Buscar

prova dissertativa economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Os vazamentos no fluxo circular da renda correspondem à parcela da renda das famílias que não se destinam diretamente ao consumo. Já as injeções no fluxo circular da renda são os mecanismos que compensam estes vazamentos. Se os vazamentos não forem corrigidos por suas respectivas injeções, a Demanda Agregada por bens e serviços será muito reduzida e as empresas não conseguirão vender tudo o que produziram. Com base neste contexto, disserte sobre os três tipos de vazamentos, explicando como estes vazamentos ocorrem na economia.
	Resposta Esperada:
Os três tipos de vazamentos são: Poupança, Impostos e Mercadorias importadas.
? Poupança: ocorre quando as pessoas não gastam o total ou parte de sua renda no consumo.
? Impostos: os impostos pagos são rendas das famílias que não são gastas no consumo e também não poupadas, pois são gastas com o pagamento de impostos.
? Mercadorias importadas: é toda a renda gasta em produtos importados, pois desestimula a produção nacional ao enviar parte do fluxo de rendas para o mercado externo.
	2.
	As ideias trazidas pela perspectiva da macroeconomia possuíram maior ênfase a partir da década de 1930 e procuraram discutir a intervenção do Estado nas relações econômicas, a fim de alcançar um pleno emprego para a crise em que viviam diversas economias do mundo. Desta forma, entre as diferentes formas dos Estados executarem suas políticas macroeconômicas, quatro objetivos são comuns: alto nível de emprego, estabilidade de preços, distribuição de renda e crescimento econômico. Disserte sobre esses objetivos.
	Resposta Esperada:
Alto nível de emprego: com este objetivo, o Estado busca levar o país para a condição de pleno emprego dos recursos. Esse conceito surgiu a partir da crise de 1929, com a quebra da bolsa de valores de Nova York. Com o nível de desemprego muito elevado, as pessoas deixam de possuir salário e consequentemente de consumir produtos, levando à redução da produção (recessão econômica).
Estabilidade de preços: com este objetivo, o Estado busca equilibrar o nível geral de preços (a inflação). Com os preços muito altos, as pessoas não têm acesso aos produtos, e a indústria não vende sua produção. Com os preços muito baixos, os lucros são muito reduzidos. Por isso, o Estado busca a estabilidade de preços.
Distribuição de renda: com este objetivo, o Estado busca equalizar a distribuição de renda. Esse também foi um objetivo que surgiu após a década de 1930 e perdura até hoje, pois não é interessante que uma minoria da população concentre a maior parte da renda produzida, tampouco é desejável que a maioria da população viva em estado de miséria.
Crescimento econômico: outro objetivo comum às políticas macroeconômicas é o crescimento econômico, ou seja, que o aumento da produção seja constante (que o PIB seja constante). Se não houver produção, a economia não se fortalece, e a renda per capita (a renda de cada cidadão) não sofre alteração positiva.

Continue navegando

Outros materiais