Buscar

CONFORMAÇÃO MECÂNICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONFORMAÇÃO MECÂNICA (ENCRUAMENTO)
O processo de encruamento se da um trabalho a frio no metal, mudando assim suas características de dureza através da deformação do mesmo, que são:
ELÁSTICA: onde se tem um comportamento linear, que quando a força aplicada ao material o deforma, mas ao tirar a força, volta ao estado inicial.
PLÁSTICA: diferente da ELÁSTICA, quando se dá ao aumento da densidade de discordância, e o material não volta ao estado inicial, resultando numa deformação permanente.
No encruamento, após sofrer a deformação plástica o metal endurece aumentando a resistência a novas deformações e melhora sua elasticidade, quando mais encruado o metal, maior será sua dureza, a sua resistência mecânica seu limite de elasticidade, isso ocorre devido a deformação do cristalino do metal.
Na fabricação de espadas e facas, é feito o encruamento para que aumente sua resistência, aumentando sua capacidade de corte e dureza.
É realizado a tempera do metal com o processo de aquecimento em 730°C (superior a temperatura critica, e logo após um esfriamento rápido para que seja possível obter a organização dos cristais do metal e com o esfriamento brusco visa manter essa organização e manter a estrutura martensita.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando