Buscar

AD1 2021_1 docx (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância – AD1
Período – 2021/1º
Disciplina: POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO
Coordenadora: Cláudia Corrêa de Almeida Moraes
ALUNO: Luciane Alves da Silva MATRÍCULA:16116100014
POLO: Campo Grande NOTA: Esta avaliação é para ser feita a distância. Você deve responder ao que está sendo inquerido que está nesta Avaliação entre os dias 15 a 21 de março de 2021. Após ter respondido, deve ser postada dentro deste tempo estipulado. Não será corrigida a AD inserida após este tempo e nem a que ficar no rascunho. A resposta não poderá passar de 15 linhas, o que for a mais será desconsiderado. A correção será baseada na capacidade de interpretar e responder o que foi solicitado, a redação correta, o conteúdo e a capacidade argumentativa. Boa sorte e Boa Avaliação! Conteúdo Avaliado na AD1: Aula 1, 2 e 3. 
 
Há um ano, pelo Decreto nº 1.358 de 16 de março de 2020, foram estabelecidas medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus, no âmbito municipal em Armação dos Búzios, pelo Gabinete do Prefeito do município fluminense. Esta medida decretada pelo executivo foi seguida de outros atos legais como o Decreto 1366/2020 que determinou o estado de calamidade no município com o intuito de salvaguardar as vidas dos munícipes e evitar que o vírus se espalhasse. A capacidade dos equipamentos e o número de profissionais de saúde para atender aos tratamentos da doença, principalmente nos seus estados mais agudos, não conseguiria atender à população caso a doença se espalhasse facilmente. Foram adotadas medidas como o fechamento dos serviços oferecidos no município que não fossem essenciais para evitar aglomerações diante dos exemplos de outros locais em que este cenário havia ocorrido. O turismo foi um dos setores que mais foi afetado.
Em Armação dos Búzios, a dependência econômica para o setor de turismo é elevada e as medidas de proteção à vida, por causa da crise sanitária, gerou muitos desempregos e prejudicou os negócios deste setor. Em junho de 2020, começa a ocorrer a flexibilização de equipamentos e serviços que atendem ao turismo, voltando a receber os turistas com restrições e orientações sanitárias. 
No dia 16 dezembro de 2020, o poder judiciário (2ª Vara da Comarca do município) ordenou o fechamento do comércio, determinou que os hotéis deixem de realizar novas hospedagens, vetou a realização de eventos privados que impliquem em aglomeração de pessoas e proibiu o acesso às praias pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 29 de junho entre a prefeitura com e a Defensoria Pública do Rio de Janeiro. No dia 18 de dezembro, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em uma decisão monocrática, derrubou a decisão dos seus colegas da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios. 
A TAC assinada em junho pelo poder executivo se comprometia a ampliar o atendimento nos hospitais com mais oferta de leitos de UTI caso houvesse aumento de pacientes que os necessitassem. O processo de abertura do município para o turismo estava condicionado aos números de leitos de UTI ocupados e à oferta. A prefeitura não cumpriu com a TAC e manteve a abertura para o turismo quando houve um aumento 3775% (três mil setecentos e setenta e cinco por cento) no número de novos casos desde outubro e o mesmo sistema público de saúde para ampará-las às UTI. A defensoria levou a juízo e foi decretado o estado da “fase vermelha”, que implica em fechamento do setor de turismo e, no caso dos meios de hospedagem, os hóspedes teriam 72 horas para deixá-los. Foi revogado o Decreto 1.533/2020 de 10 de dezembro de 2020 e restabelecendo o Decreto 1.366/2020 de 21 de março de 2020.
 
Como se pode observar no caso apresentado, as ações relacionadas à vida dos munícipes e dos turistas são mediadas por ações de políticas públicas. É possível identificar a presença do Estado e do governo na condução das políticas públicas (criação e execução destas políticas) e a influência no turismo. Aqui, especificamente, não estamos tratando de construção de políticas de turismo, mas da atuação das políticas públicas que afetam o turismo e como a ação do estado ocorre. Lembrando que há uma relação triangular entre Estado, políticas públicas e sociedade.
No caso de uma crise sanitária, o que acontece se não houver uma coordenação e cada um por si for tomar suas próprias atitudes? Numa sociedade desigual como a nossa, quem sobreviveria? A condução política é a luta nas relações sociais para manter a predominância de um grupo (dominantes e dominados segundo Marx). Numa sociedade democrática, a luta nas relações entre ambos (dominantes e dominados) é resultado no direcionamento e no cumprimento dos atos coletivos representativos pelos poderes instituídos nas três instâncias: Executivo, Legislativo e Judiciário. É por meio da política que se conquista, mantem e exerce o poder de governo (MAQUIAVEL, 2006) e a orientação ou a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público (políticas públicas). 
Bobbio (2003, p. 122) apresenta o Estado como o sujeito e se refere na esfera política como o que ordena ou proíba alguma coisa com efeitos vinculados para todos os membros de um determinado grupo social, o exercício de um domínio exclusivo sobre determinado território, o legislar através de normas válidas ergas omnes, o tirar e transferir recursos de um setor da sociedade para outro. 
A política pública para Azevedo (apud FREITAS, 2008) “é tudo o que um governo faz e deixa de fazer, com todos os impactos de suas ações e de suas omissões”. Nessa visão, ela é, na verdade, a concretização das ideologias do Estado na sociedade, no território e no tempo. E é a partir do deciframento dessas ideologias que se pode verificar a real intenção do Estado e dos grupos que dele fazem parte. Tanto pelo que fez e pelo que não fez, a omissão também é uma ação política. 
Entre as políticas públicas pode ocorrer uma divisão em suas funções: redistributiva, distributiva e regulatória. A implementação das políticas se dá pelo poder executivo, a aprovação da política pelo poder legislativo e a verificação da sua execução e cumprimento pelo poder judiciário. Em sociedades democráticas, há governanças do setor civil que também compõem organismo que auxiliam nas ações. No caso da pandemia de Covid-19, foram criados os Comitê, Comissões ou outras formas de organismos que analisaram, orientaram, monitoraram e ajudaram nas tomadas de decisões. Assim, podemos entender que para que o Estado funcione ele tem que atuar como uma instância de articulação, pois sempre atuará em um jogo de forças.
No caso de Armação dos Búzios quais eram os jogos de forças presentes no exemplo da TAC estudada? Como relacionar as políticas públicas, neste caso, com a cidadania? Quais seriam os direitos e os deveres que se estabelecem nesta situação para os cidadãos e para os poderes públicos? 
Resposta: Percebe-se que o poder federal é diferente do poder executivo, ou seja, o governo não priorizou a mesma situação do município. O foco atual do governo é nas contas financeiras, pois no longo prazo, com a formulação de políticas públicas e a implementação de medidas, o governo passará por uma crise econômica por conta da insuficiência de receita com o bloqueio. O município priorizou a saúde e a não proliferação do vírus. Durante a pandemia, outras políticas públicas foram adotadas em termos de cidadania, uso de máscaras em todos os lugares, distanciamento social para controlar a propagação do vírus, legislação e gestão de fechamentos. O horário de abertura e fechamento de instituições não comerciais e outras instituições. Dessa forma, graças à participação de todos os órgãos, o judiciário, o legislativo e o administrativo têm formulado planos e métodos de combate ao vírus e à crise econômica. Políticas públicas são um conjunto de planos, ações e decisões do governo, ou seja, correspondem aos direitos conferidospela Constituição. Portanto, o objetivo da criação de assistência emergencial é não permitir que pessoas que estão desempregadas principalmente devido a ordens de fechamento e bloqueio morram de fome.
Referências: 
AGÊNCIA BRASIL. TJRJ derruba decisão que impôs restrições em Búzios devido À covid-19. https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2020-12/tjrj-derruba-decisao-que-impos-restricoes-em-buzios-devido-covid-19. Acesso em: 1 mar. 2021.
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (Município). Decreto nº 1.358/2020 de 16 de março de 2020. Disponível em: https://buzios.aexecutivo.com.br/arquivos/712/Decretos_1358_2020_0000001.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (Município). Decreto 1.533/2020, de 10 de dezembro de 2020. Disponível em: https://buzios.aexecutivo.com.br/arquivos/993/Decretos_1583_2021_0000001.pdf. Acesso em: 1 mar. 2021.
ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (Município). Prefeitura de Búzios cumpre TAC na íntegra e Justiça suspende liminar que promovia o fechamento da cidade. Disponível em: https://buzios.rj.gov.br/prefeitura-de-buzios-cumpre-tac-na-integra-e-justica-suspende-liminar-que-promovia-o-fechamento-da-cidade/. Acesso em: 1 mar. 2021.
RIO DE JANEIRO (Estado). Poder Judiciário. Processo: 0000838-97.2020.8.19.0078. Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/juiz-ordena-fechamento-praias-hoteis.pdf.Acesso em: 1 mar. 2021.
Ver as aulas 1, 2 e 3. 
Rua Visconde de Niterói, 1364 – Mangueira - Rio de Janeiro / RJ – CEP: 20943-001
Tel: (21) 2334-1564 Fax: (021) 2334-1569
http://www.cederj.edu.br e-mail: cederj@cederj.rj.gov.br

Outros materiais