Buscar

Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista 
Prof. Eduardo Tanaka
Se você quiser fixar e entender melhor esta matéria, com tudo mastigadinho e explicado, assista à videoaula 9 (Direito Administrativo – Aula 09 (Direito Administrativo: Empresa Pública e Sociedade de Economia Mista) em meu canal do Youtube – Prof. Eduardo Tanaka – ou acesse através do link: https://youtu.be/hAH-X48JNWk
No quadro abaixo é possível destacar as principais diferenças entres as Empresas Públicas e SEM que realizam atividades econômicas das que são prestadoras de serviço público.
Lembrando que estas Estatais serão sempre de Direito Privado, o que pode se sujeitar ao regime de Direito público são as atividades da Empresa Pública ou SEM prestadoras de serviço público. Digamos que embora sejam de Direito Privado, elas obedecem a algumas regras do direito público, sendo caracterizadas por um regime híbrido (misto), ou seja, existe uma flexibilização entre as regras do Direito Público com as do Direito Privado, para se garantir o cumprimento do princípio da continuidade dos serviços públicos. Observe o quadro: 
Atividades econômicas em sentido estrito - (livre concorrência - permissão legal) 
O Art.173 da Constituição Federal traz as situações em que o Estado poderá explorar uma atividade econômica, como no caso de Imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse público, ou seja, somente em casos excepcionais. Daí é possível extrair a informação de que a União não é livre para explorar atividade econômica quando quiser, mas sim nos casos estabelecidos pela Constituição. Veja o que diz o art. 173:
CF. Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, a exploração direta de atividade econômica pelo Estado só será permitida quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.
        § 1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, dispondo sobre (...).
Temos também a possibilidade de o Estado realizar atividade econômica no regime de monopólio, ou seja, somente ele será o executor das atividades delegadas a ele pela Constituição, porém ela abre a exceção de que nos casos previstos no inciso I a IV do artigo 177, a União poderá contratar com empresas privadas ou estatais a execução dessas tarefas. Somente no caso do inciso V ( a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios e minerais nucleares e seus derivados, com exceção dos radioisótopos cuja produção, comercialização e utilização) será feita exclusivamente pela União (regime de monopólio - previsão constitucional) Essa modalidade de atuação estatal é chamada de absorção, já que o estado absorveu uma parte do mercado, retirando dos particulares a possibilidade de atuar em regime de concorrência, não havendo que se falar em área privada. (PETROBRAS)
Art. 177. Constituem monopólio da União:
        I - a pesquisa e a lavra das jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos;
        II - a refinação do petróleo nacional ou estrangeiro;
        III - a importação e exportação dos produtos e derivados básicos resultantes das atividades previstas nos incisos anteriores;
        IV - o transporte marítimo do petróleo bruto de origem nacional ou de derivados básicos de petróleo produzidos no País, bem assim o transporte, por meio de conduto, de petróleo bruto, seus derivados e gás natural de qualquer origem;
        V - a pesquisa, a lavra, o enriquecimento, o reprocessamento, a industrialização e o comércio de minérios e minerais nucleares e seus derivados, com exceção dos radioisótopos cuja produção, comercialização e utilização poderão ser autorizadas sob regime de permissão, conforme as alíneas b e c do inciso XXIII do caput do art. 21 desta Constituição Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 49, de 2006)
        § 1º A União poderá contratar com empresas estatais ou privadas a realização das atividades previstas nos incisos I a IV deste artigo observadas as condições estabelecidas em lei.
Serviços públicos (esse tema está tratado nas videoaulas 121 a 139)
A respeito dos serviços públicos, podemos dizer que o Estado busca tão somente alcançar o interesse público e ainda suprir as necessidades básicas da sociedade. 
O Estado pode prestar esses serviços ou pode passar a execução para uma empresa privada, através do regime de concessão ou permissão, ou seja, é uma delegação que o Estado dá a uma empresa privada para a prestação de alguns serviços públicos. Essa delegação ou concessão será feita sempre através de licitação. Veja o que a Constituição Federal nos traz sobre este assunto:
Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. 
Parágrafo único. A lei disporá sobre:
        I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;
        II - os direitos dos usuários;
        III - política tarifária; 
        IV - a obrigação de manter serviço adequado.
A respeito dos serviços que podem ser delegados aos particulares mediante contratos de concessão ou permissão de serviços públicos, podemos destacar serviços como: os de telefonia, transportes coletivos, energia elétrica entre outros. 
O Artigo 21 da Constituição Federal traz claramente as atividades que poderão ser delegadas sob o regime de autorização, concessão ou permissão, observe:
 XI - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações, nos termos da lei, que disporá sobre a organização dos serviços, a criação de um órgão regulador e outros aspectos institucionais;
     XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:
        a) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 8, de 15/08/95:)
        b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos; 
        c) a navegação aérea, aeroespacial e a infraestrutura aeroportuária;
        d) os serviços de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estado ou Território;
        e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;
        f) os portos marítimos, fluviais e lacustres;
 Questões
(FCC - TRT-MG - 2015 - Técnico Judiciário) O Ministério Público ingressou com ação contra diversas empresas, dentre elas, uma empresa pública municipal prestadora de atividade econômica, pleiteando reparação por suposto dano gerado ao patrimônio público. No que concerne ao prazo para defesa da empresa pública, bem como ao tema da penhora de bens, vigora o prazo:
Parte superior do formulário
a) em quádruplo e a impenhorabilidade dos bens. 
b) em dobro e a impenhorabilidade dos bens. 
c) em quádruplo e admitida a penhora dos bens. 
d) simples e a impenhorabilidade dos bens.
e) simples e admitida a penhora dos bens. 
Gabarito: E
(CESPE - TJ-DFT - 2015 - Analista Judiciário) A respeito das sociedades de economia mista, da convalidação de atos administrativos, da concessão de serviços públicos e da desapropriação, julgue o item a seguir.
A criação, pela União, de sociedade de economia mista depende de autorização legislativa. Autorizada, a sociedade deverá assumir a forma de sociedade anônima, e a maioria de suas ações com direito a voto pertencerão à União ou a entidade da administração indireta.
Gabarito: C

Outros materiais