Buscar

1ªATT- ÉTICA JURÍDICA -16 03 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Direito - Unidade II Turno: Noturno
	
	Disciplina: ÉTICA JURÍDICA Professor(a): Marcos N.S. Verneck
	
	Acadêmico(a): Alex da Fonseca Vieira
	
	Avaliação: ATIVIDADE VALENDO COMO TED - N1 - Data: _____/_____/2021.1
	NOTA
EXERCÍCIOS PROBLEMAS: MARÇO/ 2020 – ENTREGA ATÉ 22.032021
O REFERIDO EXERCÍCIO DEVERÁ SER RESPONDIDO INDIVIDUALMENTE - VALOR (2,0) PONTOS.
1º) Em que casos se procede ao cancelamento da inscrição do advogado na OAB?
Conforme o art. 11 do EAOAB, se dará o cancelamento da inscrição na OAB ao advogado que: assim o requerer; sofrer penalidade de exclusão; falecer; passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia; perder qualquer um dos requisitos necessários para sua inscrição.
 2ª) O pedido de cancelamento da inscrição deve ser fundamentado?
Não, basta tão somente, que realize o pedido junto ao Conselho Seccional competente.
3ª) Quais as diferenças entre cancelamento e licenciamento?
No cancelamento, não é requerido o motivo justificado, ao passo em que no licenciamento tal requisito se faz necessário; em caso de cancelamento, ao requer nova inscrição, o advogado não terá restituído o mesmo número de inscrição anterior, diferente do licenciamento em que o advogado mantem sua inscrição; o advogado devidamente licenciado, desde que manifeste expressamente, não está sujeito ao pagamento da anuidade, em caso de cancelamento não há possibilidade de pagar anuidade, ou aproveitar dos benefícios proporcionados pela OAB; tratando-se de exercício de atividade incompatível com a advocacia, ser for de caráter temporário, cabe licenciamento, se for de caráter permanente, deve-se proceder o cancelamento. Verificado nos arts. 11 e 12 do EAOAB.
4ª) Quais as consequências de ato processual, privativo de advogado, praticado por estagiário de advocacia, que atua isoladamente, COM conhecimento do advogado?
Segundo o Art. 4º do EAOAB, são nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas.
5ª) Pode a sociedade de advogados ser registrada nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas ou nas juntas comerciais?
Conforme preceitua o art. 16 do EAOAB, não pode a sociedade de advogados ser registrada nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas ou nas juntas comerciais.
6ª) A transação entre o cliente do advogado e a parte contrária prejudica os honorários advocatícios?
Segundo inteligência do art. 24, § 4º do EAOAB, O acordo feito pelo cliente do advogado e a parte contrária, salvo aquiescência do profissional, não lhe prejudica os honorários, quer os convencionados, quer os concedidos por sentença.
7ª) Advogado comete, em reiteradas petições, erros vernaculares primários e frequentes, tais como “suspenção de prasos”, “esitar ante o perigo”, “a nível de colegiado”, “prestasão da caza”. Em que infração disciplinar poderá ser enquadrado?
Art. 34, XXIV do EAOAB - incidir em erros reiterados que evidenciem inépcia profissional; a sanção aplicada é a suspensão - art. 37, § 3º do EAOAB, na hipótese do inciso XXIV do art. 34, a suspensão perdura até que preste novas provas de habilitação.
8ª). Em contestação à inicial, advogado insere citação doutrinária, que consiste em dois parágrafos de publicado em revista jurídica de renome, escrito pelo advogado ex-adverso, que é, também, conhecido jurista; ocorre que os parágrafos, citados fora do contexto, dão a impressão de que o referido jurista, no artigo publicado, defende exatamente a posição oposta à de seu cliente, na presente ação. Na réplica à contestação, o jurista demonstra a má-fé empregada na contestação. Em que infração terá incorrido o advogado que fez a citação de forma indevida?
 Deturpação de transcrição de citação – Art. 34, XIV do EAOAB.
9ª) Em conversa com o advogado, faz o cliente a observação de que determinada testemunha da parte contrária cometeu, anos atrás, o crime de estelionato. Baseado nessa informação oral, inclui-a o advogado em determinada peça processual, de forma a procurar desqualificar a testemunha, sem obter prévia aprovação de seu cliente. Que infração disciplinar estará cometendo?
Infração disciplinar prevista pelo art. 34, XV do EAOAB - fazer, em nome do constituinte, sem autorização escrita deste, imputação a terceiro de fato definido como crime.
10ª). Cliente preso, ao receber visita de seu advogado, pede-lhe que leve dinheiro para entregar a conhecido bicheiro, com a finalidade e pagar prêmio de jogo do bicho. Aceitando a incumbência, que infração disciplinar estará cometendo o advogado?
Art. 34, XVII do EAOAB - Prestar concurso a clientes ou a terceiros para realização de ato contrário a lei ou destinado a fraudá-la.
11ª) Advogado de cliente idosa, sem descendentes e fisicamente debilitada, dela recebe procuração ad juditia et negotia, para litigar em juízo. Durante o curso da ação, à medida que vai aumentando sua confiança no advogado, pede-lhe a cliente que administre uma indústria que havia herdado, bem como rentável fazenda no interior do Estado, pois se encontra impossibilitada de fazê-lo, acertando para tal, remuneração proporcional. Administrando as propriedades da cliente, o advogado passa a apoderar-se, indevidamente, de crescentes quantias do lucro por elas gerado. Que infração disciplinar estará cometendo?
 Comete, o advogado, infração disciplinar ao transgredir a norma de que trata o Art. 34, XX do EAOAB.
12ª) Cliente propõe a advogado que guarde em sua residência objetos furtados, para que, pela posterior venda desses objetos, possa pagar-lhe os honorários devidos, já atrasados. Em que infração disciplinar poderá o advogado ser enquadrado se aceitar a proposta do cliente?
 Art. 34, XVII do EAOAB - Prestar concurso a clientes ou a terceiros para realização de ato contrário a lei ou destinado a fraudá-la.
13ª) Bacharel em Direito, oficial da ativa das Forças Armadas, presta Exame de Ordem, sendo aprovado. Apresenta todos os documentos exigidos para inscrição, omitindo, porém, sua atividade profissional. Que infração disciplinar estará cometendo?
Conforme Art. 34, I do EAOAB exercer a profissão, quando impedido de fazê-lo.
 “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto”. PROVÉRBIOS 10.9.

Continue navegando