrafo 5° que trata da prioridade em processos judiciais, essas mudanças busca adaptar o Estatuto do Idoso que no geral após os 80 anos as pessoas estão promissas a apresentar uma maior redução na capacidade e na mobilidade e dificuldade, que com essas mudança o idoso possa a ter mais urgência do que aquele demandado por pessoas da faixa etária dos 60 a 70 anos.
Outra mudança também ocorrida cujo o Projeto de Lei 5383/19 irá alterar a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir de 65 anos de idade e não mais 60. Em analise na Camará dos Deputados, o texto altera o Estatuto do Idoso e a Lei 10048/00, que trata da prioridade de atendimento.
Teve também no Projeto de Lei3646/19 onde irá alterar o nome do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) para o Estatuto da Pessoa Idosa.
Então, pode-se concluir que o Idoso está assegurado garantindo uma melhor possibilidade nos seus direitos. 
Referencias Bibliográficas.
1. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm- 10:45 hs
2. https://blog.sajadv.com.br/lei-do-idoso-lei-10741/ 
3. https://www.jornalcontabil.com.br/estatuto-do-idoso-entenda-quais-sao-os-principais-artigos-e-direitos-envolvidos/