Buscar

2 atividade58437

Prévia do material em texto

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: HISTOLOGIA HUMANA
PROFESSOR LUIS FERNANDO B. MACORINI
Prezados acadêmicos, esse é atividade 02 de avaliação da disciplina ao qual terá o valor de 10 pontos no total para somatória final. Vocês deverão utilizar o material didático apresentado e também o referencial teórico. Marcio Barros de Holanda 193.338
ATIVIDADE 02
01-) A função do tecido muscular é promover a contração do tecido afim de gerar movimento a estruturas ligadas a ele, como por exemplo os ossos e como consequência, movimentação do corpo. Além do movimento ósseo, promove movimentos pelo organismo de substancias e líquidos, como os alimentos e o sangue respectivamente. Neste contexto, disserte sobre os componentes e classificação morfológica do tecido muscular (1,25 pontos).
O tecido muscula é classificado por três tipos eles são estriado esquelético, estriado cardíaco e liso ou pode ser chamado também não-estriado e também cada tecido e formado por fibras musculares que possuem suas características morfológicas e funcional. Tecido muscula tem como função: movimento do corpo, estabilização e postura ,regulação do volume do órgãos e proteção de calor,a sua característica morfológica tecido muscula esquelético o qual e formado células longas ,multinucleadas e de contração voluntaria seu núcleo se encontra-se na periferia da célula e apresenta-se como estriaçōes transversal 
Musculo estriado cardíaco o qual apresenta células também longas, podendo ser bifurcadas mono ou também binucleadas e de contração involuntária e rítmica 
Estriado cárdico liso ou não-estriado o qual possui células fusiformes de contração involuntária com um único núcleo alongado e também sem estriaçāes transversais . 
02-) O sistema tegumentar é composto pela pele e seus anexos, os pelos, unhas, glândulas sudoríparas, sebáceas e mamárias). A pela é constituída por derme, epiderme, porções epiteliais que se originam do ectoderma, a conjuntiva que tem a sua origem no mesoderma. Classifique a pele quanto seus tecidos e anexos diferenciando-os morfologicamente a partir de análises histológicas (1,25 pontos).
A pele e classificada como um órgão isso porque e um órgão e um conjunto de tecidos que exerce uma determinada função no corpo humano ,por conta da sua divisão em derme , epiderme e hipoderme . envolve é protege os tecidos e órgãos do corpo ,protegem contra a entrada de agentes infecciosos, evita que o organismo desidrate ,controla a temperatura corporal ,armazena agua e gordura nas suas células tegumentar .
O pelo e seus anexo como os pelos, unhas, glândula sudoríparas ,sebáceas e mamárias.
O pelo e responsável pela regulação da temperatura corporal e pela proteção contra danos físicos a nossa pele 
As unhas tem a principal função è o auxilio para pegar objetos finos pequenos e delicados 
Glândulas sudoríparas são responsável pela produção do suor , e substancias que a tua na termo regulação do organismo e na eliminação de produtos que não e necessário para o corpo 
Sebáceas são responsável pela produção de sebo ,sua secreção é uma mistura complexa e de lipídios cuja sua função e lubrificação da pele também tem ação bactericida
O tecido mamário é composto de glândulas mamárias, ductos de leite, tecido de suporte, e tecido adiposo ,tecido mamário não denso 
 
03-) Sistema circulatório responsável por transportar sangue através dos tecidos, levando oxigênio, nutrientes, células de defesa, hormônios, entre outras substancias. Tem grande importante por contribuir ativamente na homeostase e funcionamento do organismo. Sobre esse sistema diferencie seus componentes quanto função e estruturas morfológicas (1,25 pontos).
O sistema cardiovascular (ou sistema circulatório ) é composto pelo coração  e pelo sistema de vasos sanguíneos . O coração consiste em quatro cavidades: dois átrios , os átrios, e duas câmaras , os ventrículos.O sangue venoso que flui para o coração flui primeiro para um átrio (direito ou esquerdo), de lá para a câmara do mesmo lado e, em seguida, para a circulação pulmonar (se vier do coração direito) ou para a circulação do corpo (se do coração esquerdo) Corações vindo). As válvulas cardíacas impedem que o fluxo sangüíneo direcionado flua de volta para o coração. O sistema de vasos sanguíneos também é chamado de sistema vascular. Consiste em artérias, veias e capilares. Todos fazem parte de um sistema interligado de vasos que transportam sangue por todo o corpo. Os Vasos sanguíneo  que vêm do coração são chamados de artérias . Eles se ramificam cada vez mais em artérias menores e, finalmente, em arteríolas, que têm um diâmetro muito menor. As arteríolas também se ramificam e se abrem em uma rede de minúsculos vasos sanguíneos chamados capilares. A troca de gases e nutrientes no sangue ocorre através da parede dos vasos fenestrados dos capilares .Há um total de três sub-circuitos no sistema circulatório. A circulação pulmonar , também conhecida como pequena circulação, transporta o sangue do coração para os pulmões e vice-versa. A circulação coronária fornece sangue ao coração. E a circulação do corpo, também conhecida como grande circulação, fornece sangue a todo o resto do corpo. As principais artérias de circulação do corpo são a aorta e seus ramos. As principais veias da circulação do corpo são a veia cava superior   e a veia cava inferior  .As funções mais importantes do sistema cardiovascular são, naturalmente, o transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios pelo corpo e a remoção de dióxido de carbono e resíduos com o sangue.
04-) As células do sistema linfático têm como principal função proteger o organismo contra agentes estranhos como vírus, bactérias e outros patógenos, bem como eliminar as células que possuem algum tipo de alteração, células sanguíneas envelhecidas e/ou danificadas. Sobre esse sistema diferencie seus componentes quanto função e estruturas morfológicas (1,25 pontos).
O sistema linfático faz parte do Sistema imunológico. É formado por uma rede de vasos linfáticos que drenam o fluido do tecido (linfa) do espaço extracelular. A linfa absorvida é filtrada nos gânglios linfáticos em vários locais, "verificada" pelos linfócitos (glóbulos brancos) aí localizados e finalmente devolvida à corrente sanguínea. O sistema linfático inclui não apenas a linfa e os vasos linfáticos, mas ainda os plexos linfáticos , os nódulos linfáticos e os órgãos linfáticos . As principais funções do sistema linfático são transportar e eliminar substâncias nocivas do corpo, trazer certas proteínas do espaço extracelular de volta ao sistema de vasos sanguíneos e proteger o corpo de microorganismos potencialmente nocivos. Os vasos linfáticos se abrem em troncos linfáticos, que finalmente se fundem em um dos dois grandes vasos linfáticos: o ducto torácico ou o ducto linfático dexter.O ducto torácico começa seu curso na cisterna do quilo e recebe a linfa das extremidades inferiores, abdômen, extremidade superior esquerda e lado esquerdo da cabeça, pescoço e tórax . Finalmente, o ducto torácico se abre no ângulo da veia esquerda (a união da veia jugular interna esquerda com a veia subclávia esquerda ).O ducto linfático dexter drena a linfa do resto do corpo e, por sua vez, se abre no ângulo reto da veia. A linfa filtrada é devolvida ao sistema de vasos sanguíneos nos respectivos ângulos das veias. O único sistema orgânico do corpo humano que não possui vasos linfáticos é o sistema nervoso central. Lá, o excesso de líquido do tecido intersticial é drenado diretamente para o líquido cefalorraquidiano.Os órgãos linfáticos podem ser divididos em órgãos linfáticos primários e secundários . Os órgãos linfoides primários são tecidos especializados nos quais os linfócitos são formados e amadurecidos. Os dois órgãos linfoides primários são o timo  e a medula óssea vermelha. Os órgãos linfáticos secundários incluem os gânglios linfáticos, amígdalas, apêndice e baço.
05-) A principal função sistema digestório é degradaros alimentos ingeridos em pequenas moléculas afim de que essas moléculas sejam absorvíveis pelas células, suprindo a suas necessidades energéticas, além de auxiliar no desenvolvimento e manutenção do organismo. Descreva quais os principais tipos de células que formam esse sistema e diferencie as estuturas (1,25 pontos). 
O sistema digestivo no sentido mais amplo inclui boca e garganta, esôfago, estômago, intestino delgado com fígado, vesícula biliar e pâncreas e intestino grosso. Em um sentido mais restrito, entende-se que significa o trato gastrointestinal (trato digestivo) - isto é, estômago e intestinos. Sua função é preparar alimentos e torná-los utilizáveis. 
O sistema digestivo no sentido mais amplo inclui boca e garganta, esôfago, estômago, intestino delgado com fígado, vesícula biliar e pâncreas e intestino grosso. Em um sentido mais restrito, entende-se que significa o trato gastrointestinal (trato digestivo) - isto é, estômago e intestinos. Sua função é preparar alimentos e torná-los utilizáveis. 
Os seres humanos e os animais precisam digerir os alimentos que comem para poder usá-los. O sistema digestivo cuida disso. Nesse local, o alimento ingerido é gradualmente picado e digerido enzimaticamente. Os nutrientes necessários são absorvidos pelo sangue  , os componentes inutilizáveis ​​são excretados.
O sistema digestivo humano é como um longo tubo (trato digestivo) que começa na boca. A partir daí, a rota segue através da garganta e do esôfago  até o estômago  e depois para o intestino : primeiro no intestino delgado e depois no intestino grosso que se abre com o ânus . O estômago e os intestinos também são chamados juntos de trato gastrointestinal, trato digestivo ou trato gastrointestinal.
As glândulas que liberam secreções importantes para a  fluem para o sistema digestivo : as glândulas salivares na cavidade oral, o pâncreas  e o fígado ou vesícula biliar  no intestino delgado.
O epitélio que reveste o trato gastrointestinal também contém pequenas glândulas que secretam secreções digestivas. Cada parte do sistema digestivo está envolvida nesta complexa tarefa de utilizar os alimentos de uma maneira específica:
Por exemplo, as glândulas digestivas com suas secreções contendo enzimas garantem a decomposição química dos alimentos. As glândulas mucosas tornam a superfície interna dos órgãos digestivos e as fezes escorregadias. Os músculos da parede do trato digestivo se encarregam de misturar e transportar a polpa. O epitélio do intestino delgado é responsável pela absorção dos nutrientes, e o reto cuida da eliminação dos resíduos indigestíveis.  
07-) O sistema respiratório é responsavel por exercer funções relacionadas com a troca gasosa, funções olfáticas e de termoregulação, manutenção do equilibrio ácido-base e função de defesa. Sobre o sistema respiratório descreve todos os componentes e células que o caracteriza (1,25 pontos). 
Como o corpo humano precisa de oxigênio, mas não pode armazená-lo, ele deve ser respirado continuamente. 
Durante a respiração , o oxigênio é absorvido do ar nos pulmões para o sangue. Ao mesmo tempo, o sangue libera dióxido de carbono no ar como um resíduo metabólico para que possa ser exalado com ele.
É feita uma distinção entre respiração interna e externa. A respiração externa representa a troca gasosa nos pulmões. O oxigênio é absorvido do meio ambiente quando você inspira e o dióxido de carbono é liberado quando você expira. Com cada respiração, uma pessoa pode inspirar até quatro litros de ar.
A respiração interna é o processo bioquímico que o oxigênio desencadeia nas células e que o corpo usa para gerar energia. Com a ajuda do oxigênio, a glicose obtida dos alimentos é decomposta em dióxido de carbono e água. Isso libera energia que é ligada como molécula de trifosfato de adenosina (ATP). As pessoas precisam de ATP para todos os processos do corpo, seja para o cérebro, músculos ou digestão.
Respirar pelo nariz ou pela boca?
Graças à respiração nasal, o ar é aquecido, purificado e umedecido nos pulmões. Este não é o caso da respiração pela boca. No entanto, normalmente só respiramos pela boca quando não estamos recebendo oxigênio suficiente pelo nariz. 
08-) O sistema urinário é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra, sendo uma das vias de excreção do organismo humano. Uma característica peculiar desse sistema é que os rins para promover os processos de filtração sanguínea e formar o que chamamos de urina utiliza de microestruturas tubulares conhecidas como néfron. Os néfrons são as unidades morfofuncionais dos rins e contribuem na produção da urina promovendo filtração, secreção e reabsorção. Descreva as características das células que formam os túbulos do néfron (1,25 pontos).
O néfron é a unidade funcional básica do rim, responsável pela formação da urina.
O néfron é a unidade básica funcional dos rins. É o responsável pela formação da urina, filtragem do sangue e absorção de água, sais minerais e outras substâncias. Um néfron é composto de outras estruturas como o glomérulo, cápsula renal, alça de Henle, túbulos e ductos coletores.
Existem cerca de um milhão de néfrons em cada rim . Um néfron tem a capacidade de absorver a água, íons e pequenas moléculas do sangue, filtrar resíduos e toxinas e devolver as moléculas necessárias ao sangue.
Além de ser a unidade funcional dos rins, é com certeza o complexo estrutural mais importante do sistema urinário , pois é o no néfron de fato, onde ocorreram todas as etapas desde a filtração do sangue até a formação da urina.
A Função de um Néfron
Absorver o excesso de água
Coletar excretas nitrogenadas: ureia, ácido úrico e amônia
Coletar substâncias como: hormônios, drogas usadas em medicamento, glicose e aminoácidos.
Produzir o ultrafiltrado
Reabsorver água glicose e aminoácidos e devolvê-los para o sangue
Formar a urina e enviá-la ao ureter.

Continue navegando