Buscar

6dba2e8d3551229b028f1bc96a21ae63451939216ea6ddb1896b34dc0edeec5c70afdb299eef50fd6a4234bfa3c27fe3174bc7d508776071dceb3c883c33ce10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

12
UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DANILO DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
TERRA RICA – PARANÁ 
2019
UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DANILO DE OLIVEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
CONCEPÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Geografia da UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina Estágio Supervisionado: Concepção e Organização.
TERRA RICA – PARANÁ 
2019
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar, agradeço a Deus por me proporcionar a vida, saúde e a possibilidade de ele sempre estar comigo todos os dias me fortalecendo em todo momento tanto tristes como felizes. 
Em segundo lugar, agradeço à minha família, na pessoa de minha querida esposa Ana Paula Ferreira, meus filhos, Pedro Augusto e Ana Laura. Aos meus pais Oscar de Oliveira (in memória) e minha mãe Odete Ferreira Costa pelo carinho e apoio incontestáveis no decorrer de minha caminhada acadêmica. 
Agradeço, também, ao Colégio Santo Inácio de Loyola, escola campo de estágio, onde realizei a entrevista e a análise do Projeto Político Pedagógico representado pela diretora Elizabete Lopes Dias, por abrirem as portas da instituição e me receberem tão bem para realização deste trabalho. 
E por fim, agradeço a todos meus professores da Licenciatura de Geografia, por sempre estarem à disposição para sanar minhas dúvidas e questionamentos referentes ao curso e a Unicesumar – Centro Universitário de Maringá, por me proporcionar voos mais altos dentro do âmbito formação profissional. 
 
	
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................05
2. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA.......................................................................06
3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS............07
3.1Estudo teórico/prático do Projeto Político Pedagógico...08-10
4. Considerações finais...................................................................................11
5. REFERÊNCIAS................................................................................................12-13
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório de atividades da disciplina de Estágio Supervisionado: Concepção e Organização tem o intuito de relatar sobre a importância da realização dos estágios supervisionados para os acadêmicos dos cursos de licenciaturas. Nesta primeira disciplina, o objetivo principal é propiciar um contato inicial com a escola campo de estágio, levando os acadêmicos a refletirem sobre a necessidade e relevância do Projeto Político Pedagógico como documento norteador das instituições de ensino, bem como possibilitar a troca de experiências com os membros da equipe diretiva das mesmas.
Para tanto, foram desenvolvidas as seguintes atividades para ilustrar o devido estágio. Agendamento da entrevista com a direção do Colégio Santo Inácio de Loyola, escola na qual foi escolhida para o referido trabalho, com o propósito da averiguação frete ao PPP da instituição, ou seja, acesso ao material e indagações de como o reciproco documento vem sendo ordenado na teoria - prática no âmbito ensino aprendizagem dos educandos no ginásio. 
No entanto, é importante destacar que a ênfase para o sucesso do Projeto Político Pedagógico, seja qual for o estabelecimento educacional, precisa ser empregado de forma conjunta onde equipe gestora da instituição de ensino, pedagogos, psicopedagogos e professores das várias áreas cientificas necessitam elaborar metodologias para o fomento da formação de indivíduos críticos e éticos dentro da sociedade contemporânea. 
2. A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA 
Historicamente, a escola vem sendo o grande alicerce na formação da sociedade, principalmente do século XXI, apesar de sofrer constantes transformações econômicas, sociais, politicas, e culturais. Dentro deste embasamento, Bueno (2001, p. 5) menciona que “à escola foi delegada a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura socialmente valorizada, de formação do cidadão e de constituição do sujeito social”. Parafraseando o autor, sabemos que a escola é o elo entre a formação de sujeitos compromissados com a cidadania para tornar toda e qualquer nação apta com o desenvolvimento do conhecimento qualificando e capacitando no individuo o exercício do pensamento autônomo, deste modo, conscientizando a formação de pensamento crítico, ético e solidário. 
 
A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, aliás, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem (COSTA, 2012, p. 7).
Por outro lado, a escola encontra-se em um momento de tensão, logo, precisa ser totalmente ressignificada, na finalidade de acender um novo tempo para o enfrentamento das macelas sociais. 
De acordo com Saviani (2012), a forma como a educação vem sendo tratada nos últimos anos preconiza para um modelo educacional marginal, logo, podemos assim decifrar um pouco das dificuldades enfrentadas pelos sistemas de ensino. Partindo deste ideal, a escola seria um aporte como se fosse um antídoto a ignorância, portanto, um equacionador ao problema da marginalidade educacional, contudo, o principal personagem desta peça é o professor que precisa transmitir todo conteúdo sistematizado ao seu alunado, que em contrapartida, necessita assimilar os conhecimentos difundidos por seus mestres. 
Porém, mas do que nunca se sabe que é preciso um acompanhamento por parte dos órgãos governamentais no auxilio as escolas públicas, somente assim, poderemos alcançar um ensino formal no qual atenda todos sem extinção, oportunizando uma educação qualitativa independentemente da raça, etnia ou até mesmo nível social. 
3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS
Inicialmente, temos como concepção uma discussão sobre o conceito de Projeto Político Pedagógico, que tem sido o principal alvo para estudos e pesquisas de profissionais especialistas na área, no intuito de melhorar a qualidade do ensino. 
Mas, na realidade o que é Projeto Político Pedagógico? Para Vasconcelos (1995, p.143 apud TORTORELI, 2016, p.181), “[...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa”. 
Segundo Picoli e Carvalho (2008, p. 6-7), o Projeto Político Pedagógico, discute conceitos tendo como: 
O termo projeto indica plano, intento; vem de projetar que significa lançar-se, precipitar-se. Neste sentido, o projeto é redação preliminar das intenções da escola. [...] O termo político relaciona-se ao sentido de exercer a política de cuidar do que é público, ter habilidade no trato das relações humanas, bem governar. Politizar na escola é inculcar nos seus alunos e demais membros que a constitui a consciência dos direitos e deveres dos cidadãos. [...] O termo pedagógico, por sua vez, refere-se à dimensão que possibilita a efetivação da finalidade da educação, que é o ato de ensinar e de aprender (PICOLI; CARVALHO, 2008, p. 6-7). 
Tendo esclarecido a finalidade do PPP efetivaremos suas características e a importância do mesmo para as instituições escolares. Nessa perspectiva, o projeto político pedagógico é aquele que possui o papel de nortear a escola, dessa forma, precisam-se quebrar os paradigmas de ser um simples documento para o cumprimento burocrático de atividades diversas, logo, o projeto deve possuir um sentido rumo e direção para que todos participem de maneira coletiva. Assim sendo, a participação
em conjunto instituição escolar, família e alunos é indispensável levando em consideração a manutenção de tempos em tempos deste importante contrato articulado no cumprimento de interesses reais e coletivos da população (VEIGA, 1998). 
É sabido que o PPP tem um importante objetivo no desenvolvimento e formação das pessoas, ou seja, demanda um compromisso dos atores envolvidos dentro desse bojo tanto internamente bem como externamente. Todavia, é importante destacar que o docente exerce uma porcentagem bem maior em comparação aos outros sujeitos envolvidos neste aspecto educacional por toda bagagem universitária no qual o profissional possui para mediar os devidos problemas e percalços que uma escola passa diariamente. Contudo, somando-se a preparação do professor, o apoio dos familiares espera-se uma formação sistêmica dos aprendizes na esperança de um mundo cada vez mais igualitário e justo para todos. 
Portanto, é importante considerar, ainda, que o Projeto Político Pedagógico atua como um pano de fundo na promoção de uma educação de qualidade, sendo um documento dinâmico e flexível sempre que necessário dependendo da circunstancia e exigência que cada colégio precise em seu cotidiano. Entretanto, a escola deve sempre oportunizar o fomento nas crianças determinando a organização de futuros cidadãos críticos dentro da sociedade contemporânea. 
3.1 - Estudo teórico/prático do Projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico é um documento que visa organizar a escola, logo, a sua elaboração, implemento e reelaboração são fundamentais porque necessita um envolvimento de pessoas, principalmente, os sujeitos que atuam nela, gerando uma sensação de pertencimento com a instituição escolar (VASCONCELLOS, 2010). Todo projeto apresenta uma finalidade, objetivos claros e alinhamentos levando em consideração que isso não é uma tarefa fácil, visto que o mesmo aflora no intuito de ser modificado, dependendo da demanda escolar. 
Introdutoriamente, Vasconcellos (2010), nos relata que o Projeto Político Pedagógico está disposto em três marcos, nos quais são: Marco Situacional, Marco Conceitual e Marco Operacional. 
Partindo desse pressuposto, o objetivo deste artigo é apresentar uma análise reflexiva sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) no Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola, localizado no município de Terra Rica, região Noroeste do estado do Paraná. Caracterizando o sistema de ensino e aprendizagem do mencionado estabelecimento educacional, relatou-se que a escola apresenta uma grade diversificada de etapas e modalidades de ensino no qual atende a comunidade escolar em três turnos de funcionamento com as seguintes ofertas: Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano, EJA – Fase II e EJA Ensino Médio. 
O processo ensino-aprendizagem tem sido objeto de nossos anseios nos últimos anos, desta forma, nossas discussões em torno da construção do Projeto Político Pedagógico considera as especificidades da infância, as características do desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e dos adultos em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. [...] É muito importante se considerar e valorizar o perfil do educando jovem, adulto e idoso que não obteve escolarização ou não deu continuidade aos seus estudos por fatores muitas vezes alheios à sua vontade, porém têm a necessidade da escolarização formal. [...] Desta forma, o professor é concebido como o profissional responsável pela prática pedagógica em sala de aula, o qual cabe a tarefa de orientação e mediação dos conteúdos, possibilitando aos alunos estabelecer relações entre os conhecimentos que já possuem e os conhecimentos historicamente acumulados, apropriando-se destes últimos, não como ação isolada, mas como parte de planejamento intencional definido por todo coletivo escolar para efetivação dos objetivos de cada etapa de ensino (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL SANTO INÁCIO DE LOYOLA, 2016, p. 16-37). 
 
Para darmos conta do objetivo do PPP observa-se que o corpo discente é primordial para o entendimento da escola, ou seja, compreender os diversos comportamentos cognitivos na formação dos estudantes nos permite abarcar o tipo de estrutura cultural que cada indivíduo possui e como esses aspectos interverem em seu processo ensino aprendizagem. Destarte, todos precisam estar envolvidos realmente no debate para interpretarem os nichos apresentados pelos educandos. Entretanto, de nada adianta tanto esforço e dedicação se não se tem um respaldo positivo dos responsáveis pela administração, isso é, zelo no tocante às políticas públicas de nossos estabelecimentos de educação espalhados por todo Brasil. 
Em consonância ao assunto discutido, a nossa carta magna a Constituição Federal de 1988, através do artigo 205 diz que: 
A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (BRASIL, 2018, p. 160). 
Para Duarte e Silva (2015, p. 5) “o que se percebe na prática é a construção de uma gestão pouco democrática, onde na maioria das vezes as decisões são tomadas de “baixo para cima”, ou seja, apenas pelos dirigentes principais das instituições”. Neste ponto, pudemos perceber o envolvimento de vários atores que podem influenciar na formação dos estudantes durante todo seu percurso educacional até se tornarem pessoas adultas prontas para atuarem no seio social brasileiro. Eventualmente, um PPP pautado em uma premissa contextualizada nos oportuniza maior interação de todos, efetivando o desenvolvimento humano, nas dimensões do conhecimento, afetividade, sexualidade, cidadania e ética. Sucintamente, decifra alguns percalços indicando valores de orientação sempre levando em consideração os anseios da comunidade escolar bem como o desejo da busca na melhoria educacional para todos (AMARANTE, 2014). 
Sobre isso, Veiga (2005 p. 23) alega que “é necessário decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola e como detalhar as finalidades para atingir a almejada cidadania.” Nesse sentido, a partir das considerações supracitadas, chega-se o momento em que a escola busca colocar em prática todo aporte elaborado em seu projeto, ou seja, a execução efetiva de uma educação pleiteada na formação do individuo culto, autônomo, e essencialmente crítico dentro de uma conjuntura socialmente humanizada. 
Para melhor desmistificar as várias nuances que o Projeto Político Pedagógico nos apresenta nos balizamos nas palavras de Souza (2009, p. 137), na qual exemplifica de forma verídica o significado de educação: 
A educação pode promover o desenvolvimento e compensar as desigualdades, desde que realizada por meio de um ensino que permita o acesso e a apropriação da cultura produzida pela humanidade, no decorrer de sua existência. Somente assim o sujeito pode compreender as modificações de nossa sociedade e entender a lógica presente na atualidade.
4. Considerações finais
A realização deste relatório, como requisito final para a conclusão da disciplina de Estágio Supervisionado: Concepção e Organização caracterizou-se de suma importância, visto que ao compreender o papel que o Projeto Político-Pedagógico desempenha nas instituições de ensino e como o professor pode contribuir em sua constituição, nos possibilita atuarmos como agentes transformadores da realidade.
Neste sentido, a pesquisa demostrou a real notoriedade que o Projeto Político Pedagógico trás para a escola, envolvendo os sujeitos e sendo o pilar centrar para se obter êxito nas práticas cotidianas da instituição. Contudo, a construção e manutenção não demostram ser tarefas simples de serem executadas, pelo contrário, esse processo abstruso denota dos envolvidos um enorme zelo para com essa documentação, haja vista, que os resultados positivos ou negativos sucumbiram do exercício da prática contida em anexo. 
Dessa forma, fica claro que a escola é o pleito principal dentro desse bojo educacional,
no entanto, existe uma gama de atores que relocam e fazem a diferença no tocante ao desenvolvimento institucional, sendo assim, dialogar, compartilhar experiências e saberes, questionar, discutir proporciona um ambiente favorável à criação, colaboração bem como a transformação do espaço trabalhado, e, consequentemente, trará resultados magníficos para a própria escola. 
Portanto, sabemos que os professores conhecem a proeminência do Projeto Político Pedagógico, porém, necessita-se por parte desses mesmos docentes uma maior compreensão do significado do PPP. Posto isso, se torna indispensável o ordenamento do gestor escolar na busca por uma instituição educacional que integre a comunidade escolar estabelecendo-se um local harmonioso, proficiente e proveitoso no intuito de uma educação verdadeiramente eficaz. 
5. REFERÊNCIAS 
AMARANTE, Cristiane. Análise do Projeto Político Pedagógico da E.M.E.I.E.F Francisco Mendes - Riachão do Poço - PB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarapira - PB, 2015. Disponível em: <http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/4795/1/PDF%20-%20Cristiane%20Amarante.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2019. 
BRASIL. Constituição(1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Atualizada até a EC n. 99/2017. Supremo Tribunal Federal. Brasília: 2018. 518 p. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/legislacaoConstituicao/anexo/CF.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2019.
BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educar em Revista, Curitiba, n. 17, p. 101-110, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n17/n17a08.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2019. 
COSTA , VERA LÚCIA PEREIRA. FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. [S. l.], 2012. Disponível em: <http://www.drearaguaina.com.br/projetos/funcao_social_escola.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2019.
DUARTE, Angelina; SILVA, Ricardo Tadeu Caires. Análise dos Projetos Político-Pedagógico das Escolas do Munícipio de Paranavaí-Pr em Relação ao Cumprimento da Lei N.º 10.639/03. In: Educere XXI Congresso Nacional de Educação, 2015, Puc Pr. Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente [...]. Puc Pr: [s. n.], 2015. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20836_11366.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2019.
PICOLI, E. S. A.; CARVALHO, E. J. G. Projeto político-pedagógico: uma construção “coletiva”? III Encontro de Pesquisa em Educação, I Jornada de Gestão Escolar e XV Semana de Pedagogia – Pedagogia 35 anos: História e Memória. UEM, Maringá, 2008. Disponivel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/218-4.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2019. 
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: Coleção Polêmicas do Nosso Tempo. 42. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. 93 p. Disponível em: <file:///D:/MICRO.USER/Área%20de%20Trabalho/Saviani_-_Cap1.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2019.
SOUZA, Flavia Danieli de. Análise do Projeto Político Pedagógico: o movimento em direção a uma escola inclusiva. 2009. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Educacao/Dissertacoes/souza_fd_me_mar.pdf>. Acesso em: 17 abr. 2019.
TORTORELI , Adélia Cristina. Prática de Ensino: Concepção e Organização. Maringá – PR.: Unicesumar, 2016. 226 p. 
TERRA RICA, Colégio Estadual Santo Inácio de Loyola – EFM. Projeto Politico Pedagógico. 2016. 160 p. Disponível em: <http://www.trasantoinacio.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/22/2750/19/arquivos/File/PPP2016.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2019. 
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 21ª ed. São Paulo: Libertad Editora, 2010. 
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Projeto Político Pedagógico da escola: Uma construção possível. 19 Ed. Cortez, 2005.
VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1998.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais