Buscar

AD2 MACRO 2020_2_

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD2 de Análise Macroeconômica
Outubro de 2020
1. (até 2,0 pontos) Uma moeda desvalorizada em relação a moedas de outros países gera que efeito sobre as exportações e importações? Considere o efeito normalmente aceito como regra geral ou o estudado na aula 1.
RESPOSTA:
Uma moeda desvalorizada irá acarretar um menor poder de compra e, dessa maneira, ficará mais caro importar. Por outro lado, as exportações aumentam devido à queda no valor da moeda nacional com relação a outros países. 
2. (até 2,0 pontos) Todos sabem sobre o PIB nesse período em que os países enfrentam a Pandemia. Você estudou o conceito do Hiato do Produto. Em até cinco linhas, diga o que deve ter acontecido com o hiato do Produto brasileiro nesse ano de 2020, período de pandemia.
RESPOSTA:
O PIB no Brasil sofreu uma queda significativa neste ano de 2020 ocasionada pela crise decorrente da pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, levando em consideração essa retração na economia, o que deve ter acontecido foi o Hiato do Produto (diferença entre o PIB potencial e o PIB efetivo) negativo e com um elevado grau de ociosidade, devido aos ritmos da atividade econômica nesse período. 
3.	(até 2,0 pontos) Explique como pode o PIB nominal ter aumentado e o país ter experimentado uma recessão. É possível? Justifique brevemente.
RESPOSTA:
O PIB nominal diz respeito à soma da quantidade produzida multiplicado pelo preço do mercado (preço no qual o bem ou serviço é comercializado) em dado período. Assim, podemos dizer que o PIB nominal considera a variação dos preços na economia do país. Considerando isso, podemos afirmar que o PIB nominal pode ter aumentado ao mesmo tempo em que o país sofre uma recessão, pois, por exemplo, se neste ano o preço de determinado bem e serviço tiver dobrado, a soma de todo dinheiro originado dessa produção também irá dobrar. Pelo senso comum, esse aumento pode parecer que o país alcançou um novo recorde de produção, mas o que ocorre, na verdade, é apenas uma alteração no PIB nominal. Para que esse efeito de aumento no PIB nominal ao mesmo tempo em que ocorre uma recessão ocorra, basta que o aumento dos preços seja maior do que a diminuição na quantidade de bens e serviços produzidos no período. Diante disso, o PIB real torna-se uma medida mais efetiva para determinar a produção de bens e serviços finais e, portanto, o crescimento ou recessão econômica do país. 
4.	(até 2,0 pontos) Qual é a diferença entre: 
A) Produto Interno Bruto (PIB) e Produto Nacional Bruto (PNB)?
RESPOSTA:
O PIB- Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos pela economia de um país em determinado período, dessa forma seu valor é influenciado pela variação dos preços. Já o PNB- Produto Nacional Bruto, expressa o conjunto de bens e serviços produzidos por pessoas e empresas do país, considerando também as rendas enviadas e recebidas do exterior. Assim, a diferença entre o PIB e o PNB está na Renda Líquida Enviada ao Exterior- RLEE, que é considerada no cálculo do PNB, mas excluída do cálculo do PIB. O PNB diferentemente do PIB considera os bens e serviços produzidos por empresas nacionais que operam fora do país e não leva em consideração a atuação de empresas estrangeiras dentro do território brasileiro. O PIB já considera a produção das empresas locais quanto as multinacionais que operam dentro do território. 
B) Produto Nacional Bruto e Produto Nacional Líquido?
RESPOSTA:
O conceito de PNB já foi expresso acima. Já o PNL- Produto Nacional Líquido é o PIB descontado o valor da depreciação, que é a perda decorrente de desgaste natural, acidental ou obsolescência. A diferença entre PNB e 
PNL está no fato de que, no primeiro, não se desconta nenhuma parcela a título de depreciação assim como é feito no segundo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais