Buscar

Bioquimica provas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bioquimica prova 1
Bioquimica prova 2
	
	 
		
Bioquimica prova 3
	
	
	
		1.
		As proteínas podem ser classificadas quanto à sua ¿conformação¿, podendo ser do tipo globular que, em geral, apresentam grupos hidrofóbicos abrigados no interior da molécula. De acordo com o contexto e com esse tipo de proteína, analise.
I. Hemoglobina.     II. Enzimas.     III. Queratina.     IV. Colágeno.
Enquadra(m)-se nesse tipo de proteína a(s) alternativa(s)
	
	
	
	Somente a II
	
	
	I e III
	
	
	III e IV
	
	
	I e II
	
	
	I, II, III e IV
	
Explicação:
São proteínas globulares a hemoglobina e enzimas. O colágeno e a queratina são proteínas fibrosas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		As proteínas são moléculas formadas por vários aminoácidos unidos entre si. As ligações existentes entre os aminoácidos são chamadas de:
 
	
	
	
	ligações peptídicas
 
	
	
	Ligações de hidrogênio.
 
	
	
	ligações iônicas.
 
	
	
	ligações metálicas.
	
	
	ligações covalentes.
	
Explicação:
As ligações das proteínas sao chamadas de ligações peptidicas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia atentamente ao texto a seguir e assinale a alternativa incorreta:
A hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, pelos glóbulos vermelhos. Ela é o componente mais abundante destas células, responsável por sua tonalidade avermelhada. Qualquer redução da hemoglobina implica em uma perda da capacidade de transporte de oxigênio aos tecidos. Quando a quantidade de hemoglobina em um indivíduo cai abaixo dos valores que consideramos normais, temos o que chamamos de anemia. Uma das causas mais importantes de anemia são alterações nos genes que regulam a produção da hemoglobina.
As hemoglobinopatias constituem um grupo de doenças de origem genética, em que mutações nos genes que codificam a hemoglobina levam a alterações nesta produção. Estas alterações podem ser divididas em estruturais ou de produção. As alterações estruturais são aquelas em que a hemoglobina produzida não funciona da forma adequada, o que leva a redução na vida útil dos glóbulos vermelhos e a outras complicações (ex. anemia falciforme). As alterações de produção são aquelas que resultam em uma diminuição na taxa de produção da hemoglobina, o que leva a graus variados de anemia (ex. talassemia).
(Fonte: Adaptado de HEMOGLOBINOPATIAS, disponível em <https://www.hemocentro.unicamp.br/doencas-de-sangue/hemoglobinopatias/>, acesso em 21/09/2020.
	
	
	
	Normalmente, em meio aquoso, as proteínas como a hemoglobina apresentam aminoácidos apolares no interior de sua estrutura, e aminoácidos polares na superfície da estrutura.
	
	
	Proteínas como a hemoglobina possuem estrutura esférica ou globular e podem ser chamadas proteínas conjugadas, pois apresentam um ou mais grupos prostéticos.
	
	
	A hemoglobina ou proteínas globulares apresentam mais de um tipo de estrutura secundária associados (alfa-hélice e beta-folha).
	
	
	As hemoglobinopatias citadas no texto (anemia falciforme e talassemia) se dão por uma alteração na sequência de aminoácidos que compõem a estrutura secundária da hemoglobina.
	
	
	A alteração dos tipos e sequenciamento dos aminoácidos que formam as proteínas ocasionam a perda de função destas biomoléculas.
	
Explicação:
Apenas a anemia falciforme se dá pela alteração da sequência de aminoácidos da hemoglobina que representa a estrutura primária da proteína em questão.
 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Quando fritamos um ovo notamos alterações na cor e textura. Essa alteração é devida a desnaturação das proteínas. Em relação a esse processo é incorreto afirmar:
 
	
	
	
	algumas proteínas quando desnaturadas se tornam insolúveis.
	
	
	os solventes orgânicos atuam primariamente rompendo as ligações hidrofóbicas que mantém estável o núcleo das proteínas globulares.
	
	
	há perda da estrutura tridimensional da proteína, que invariavelmente leva a perda da função, geralmente alterando as estruturas secundária, terciária e quaternária da proteína.
	
	
	a sequência de aminoácidos da estrutura primária é mantida.
	
	
	é um processo sempre irreversível.
	
Explicação:
muitas vezes o processo de desnaturação é revertido, principalmente no organismo, onde é realizado com a ajuda das chaperoninas.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Desnaturação é a alteração ou destruição da estrutura tridimensional das proteínas. A respeito desse processo é correto afirmar:
	
	
	
	Dentre os fatores que podem levar ao processo de desnaturação protéica in vivo é possível destacar ação de solventes orgânicos, agentes químicos oxidantes e redutores e agitação intensa
	
	
	São quebradas as interações fracas que mantém as estruturas primárias, secundária, terciária e quaternária.
	
	
	Como consequências da desnaturação observamos a diminuição da solubilidade em água, alterações na viscosidade e coeficiente de sedimentação e, o mais importante, a permanência da atividade biológica.
	
	
	No organismo humano existe um fator que contribui para a desnaturação que é a temperatura
	
	
	A proteína não pode se renaturar e voltar à conformação nativa
	
Explicação:
A única alternativa totalmente correta é a E. Na alternativa A a estrutura primária é mantida. Na B não ocorre a permanência da atividade biológica. Na C existem 2 fatores, pH e temperatura, e na D em algumas situações é possível a renaturação da proteína
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os anticorpos são moléculas de glicoproteínas com a função de reconhecer, neutralizar e marcar antígenos para que eles sejam eliminados ou fagocitados pelos macrófagos. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B e têm a capacidade de se combinar especificamente com substâncias estranhas ao corpo, inativando-as. O anticorpo é constituído por quatro cadeias polipeptídicas, possuindo dois sítios de ligação para o antígeno e é formado de duas cadeias leves e duas cadeias pesadas proteicas unidas por pontes dissulfeto. Com base nas informações do texto e seus conhecimentos de bioquímica quais estruturas estão presentes nessas proteínas quando estão ativas no organismo?
I - possuem estrutura primária
II - possuem estrutura secundária
III - possuem estrutura terciária
IV - possuem estrutura quaternária
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas as assertivas II e III estão corretas
	
	
	Apenas a assertiva I está correta
	
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas
	
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas
	
Explicação:
Todas as assertivas estão corretas, pois os anticorpos possuem quatro cadeias polipeptídicas, portanto quando estão funcionais possuem estrutura primária, secundária, terciária e quaternária.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Na estrutura secundária e terciária das proteínas há um dobramento da molécula. Quando a proteína é globular a conformação dela é na forma de barril e a disposição dos aminoácidos na estrutura tridimensional vai depender do meio em que ela se encontra. Os seguintes aminoácidos leucina, isoleucina e prolina são classificados como apolares. Com base nessa informação assinale a opção verdadeira.
	
	
	
	Em uma proteína globular sanguínea devem estar localizados na superfície dela, em contato com a água.
	
	
	Por serem apolares são considerados hidrofílicos.
	
	
	Em uma proteína globular presente na membrana plasmática devem estar situados no meio da bicamada em contato lipídeos.
	
	
	Por serem apolares podem se ligar entre si por ligações de hidrogênio.
	
	
	São capazes de interagir com a água.
	
Explicação:
Por serem apolares, são aminoácidos hidrofóbicos, se mantêm longe da água, ficando em contato com estruturas apolares como os lipídios da bicamada fosfolipídica.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As proteínas formam uma classe grande e diversa de biomoléculas, motivos pelos quais exercem um papel de destaque em praticamente todas as diferentes funções em nosso organismo. Analise as
afirmações a seguir e verifique se são corretas:
i.    As proteínas, polipeptídios ou polímeros de aminoácidos, são sinônimos de biomoléculas formadas por inúmeras ligações peptídicas (terminação carboxílica de um aminoácido com a terminação amina do mesmo aminoácido).
ii.    Proteínas conjugadas e proteínas simples constituem um dos grupos de classificação dessas biomoléculas, sendo a segunda delas constituídas de aminoácidos e grupo prostético.
iii.    As proteínas apresentam quatro tipos de estrutura de organização, que determinam a sequência de aminoácidos da cadeia proteica, sua conformação espacial, tridimensional e sua função no organismo.
iv.    Proteínas podem se arranjar nas formas globular e fibrosa, originando estruturas associadas a funções de regulação e suporte, respectivamente.
São corretas, apenas as afirmações:
	
	
	
	I e II
	
	
	II e IV
	
	
	I, II e IV
	
	
	I, III e IV
	
	
	III e IV
	
Explicação:
Apenas as alternativas III e IV são corretas, pois as ligações peptídicas se dão sempre pela terminação carboxílica de um aminoácido com a terminação amina de um aminoácido subsequente, e as proteínas conjugadas/complexas são as que apresentam grupos prostéticos ligados à cadeia de aminoácidos.
Bioquimica prova 4
	
	 
		
	
		1.
		Vários medicamentos atuam como inibidores enzimáticos. A lovastatina é um deles. Ela se liga de forma não covalente no sítio ativo da enzima 3-hidroxi 3- metilglutaril-coenzimaA (HMG-CoA) redutase, que é a responsável pela etapa inicial da síntese de colesterol. Por isso, é considerado um agente redutor do colesterol no organismo. Essas características evidenciam que a lovastatina é um inibidor enzimático do tipo:
	
	
	
	alostérico reversível
	
	
	competitivo irreversível 
	
	
	competitivo reversível
	
	
	misto
	
	
	alostérico irreversível
	
Explicação:
Como o medicamento se liga de forma não covalente, é uma ligação reversível. Como se liga no sítio ativo, se trata de um inibidor competitivo. Como uma vez ligado a reação não ocorre, ele é um inibidor.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Substâncias que diminuem a velocidade de uma reação enzimática ou a interrompem e possuem um papel regulador importante nas vias metabólicas são conhecidas como:
	
	
	
	Apoenzimas
	
	
	Holoenzimas
	
	
	Catalizadores
	
	
	Inibidores enzimáticos
	
	
	Cofatores enzimáticos
	
Explicação:
Um inibidor é uma substância que diminui a velocidade de uma reação ou a interrompe. Os inibidores possuem um papel regulador importante nas vias metabólicas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A febre alta (acima de 40ºC) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desta disfunção é o fato da temperatura alta alterar enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas proteínas?
	
	
	
	Induzindo a modificação da sequencia de aminoácidos das enzimas.
	
	
	Induzindo a exocitose das enzimas.
	
	
	Induzindo a desnaturação das enzimas.
	
	
	Induzindo a autodigestão das enzimas.
	
	
	Quebrando as ligações covalentes emtre os aminoácidos.
	
Explicação:
Uma elevação na temperatura reacional aumenta a velocidade de reação, porém se essa reação envolve uma enzima, a elevação da temperatura vai favorecer a reação enzimática desde que não interfira na conformação nativa da proteína. Assim, se aumentarmos muito a temperatura do meio, a enzima se desnatura, perdendo sua conformação e, portanto, sua função.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O metal pesado Hg++ (mercúrio) reage com grupos químicos não localizados no centro ativo das enzimas do nosso organismo através de ligação não covalente. Ainda assim, na presença deste metal a enzima não consegue converter o substrato específico dela em um produto, a menos que o metal se desligue da enzima.  Sendo assim, bioquimicamente o metal Hg++ é:
	
	
	
	um efetuador alostérico positivo
	
	
	um inibidor competitivo irreversível
	
	
	um inibidor alostérico reversível
	
	
	um ativador irreversível
	
	
	um inibidor competitivo reversível
	
Explicação:
Como o magnésio se liga em um sítio diferente do sítio ativo, se trata de um sítio alostérico. Como uma vez ligado a reação não ocorre, ele é um inibidor. Como afirma que ele se desliga da enzima, e a ligação é não covalente, é um inibidor alostérico reversível.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		As enzimas são conhecidas como catalisadores biológicos, ou seja, possuem a capacidade de aumentar a velocidade de reação das substâncias reagentes na formação de seus respectivos produtos, mas que podem ser influenciados por fatores que podem alterar a atividade dessas substâncias. Com relação a esses fatores assinale a alternativa incorreta.
	
	
	
	O pH ótimo para a maioria das enzimas fica entre 6 e 8, embora tenha exceções
	
	
	Temperaturas elevadas podem inativar a atividade enzimática
	
	
	A atividade enzimática pode sofrer influência da temperatura podendo causar a aceleração da atividade enzimática
	
	
	A concentração da enzima pode influenciar na reação
	
	
	A variação do pH não influencia na atividade enzimática
	
Explicação:
A variação do pH não influencia na atividade enzimática
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A urina humana é constituída de 2% a 5% em ureia. Essa é a forma utilizada pelo metabolismo do organismo para eliminar os resíduos nitrogenados indesejáveis produzidos a partir das proteínas. A urease é uma enzima que, em meio aquoso, catalisa a hidrólise da ureia em amônia e dióxido de carbono (Figura). 
 
Figura: Reação de decomposição da ureia pela ação da enzima urease.
Algumas enzimas requerem um componente não proteico para sua atividade denominado cofator. O cofator enzimático da urease é o íon metálico Ni2+, portanto, a presença de íons de níquel ativa o sítio da urease e é essencial tanto para a atividade funcional como para a integridade estrutural dessa enzima.
(Fonte: Catalisando a Hidrólise da Uréia em Urina - Química Nova na Escola N° 28, MAIO 2008, disponível em , acesso em 22/09/2020).
Assinale a alternativa incorreta a respeito das enzimas e da atividade enzimática:
	
	
	
	A estrutura e a forma do sítio ativo das enzimas são decorrentes de sua estrutura tridimensional e podem ser afetadas por quaisquer agentes capazes de provocar mudanças conformacionais na estrutura proteica.
	
	
	Geralmente, as enzimas são ativas em uma estreita faixa de pH e, na maioria dos casos, há um pH ótimo definido.
	
	
	A atividade enzimática dependente do meio em que ela se encontra, e sofre influência direta, principalmente de alterações do pH e da temperatura do meio reacional.
	
	
	As enzimas são consideradas catalisadores biológicos, pois aumentam a energia de ativação na transformação dos reagentes em produtos.
	
	
	Enzimas são catalisadores biológicos pois aumentam a velocidade de reações químicas em que estão envolvidas, diminuindo a energia de ativação do processo.
	
Explicação:
A alternativa A é errada, pois as enzimas diminuem a energia de ativação nos processos catalíticos, por isso aumentam a velocidade das reações de transformação dos reagentes em produtos.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As enzimas são conhecidas como catalisadores biológicos. Elas possuem a capacidade de aumentar a velocidade de reação das substâncias reagentes na formação de seus respectivos produtos. Sobre as enzimas é correto afirmar:
	
	
	
	O centro ativo da enzima é constituído por aminoácidos que estão próximos, por causa da estrutura primária
	
	
	São altamente específicas reconhecendo apenas substratos específicos e não são consumidas durante a reação
	
	
	Para que uma reação enzimática ocorra, é necessário que apenas a enzima esteja presente no meio aquoso onde a reação irá se processor
	
	
	Reações enzimáticas apresentam energias de ativação maiores do que as reações não enzimáticas
	
	
	A atividade catalítica da enzima independe de sua estrutura tridimensional
	
Explicação:
Apenas a alternativa A está correta. Na
alternativa B o centro ativo da enzima é constituído por aminoácidos que estão próximos, por causa da estrutura terciária. Na D é necessário que enzima e substrato componham o meio reacional e na E as reações enzimáticas apresentam energias de ativação menores do que as reações não enzimáticas.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As enzimas são proteínas com função de catalisar reações químicas, elas reconhecem seus substratos através da:
	
	
	
	temperatura do meio
	
	
	forma tridimensional das moléculas
	
	
	energia de ativação
	
	
	reversibilidade da reação
	
	
	composição do meio
	
Explicação:
As enzimas possuem estruturas altamente específicas, ou seja, reconhecem apenas substratos (também chamados de reagentes) específicos e não são consumidas durante a reação. Isso significa que são liberadas inalteradas para o meio de forma que podem participar de nova reação. E a sua atividade catalítica vai depender de sua estrutura tridimensional, ou seja, de sua conformação nativa.
Bioquimica prova 5
		1.
		O metabolismo consiste em vários processos físicos e de reações que ocorrem num sistema vivo e que resulta na montagem ou quebra de moléculas complexas. Com relação ao metabolismo assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Como reação anabólica podemos citar as sínteses proteicas a partir dos aminoácidos para a construção de macromoléculas ocorrendo uma reação de consumo de energia conhecida como reação endergônica.
	
	
	Reações de quebra ou de degradação, em que moléculas maiores e mais complexas são transformadas em moléculas simples são chamadas de reações anabólicas.
	
	
	Nas reações catabólicas ocorrem liberação de energia para o meio conhecida como reação endergônica.
	
	
	O processo de construção no qual acontece a sintetização das moléculas, o que resulta na formação de moléculas mais complexas a partir de outras mais simples são chamadas de catabolismo.
	
	
	O processo que construção de moléculas complexas a partir de moléculas simples, consumindo energia para isso são chamadas de reações catabólicas.
	
Explicação:
Como reação anabólica podemos citar as sínteses proteicas a partir dos aminoácidos para a construção de macromoléculas ocorrendo uma reação de consumo de energia conhecida como reação endergônica.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O organismo humano é extremamente complexo e formado por inúmeros sistemas interligados. Para compreender como nossas células se comunicam entre si e com o meio biológico, estudamos o metabolismo humano. Encontre a alternativa incorreta, sobre o metabolismo e suas vias metabólicas.
	
	
	
	O metabolismo celular caracteriza-se por ser um conjunto de reações que ocorrem no âmbito celular com o objetivo de sintetizar as biomoléculas ou degradá-las para produzir energia.
	
	
	É dado o nome de catabolismo ao processo de degradação de biomoléculas, produzindo energia na forma de ATP.
	
	
	As reações do anabolismo e do catabolismo são opostas, mas ocorrem de maneira articulada, permitindo a maximização da energia disponível.
	
	
	A via anabólica ocorre a partir de moléculas precursoras simples e pequenas, enquanto a via catabólica degrada moléculas maiores em produtos mais simples com a liberação de energia.
	
	
	O processo de síntese de biomoléculas é conhecido como anabolismo e caracteriza-se por ser exergônicos e oxidativos.
	
Explicação:
	Gabarito
	Alternativa correta: B
	Justificativa: O processo de anabolismo é endergônico e redutivo, pois necessita de fornecimento de energia.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As reações de síntese de biomoléculas, mais especificamente, que transformam moléculas precursoras pequenas em moléculas maiores e mais complexam compõem o:
	
	
	
	Processos de digestão
	
	
	Anabolismo.
	
	
	Catabolismo.
	
	
	Absorção
	
	
	Vias de degradação
	
Explicação:
O anabolismo faz referência às reações de síntese de biomoléculas. Essas rotas transformam moléculas precursoras pequenas em moléculas maiores e mais complexas.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		(COPEVE-UFAL 2014) Os receptores celulares são moléculas proteicas que ficam no interior ou na superfície das células, possuindo a função de interagir com mensageiros químicos, iniciando assim, respostas celulares. Dados os itens sobre receptores celulares,
I. Os receptores acoplados à proteína G localizam-se na membrana celular e respondem em questão de horas.
II. Em receptores acoplados a proteína G, também chamados de receptores metabotrópicos, a transdução de sinal ocorre pela ativação de proteínas G específicas que modulam a atividade enzimática ou a função de um canal iônico.
III. Receptores ligados a canais iônicos, sendo um exemplo o receptor nicotínico da acetilcolina, localizam-se na membrana celular e sua resposta ocorre em milissegundos.
IV. Nos receptores ligados a canais iônicos, também chamados de receptores ionotrópicos, a estimulação por agonista abre o canal iônico e permite a passagem de cátions.
V. Os receptores que regulam a transcrição gênica são denominados receptores nucleares, apesar de alguns estarem localizados no citoplasma, migram para o núcleo após a união com o ligante.
verifica-se que estão corretos:
	
	
	
	I, II, III, IV e V.
	
	
	II e IV, apenas.
	
	
	I e V, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II, III, IV e V, apenas.
	
Explicação:
A assertiva I está errada, porque os receptores acoplados a proteínas G interagem na ordem de segundos e, não horas.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Em relação ao metabolismo, quando nos referimos ao anabolismo significa que estamos fazendo referência a que tipos de reações? Assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	
	reações de síntese e degradação de biomoléculas
	
	
	reações de síntese de biomoléculas
	
	
	reações que resultam em produção de energia
	
	
	ausência de reações
	
	
	reações de degradação de biomoléculas
	
Explicação:
Anabolismo são reações que levam à síntese de compostos, há gasto de energia.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A respeito do catabolismo, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Um exemplo de catabolismo é a síntese de proteínas.
	
	
	O catabolismo ocorre sempre que o organismo não necessita de energia.
	
	
	No catabolismo ocorre a liberação de ATP.
	
	
	No catabolismo, a síntese de biomoléculas leva à produção de grande quantidade de ATP.
	
	
	No catabolismo ocorrem a degradação e a síntese de biomoléculas.
	
Explicação:
No catabolismo há degradação de biomoléculas com liberação de ATP, ocorre quando há necessidade de energia.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com relação ao metabolismo humano, assinale a alternativa verdadeira:
	
	
	
	Todas as reações químicas que envolvem a degradação de substâncias.
	
	
	Conjunto de todas as reações químicas que utilizam energia.
	
	
	Todas as reações químicas que envolvem a síntese de substâncias.
	
	
	Conjunto de todas as reações químicas que produzem energia.
	
	
	Conjunto de todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo
	
Explicação:
A definição de metabolismo é o conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no organismo envolve as reações anabólicas e catabólicas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando