Buscar

Atividade II METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PERGUNTA 1
1. 10 erros mais comuns nas festas escolares.
“Durante o ano, temos 11 feriados nacionais - na média de um a cada cinco semanas -, um monte de datas para lembrar pessoas (Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, do Índio) e fatos históricos (Descobrimento do Brasil, Proclamação da República). Sem contar os acontecimentos de importância regional. Nada contra eles. O problema é que muitas vezes a escola usa o precioso tempo das aulas para organizar comemorações relacionadas a essas efemérides. O aluno é levado a executar tarefas que raramente têm relação com o currículo. Muitos professores acreditam que estão ensinando alguma coisa sobre a questão indígena no Brasil só porque pedem que a turma venha de cocar no dia 19 de abril - o que, obviamente, não funciona do ponto de vista pedagógico. “
Fonte: PRIOLI, J. 10 erros mais comuns nas festas escolares. Nova Escola - Gestão. 01 jun. 2018. Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/789/10-erros-mais-comuns-nas-festas-escolares>. Acesso em: 13 ago. 2019.
 
Uma maneira adequada de se abordar a questão indígena nas festas escolares, evitando estereótipos culturais é:
	
	
	Enfatizar a diversidade dos povos indígenas, evitando estereótipos.
	
	
	Valorizar o indígena como amigo da natureza.
	
	
	Evitar a abordagem de problemas como a demarcação de terras indígenas.
	
	
	Promover a amizade entre os brancos e os povos indígenas.
	
	
	Fantasiar as crianças para chamar a atenção delas para o tema.
 
 
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. Texto I
Minecraft nas aulas de ciências
Já pensou em construir biomas virtuais com seus alunos utilizando um jogo? A grande vantagem é que, ao construir virtualmente, o aluno precisará compreender as características dos biomas e vai aprender durante o processo. O Minecraft é um jogo baseado em blocos e criatividade; por isso, permite que o professor o utilize de forma problematizada, para que os alunos aprendam por meio da construção e da colaboração com seus colegas. Algumas sugestões para usar o game nas aulas:
 
●       Construção de uma cidade sustentável;
●       Simulação de circuitos elétricos;
●       Modelos de células
 
Fonte: 3 formas de inovar nas aulas de ciências usando tecnologias digitais.Geekie. 15 mai. 2017. Disponível em: <https://www.geekie.com.br/blog/aulas-de-ciencias/>. Acesso em: 11 ago. 2019.
 
Texto II
Os blocos temáticos propostos para o ensino fundamental são:
I. Meio Ambiente: tem como principal objetivo neste bloco é tratar de assuntos que envolvem sociedade e meio ambiente.
II. Ser humano e Saúde: o principal objetivo neste bloco é o entendimento do corpo humano como uma unidade integrada ao meio ambiente.
III. Recursos Tecnológicos: aborda as transformações de recursos naturais em inovações tecnológicas que permitem o desenvolvimento das sociedades humanas, bem como suas implicações sociais e demais impactos causados.
 
Considerando-se os objetivos dos três blocos temáticos, o uso do Minecraft para a construção de uma cidade sustentável enquadra-se nos objetivos de qual(is) deles?
	
	
	Meio Ambiente.
	
	
	Ser humano e Saúde.
	
	
	Recursos Tecnológicos.
	
	
	Meio Ambiente e Recursos Tecnológicos.
	
	
	Abrange os objetivos dos 3 blocos.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. Importância das práticas e saberes da alimentação na educação infantil.
“Um dos maiores aprendizados decorrentes de uma aula de culinária para crianças é descobrir a origem dos alimentos. Saber que o leite não vem da caixinha e que legumes e verduras crescem na terra, sob sol e chuva, pode despertar a consciência ambiental das crianças, bem como valorizar mais a preferência por alimentos naturais. Pensando nisso, na quinta-feira (19) a turminha do mini-grupo um do Centro de Educação Infantil – CEI Jardim Climax, realizou uma incrível atividade de culinária. Acompanhados das Educadoras Claudiana e Rosineide as crianças do projeto preparam um delicioso bolo de cenoura “Voltar a ter contato com o ciclo de produção alimentícia é cada vez mais importante, já que a urbanização e os processos de industrialização desvincularam o homem da terra. Deixamos de ter contato com os ciclos biológicos, químicos e animais mais básicos, o que também nos distancia de uma alimentação mais saudável”, afirma a pedagoga.
 
Fonte: Importância das práticas e saberes da alimentação na educação infantil. Ipiranga News. 26 abr. 2018. Disponível em: <http://ipiranganews.inf.br/importancia-das-praticas-e-saberes-da-alimentacao-na-educacao-infantil/>. Acesso em 11 ago. 2019)
 
Considerando-se a prática descrita no texto e a prática do ensino de natureza e sociedade, a aula de culinária possibilita: 
	
	
	Promover a autonomia das crianças ensinando-as a cozinhar.
	
	
	Reaproximar as crianças da natureza, contato cada vez mais difícil devido à crescente urbanização.
	
	
	Preparar as crianças para que possam ajudar nas tarefas de casa.
	
	
	Alertar sobre os problemas causados pela urbanização que ocorre de forma rápida e desordenada.
	
	
	A prática não é adequada para crianças do ensino infantil, pois apresenta risco para crianças nesta faixa etária.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Deve-se entender, portanto, que, para as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, independentemente das diferentes condições físicas, sensoriais, mentais, linguísticas, étnico-raciais, socioeconômicas, de origem, religiosas, entre outras, no espaço escolar, as relações sociais e intersubjetivas requerem a atenção intensiva dos profissionais da educação, durante o tempo e o momento de desenvolvimento das atividades que lhes são peculiares: este é o tempo em que a curiosidade deve ser estimulada, a partir da brincadeira orientada pelos profissionais da educação.
 
Fonte: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em 09 ago. 2019.
 
Sobre as características do ensino na Educação Infantil, o trecho extraído das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCNs) afirma que:
	
	
	A atenção intensiva dos profissionais da educação depende das condições linguísticas e socioeconômicas dos alunos.
	
	
	A curiosidade e capacidade investigativa são típicas das crianças e devem ser estimuladas no ensino infantil.
	
	
	Brincadeiras não devem integrar as atividades propostas pelos profissionais de educação.
	
	
	Os educadores não devem interferir nas relações sociais e intersubjetivas que ocorram entre as crianças na faixa de 0 a 5 anos.
	
	
	Crianças de o a 5 anos são muito novas para aprenderem qualquer conceito e, por isso, se deve estimular apenas as brincadeiras.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Ensino de Ciências.
O ensino de Ciências nas séries iniciais pode se tornar mais prazeroso quando o professor interage com os alunos, propondo atividades investigativas. O professor pode despertar a curiosidade do aluno para uma situação-problema, em que ele será o responsável pelas respostas da situação, de forma que ele se sinta estimulado a procurar uma explicação científica para esclarecer determinado conceito ou fenômeno científico. (..) A interação do aluno com o professor durante as atividades investigativas é extremamente importante para o processo de ensino e aprendizagem, pois quando os professores procuram discutir as ideias do aluno, ele se sente mais atraído a resolver as questões propostas, além de desenvolver o seu poder de argumentação.
Fonte: LOUREDO, P. Ensino de Ciências.Brasil Escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/ensino-ciencias.htm>. Acesso em: 12 ago. 2019.
 
De acordo com texto, é correto afirmar sobre o papel do professor:
	
	
	A importância do professor na elaboração da dinâmica de busca de informações e confronto de ideias que constrói o conhecimento científico.
	
	
	A necessidade de o professor não mediar a busca por informação acerca de determinado problema.
	
	
	A importância do professor como limitador da discussão realizada pelos alunos acerca de determinado
problema.
	
	
	A importância do professor como detentor da resposta correta para os problemas apresentados aos alunos.
	
	
	A necessidade da ausência de interação entre aluno e professor para o processo de ensino e aprendizagem.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. Desenvolvimento infantil e desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento de uma criança pode e deve ser medido e acompanhado normalmente como uma das estratégias de prevenção de saúde, tanto na infância quanto na adolescência.  Podemos verificá-lo em vários eixos: motor, linguagem, social, afetivo, adaptativo e também cognitivo. A divergência entre eles ou atrasos observados em um ou mais destes eixos, devem chamar a atenção e direcionar a criança para medidas de intervenção precoce. (...) Assim, é muito importante que se propicie à criança a devida oportunidade de desenvolver todos os requisitos importantes para sua cognição, prevenindo fatores médicos e ambientais que venham a alterar a estrutura ou o funcionamento cerebral.  O desenvolvimento cognitivo depende do envolvimento de várias outras funções e a boa desenvoltura de outras funções que o alicerçam como a linguagem, a coordenação motora e suporte afetivo-emocional. Viver em um ambiente saudável tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo é muito importante. Disponibilizar materiais e espaços para fazer com que a criança se aproprie de estímulos que proporcionem avanços cognitivos, é primordial.  Observar como a criança reage e como ela vem adquirindo ou não habilidades ao ser estimulada, permite avaliar com vão suas competências e, ao mesmo tempo, se pode ter ou não algum transtorno que vem impedindo seu pleno desenvolvimento.
Fonte: Desenvolvimento Cognitivo Infantil: percepções, reações e competências.NeuroSaber. Disponível em: <https://neurosaber.com.br/desenvolvimento-cognitivo-infantil-percepcoes-reacoes-e-competencias/>. Acesso em: 13 ago. 2019.
 
Considerando-se o desenvolvimento cognitivo das crianças e as práticas de ensino de Ciências Naturais, pode-se afirmar:
	
	
	A preparação das atividades de ensino durante as etapas do Ensino Fundamental não estão atreladas às diferenças no desenvolvimento cognitivo dos alunos.
	
	
	O grande desenvolvimento da linguagem oral, descritiva e narrativa só ocorre a partir das séries do Ciclo II.
	
	
	Nas séries do Ciclo I, é adequado trabalhar com os alunos a construção de relatos de observações da natureza.
	
	
	A partir do Ciclo I já é possível trabalhar relações de causa e efeito e forma e função, por exemplo.
	
	
	Até cerca de oito anos, as crianças apresentam explicações fantasiosas para os fenômenos que presenciam e, por isso, não é possível trabalhar conceitos científicos.
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Descubra a direção do vento.
“Bastam tiras de tecido ou papel crepom para produzir uma biruta de vento (também chamado de cone de vento), que mostra a direção para onde o vento está soprando. Essa atividade pode ser inserida em um projeto sobre os estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso), os elementos da natureza (terra, água, vento) ou mesmo uma aula sobre meios de transporte, já que a biruta era usada na decolagem e aterrissagem de aviões, para indicar as melhores condições de voo. Deixe que as crianças apanhem um galho ou graveto no pátio da escola, ou usem palitos de picolé, como base para as birutas. Além de papel ou tecido, elas podem sugerir outros materiais: barbantes, penas, fitas coloridas, sacolas plásticas. Explore essa criatividade: mesmo no caso de elas escolherem materiais pesados demais, que não se movam com o vento, permita que elas mesmas façam essa descoberta, comparando-os com outros mais leves.”
Fonte: 4 atividades para explorar a natureza na Educação Infantil. Disponível em: < http://naescola.eduqa.me/atividades/4-atividades-para-explorar-a-natureza-na-educacao-infantil/>. Acesso em: 11 ago. 2019)
 
Considerando a prática de ensino em natureza e sociedade, é correto afirmar que a proposta de atividade relatada acima pode ser considerada adequada para o ensino infantil, pois:
	
	
	Promove a transmissão de teorias e termos técnicos da Física.
	
	
	Promove a interdisciplinaridade e o contato com explicações científicas, promovendo o pensamento crítico e criativo.
	
	
	Promove o acesso a diferentes fenômenos por meio da memorização de conceitos, o que gera resultados positivos.
	
	
	Promove o desenvolvimento de habilidades técnicas, que serão imprescindíveis nos anos seguintes de escolarização.
	
	
	A proposta de atividade descrita não pode ser considerada adequada.
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. O Show da Luna! estimula a curiosidade dos pequenos.
Para responder muitas perguntas, Luna formula hipóteses, testa cada uma e, não tendo uma resposta, investiga mais a fundo cada uma dessas causas. Mais do que o aprendizado dos temas de cada episódio, as crianças são apresentadas de forma divertida ao método científico. Esse contato com o método científico ajuda as crianças a aplicarem sua curiosidade natural aos seus processos de resolução de problemas. Ou seja, duas ferramentas fundamentais de seu desenvolvimento saudável são beneficiadas com uma única abordagem. Com o exemplo de Luna, os pequenos ainda são incentivados a ter autonomia para lidar com as tarefas e desafios do dia a dia. É um desenho repleto de coisas interessantes para os pequenos e, muito provavelmente, também para adultos curiosos.
Fonte: AMARAL, L. O Show da Luna! estimula a curiosidade dos pequenos. Blog da Leiturinha. 11 out. 2018. Disponível em: <https://leiturinha.com.br/blog/show-da-luna/>. Acesso em: 12 ago. 2019.
 
Sobre a utilização do desenho citado como ferramenta pedagógica, pode-se afirmar que:
	
	
	É uma ferramenta adequada, pois apresenta problemas cotidiano, gerando o interesse dos alunos.
	
	
	É inadequada, uma vez que trás elementos de fantasia misturados com a realidade, o que pode confundir as crianças.
	
	
	Não é uma boa ferramenta, pois apresenta os conhecimentos científicos de forma muito simplificada, o que pode levar a erros de interpretação.
	
	
	Por possuir apenas a finalidade de entreter não é adequado para uso com fins didáticos.
	
	
	Não é adequado por exibir conceitos complexos demais para o entendimento das crianças na faixa etária do ensino infantil.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Texto I
Fonte: http://www.mz.usp.br/wp-content/uploads/EDUCATIVO6.png, 2019.
 
Texto II
Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/suplementos/especial-cruzeirinho/criancas-descobrem-a-biblioteca-infantil-e-um-mundo-de-leitura/, 2019.
 
Visitas à museus e bibliotecas configuram uma das estratégias que podem ser utilizadas na abordagem dos assuntos pertinentes aos blocos temáticos. Sobre esta abordagem, é correto afirmar:
	
	
	Apresentam uma enorme quantidade de informações ao mesmo tempo, podendo dificultar a assimilação dos conteúdos pelas crianças.
	
	
	Configuram diferentes fontes de informação, porém, não estimulam uma reflexão crítica pelos alunos.
	
	
	Estimulam a busca de informações em variadas fontes, prática importante para o desenvolvimento do pensamento científico.
	
	
	Promovem o contato dos alunos com animais que eles dificilmente conheceriam pessoalmente.
	
	
	Permite aos alunos ampliar seus conhecimentos culturais devido ao contato com livros clássicos da literatura.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Determinados conteúdos pertinentes às áreas das Ciências Humanas e Naturais sempre estiveram presentes na composição dos currículos e programas de educação infantil. (...) Algumas práticas valorizam atividades com festas do calendário nacional: o Dia do Soldado, o Dia das Mães, o Dia do Índio, o Dia da Primavera, a Páscoa etc. Nessas ocasiões, as crianças são solicitadas a colorir desenhos mimeografados pelos professores, como coelhinhos, soldados, bandeirinhas, cocares etc., e são fantasiadas e enfeitadas com chapéus, faixas, espadas e pinturas.
Fonte: BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Vol. 3 - Conhecimento de Mundo. Ministério da Educação e do desporto. 1998. Disponível
em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2019)
 
Sobre a importância da contextualização neste tipo de atividade, é possível fazer as seguintes afirmações:
 
I. A contextualização é importante para evitar a difusão de estereótipos culturais.
II. Quando descontextualizadas pouco contribuem para a construção dos conhecimentos sobre a diversidade das realidades socioculturais.
III. Apesar de comuns nos programas de educação infantil, são completamente inadequadas.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	I, apenas.
	
	
	III, apenas.
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	Nenhuma das afirmações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando