Buscar

Análise Coração de onça

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Análise Literária
1- Nome do livro: Coração de Onça
2- Autor: Ofélia e Narbal Fontes
3- Biografia do autor:
 Ofélia Fontes nasceu em São Paulo a 21 de agosto de 1902. Diplomou-se professora primária e técnica de educação no Rio de Janeiro. Escritora, exerceu intensa atividade radiofônica paralelamente à sua carreira de escritora. Reside no Rio de Janeiro, onde se fixou há muitos anos por força dos problemas de saúde de seu esposo. Também foi poetisa, biógrafa, tradutora, romancista e teatróloga.
 Narbal Fontes nasceu na cidade de Tietê, São Paulo, a 10 de fevereiro de 1899. Faleceu no Rio de Janeiro a 29 de abril de 1960. Foi médico, professor primário, e, sobretudo, escritor. Sua obra, que é a de sua esposa também, abrange a literatura infantil, a poesia, livros didáticos, biografias, contos. Espírito repleto de bondade e simplicidade, sua vida foi um painel de ternura, interesse sincero pelas criaturas, qualidades que transparecem de sua ampla bagagem literária. Mas foi também um espírito forte, que soube enfrentar a adversidade representada por seu precário estado de saúde, problemas que, aliás são os do personagem central de Coração de onça.
4- Personagens principais: Antônio, amigo, corajoso, papudo.
Luzia, bonita, esbelta, cabelos negros, olhos pestanudos
5- Enredo:
6- Imagem de capa do livro
Sinopse: Coração de onça
Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros, livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do The New York Times. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos.
 Boa noite! O Décimo livro que eu li para o DL de MAio foi Coração de Onça, e o fato histórico são os desbravamentos do interior do Brasil no período colonial e as minas de prata do alto do Peru.
O livro conta a história de Antônio, o coração de onça. Ele morava em uma fazenda de castanheiras, e de menino sempre foi muito amigo de sua vizinha, Luzia, e mantinha uma paixão secreta por ela. Porém com o passar dos anos nasceu nele um papo maior que o normal, um tanto estranho, que fez com que ele se distanciasse dos amigos de infância e mais ainda de Luzia. Mas a paixão por ela não diminuiu com o tempo, ao contrário, só aumentou. Um dia ele escolheu uma noz e dentro escreveu uma frase - que eu particularmente achei linda: "Andarei mil léguas no mundo com tua imagem em meu coração", e jogou pela janela de Luzia um dia pela manhã bem cedo... mas, Luzia quando o viu espiando por entre as folhas das castanheiras, e viu a noz jogada no chão abriu bem a janela e gritou "Papudo!", que no caso era a pior ofensa que poderia fazer, já que Antônio tinha aquele papo... e bateu a janela na cara dele... Só que quando ela abriu a noz e viu a frase ficou emocionada e abriu a janela para pedir desculpas, ele já tinha saído...
Assim, como por coincidência, uma nova bandeira planeja ir até as minas de potosi, no Peru, e depois da decepção amorosa, Antônio Castanho resolve entrar na equipe, para através dos atos de heroísmo conquistar o coração de Luiza Mendonça. Só que a viagem não é fácil, a travessia na selva do Brasil é perigosa e dura, mas Coração de Onça, como fica conhecido Antônio, enfrenta tudo com muita coragem. Quase morre em algumas situações, inclusive uma em que em um ataque de Indíos recebe uma flechada no pescoço, e depois de dias entre a vida e a morte ele se salva, com o bônus de perder o papo.
Chegando no Peru enfrenta mais algumas dificuldades e perigos e uma noite consegue achar um veio de prata. Compra um lindo vestido pensando em dar de presente à Luzia quando voltar ao Brasil, mas os anos passam e tudo na sua vida muda.

Continue navegando