Buscar

PENAS E MEDIDAS ALTERNATIVAS - Conceitos de excludentes de ilicitude e seus principais aspectos - Atividade A1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta: A respeito desse tema, defina em até 20 linhas, os conceitos de excludentes de ilicitude e seus principais aspectos.
Resposta: 
Conceito: É a contradição entre a conduta e o ordenamento jurídico, pela qual a ato ou omissão típicas tornam-se ilícitas. Na presunção da atipicidade, encerra-se, desde logo, qualquer indagação acerca da ilicitude. Pode-se assim dizer que todo fato penalmente ilícito é, inicialmente, típico. 
Excludente de ilicitude é uma estrutura previsto no Código Penal 
(art. 23) que estabelece a possibilidade de uma pessoa praticar uma ilicitude sem que se considere isso uma atividade criminosa. Ou seja, o excludente é uma estrutura que permite que uma pessoa pratique uma ação que normalmente seria considerada um crime. Segundo esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito".
Os principais aspectos de cada uma das excludentes previstas no Código Penal são: Estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento de dever legal, exercício regular de direito e consentimento do ofendido.