Buscar

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

Prévia do material em texto

BURGER KING
A segunda maior rede de Fast Food do mundo, passava por uma crise e precisava de estratégias objetivas e que surtissem resultados. Sendo assim Bernardo Hees foi designado para essa tarefa. 
Sua primeira estratégia consistia em conferir o trabalho mais de perto e colocar a “Mão na massa” essa atitude foi espalhada para os demais executivos. Além de melhorar a comunicação efetiva entre eles, quebrando as diversas salas que tinham no andar dos grandes chefes.
Além dessas atitudes, eles também implantaram o “orçamento base zero” que tinha como base diminuir efetivamente gastos desnecessários. Depois de grandes cortes a rede de lojas começou uma nova etapa chamada “Game changer” que consistia na remodelagem das lojas, além disso também pretendiam ampliar sua rede de franquias e com o seu rendimento crescente o BK se aliou a outra empresa de capital aberto com o objetivo de retornar ao mercado de ações.
HABBIB’S
 O Habbib’s possui uma estratégia de crise bem peculiar, chamada UTIH ou Unidade de Terapia Intensiva do Habib´s essa foi a maneira que a empresa encontrou de reparar erros em unidades que passavam por grandes problemas de rentabilidade.
Essa estratégia consistia em monitorar semanalmente o desempenho das lojas por meio de três departamentos: controle de qualidade, auditoria e controles e estatísticas. Nessa avaliação, os executivos identificam quais têm problemas. Se o motivo é, por exemplo, a baixa venda de sobremesas e bebidas—os produtos mais caros e também mais lucrativos do cardápio--, cabe ao departamento de controles e estatísticas definir medidas para impulsionar a venda desses itens.
TRAMONTINA
A Tramontina vivia um grande dilema na venda dos seus produtos comparadas as vendas de produtos chineses nas grandes lojas brasileiras. Esse era um problema que consistia no preço de seus produtos que ao lado dos chineses ficavam bem mais caros. 
Sendo assim, uma boa estratégia foi colocada em prática logo após o presidente da companhia visitar uma grande feira de artigos de uso doméstico na China, essa visita fez com que Clovis Tramontina tivesse a ideia de desenvolver uma espécie de cesta básica, composta de 20 produtos que pudessem ser produzidos em grande escala -- pelo menos 100 000 unidades. A Tramontina tentaria reduzir o preço de cada um desses itens ao patamar asiático. E para que funcionasse ele teve que reunir toda cadeia produtiva, desde os lojistas até os fornecedores.
E obteve grande sucesso, um conjunto de panelas, por exemplo, teve redução de 33% no seu valor.
PODCAST – GESTÃO DO AMANHÃ
No livro Gestão do Amanhã discorrem sobre como gerenciar uma empresa na era da quarta revolução industrial em uma economia baseada em ruptura.
Alguns dos pontos de destaque são:
· Aprender a desaprender é fundamental para o novo gestor ou empreendedor;
· Erros e riscos são parte do processo de inovação, então se acostume;
· Faça do seu cliente seu melhor aliado;
· E acima de tudo, se atualize em áreas fora da zona de conforto: multidisciplinar é o caminho.
· Reveja seu passado para aplicar no presente.

Mais conteúdos dessa disciplina