Buscar

Inflamação e reparo

Prévia do material em texto

Inflamação e reparo – Questões
1)O que é reparo? 
O REPARO é uma resposta natural do corpo à injuria e envolve uma sequência de eventos altamente independentes que se sobrepõe no tempo.
2)Quais são as 3 fases do reparo?
 O reparo de um tecido pode ser dividido em três fases: 
INFLAMATÓRIA, PROLIFERATIVA, REPARADORA.
3)Resuma a fase inflamatória: 
Fase Inflamatória: também chamada de exsudativa ou defensiva, caracteriza-se pelo processo inflamatório local com a presença de sinais típicos (dor, calor, rubor e edema, podendo alcançar a perda da função local). Se inicia no momento que ocorre a agressão ao tecido e se prolonga por um período de até 7 dias.
Após uma lesão tecidual uma cascata de eventos é iniciada a qual vai mediar a reparação tecidual e o restabelecimento da função protetora da pele. A resposta inflamatória é um processo no qual o corpo utiliza o sistema imune para agir contra possíveis patógenos (FREINKEL eWOODLEY, 2001). 
A inflamação é considerada o primeiro de muitos processos que estão envolvidos na cicatrização. Essa resposta é considerada um instrumento para suprir o tecido de fatores de crescimento e citocinas que sinalizam os movimentos celulares e teciduais necessários para a reparação (GILLITZER e GOEBELER, 2001; EMING et al., 2007). A inflamação de pele ocorre em resposta à ativação de diversos tipos celulares, incluindo mastócitos, eosinófilos, neutrófilos e células mononucleares.
Essas células liberam mediadores quando ativadas por estímulos físico, químico, microbiológico ou imunológico, e esses mediadores provocam reações como permeabilidade vascular e vasodilatação, dor, coceira e recrutamento de células inflamatórias para o local (GREAVES, 2000). O processo inflamatório, além de possuir uma função protetora, está de alguma forma, envolvido na estimulação ou início da fibrose. Desde muito tempo, muitos pesquisadores vêm demonstrando evidencias de que a inflamação promove o processo de reparo, pois feridas inflamadas apresentam cicatrização muito mais rápido do que aquelas lesões protegidas da inflamação, provavelmente devido a capacidade das células inflamatórias, principalmente neutrófilos, liberarem substâncias estimulantes que atraem os fibroblastos, células fundamentais no processo de cicatrização, para o local de lesão (LEIBOVICH e ROSS, 1975).
4) Qual é a função principal da fase inflamatória?
Além de possuir uma função protetora, está de alguma forma, envolvido na estimulação ou início da fibrose.
5)O que são mediadores inflamatórios? 
Mediadores inflamatórios são compostos derivados do hospedeiro que são secretados por células ativadas e servem para ativar ou aumentar aspectos específicos da inflamação.
6)Diferencia inflamação aguda de crônica: 
AGUDA: Reação imediata à lesão, tipicamente mediada por Neutrófilos.
CRÔNICA: Destruição contínua, tentativas de cicatrização, cicatrização não se completa, reparo fibrosos, mediada por: Macrófagos, Linfócitos, Plasmócitos.
7)Cite os fenômenos ordenados da inflamação:
Irritativos, vasculares, exsudativos, alterativos, reparativos (Término da Inflamação Aguda), produtivos (Crônica)

Continue navegando