Buscar

Atividade 02 - Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 02
01) O que significa ponto comercial? Quais são as principais formas de proteção que o empresário pode utilizar para proteger seu ponto comercial? Explique. R: Ponto comercial é um dos elementos do estabelecimento empresarial. É o local onde o empresário exerce sua atividade econômica. Para proteger seu ponto comercial, receberá a proteção de direito de propriedade. É a maior proteção que o empresário pode ter, pois que é proprietário ou dono do bem móvel ou imóvel tem o direito de usar, gozar, usufruir ou dispor. Se o empresário está estabelecido em imóvel de sua propriedade, a proteção jurídica se faz pelas normas ordinárias de tutela da propriedade imobiliária de direito civil. Se por outro lado o estabelecimento for locado, elaboram contratos de locação com prazos determinados com os proprietários de imóveis.
02) Apresente as principais distinções entre nome empresarial, título empresarial e marca, bem como a importância dos institutos jurídicos para o exercício da atividade empresarial.
R: Nome empresarial identifica o empresário que opera sob firma constituída por seu nome completo ou abreviado, colocando se quiser com mais precisão da sua pessoa ou do gênero de atividade.
Título do estabelecimento identifica a empresa, geralmente formada por um elemento fantasia, utilizada na fachada da empresa, protegida pelas regras do nome empresarial a partir do registro da atividade empresária na junta estadual.
Marca identifica produtos e serviços, diferenciando-os no mercado, identificados por sinais, palavras escritas ou figurativas, tem a proteção a partir de seu registro no INPI (Instituto nacional de propriedade industrial).
 A importância dos institutos jurídicos é muito válido, pois dá ao empresário proteção, segurança e titularidades necessárias para que possam trabalhar sem fraudes e prejuízos.

Continue navegando