Buscar

fotografia atividade 02


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso
	GRA0748 FOTOGRAFIA 
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe a fotografia a seguir. Nela, é possível perceber que o foco de atenção está no início da porta, na parte direita da imagem. Esse efeito recebe o nome de profundidade de campo. Nesse caso, a profundidade de campo é pequena, uma vez que somente uma fação da imagem está em foco (nítida), enquanto o restante da imagem fora de foco (embaçada).
Fonte: Kwanchai_Khammuean, iStock, 2020.
Para conseguirmos esse efeito na fotografia, qual parâmetro deve que ser ajustado?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Diafragma.
	Resposta Correta:
	 
Diafragma.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. Perfeito! Você pensou corretamente e certamente deve ter analisado a relação funcional dada pelo controle de aberturas do diafragma e a profundidade de campo na fotografia.  O raciocínio elaborado por você deve ter sido algo similar a: quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	Para obtermos uma fotografia perfeitamente equilibrada, no tocante a iluminação, “[...] medir corretamente a luz é um dos passos cruciais para obter a exposição perfeita” (BRANCO, 2013, p. 46).  Para auxiliar o fotógrafo nessa difícil tarefa, os fabricantes de câmeras fotográficas e smartphones, equiparam seus dispositivos com um fotômetro interno, e os programou para diversos modos de medição da luz refletida. Entre os modos estudados foram os: ponderado ao centro, pontual, parcial e matricial. Cada modo realiza a medição da luz levando em consideração uma determinada porção da cena.
BRANCO, S. Guia definitivo para DSLRs Canon. São Paulo: Editora Europa, 2013.
Quais afirmações a seguir descrevem o modo de medição matricial .
 
I.  Indicado para situações de alto contraste entre o primeiro plano e o fundo.
II. Deve ser utilizado para situação de baixa luminosidade.
III. É o modo padrão para smartphones e câmeras de entrada.
IV. Indicado para situações onde não exista grande diferença de luz no ambiente.
V.  Mistura as linhas diagonais da imagem.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 [Sem Resposta]
	Resposta Correta:
	 
III e IV.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. Como o modo matricial mede a luz ao longo de toda a cena e faz uma média entre as altas luzes e as sombras, possivelmente sua fotografia sairá subexposta ou superexposta. Tente responder novamente!
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A imagem a seguir ilustra um esquema de iluminação contendo duas fontes de luz. Desejamos que o modelo tenha a sua face direita iluminada, e que não haja a projeção de sombra no fundo. Identifique a função de cada uma das fontes de luz. As fontes de iluminação estão identificadas com os números 1 e 2.
Fonte: jacoblund, iStock, 2020.
Agora, responda: qual é a função de cada uma das fontes de luz nesse esquema de iluminação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
1 é luz principal e 2 é luz de preenchimento.
	Resposta Correta:
	 
1 é luz principal e 2 é luz de preenchimento.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Você observou corretamente que a primeira luz, identificada pelo número 1, proporciona a iluminação do lado direito da personagem e que a luz de número 2, posicionada a esquerda do personagem serve para preencher as sombras projetadas pela luz principal evitando-se a criação de sombras pronunciadas na face esquerda e ao fundo do modelo.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Branco (2013, p. 8), a “[…] distância focal é medida em milímetros, sendo que lentes acima de 35 mm até 50 mm geram ângulo de cobertura próximo ao do olho humano. Lentes de distância focal de 35 mm para baixo são conhecidas como grandes angulares e permitem inserir mais elementos na cena, sendo boas para paisagens. Lentes com distância focal de 70 mm para cima são chamadas de teleobjetivas”.
BRANCO, S. Guia definitivo para DSLRs Canon. São Paulo: Editora Europa, 2013.
Sabendo que as lentes podem ser subdivididas em três grupos: normal, grande angulares e teleobjetivas, de acordo com a sua distância focal e seu emprego na fotografia, para captura de qual tipo de cena/assunto é recomendo a utilização de lentes teleobjetivas?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Retrato de pessoas e esporte.
	Resposta Correta:
	 
Retrato de pessoas e esporte.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! As teleobjetivas, por possuírem um menor ângulo de visão, ampliam os temas e são indicadas para esse tipo de fotografia. Quanto maior a distância focal, maior será a ampliação da cena enquadrada.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.  
“O flash oferece um breve disparo de luz, cuja duração pode variar segundo a potência escolhida pela câmera ou pelo fotógrafo. A quantidade de potência para iluminar uma cena, é claro, irá depender da abertura usada: quanto mais aberto o diafragma, menor será a potência exigida. A seleção do ISO também é um fator importante”.
BRANCO, S. Guia definitivo para DSLRs Canon. São Paulo: Editora Europa, 2013. p. 46.
 Em um estúdio fotográfico profissional, qual é o dispositivo externo a máquina fotográfica, utilizado para medir a luz que incide sobre o objeto a ser fotografado?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Fotômetro de mão.
	Resposta Correta:
	 
Fotômetro de mão.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! O fotômetro de mão é utilizado para medir a luz incidente (que chega ao objeto), como a luz refletida pelo objeto. O seu funcionamento é bem simples: informamos a sensibilidade ISO que iremos utilizar, depois escolhemos a abertura ou a velocidade. Ao dispararmos o flash, o dispositivo nos informa qual a melhor relação entre a sensibilidade (ISO) e a abertura ou velocidade indicada previamente.  
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Iluminar é escrever com a luz, é desenhar a cena explorando o claro e o escuro, expondo ou ocultando parte da cena através do direcionamento da luz. A forma como iluminar uma determinada cena é uma decisão criativa do fotógrafo, sendo única e exclusiva. Contudo, há três esquemas de iluminação básicos, que facilitam a vida do fotógrafo iniciante.
Assinale a alternativa a seguir que contenha os três esquemas básicos de iluminação.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Luz de recorte, luz principal e luz de preenchimento.
	Resposta Correta:
	 
Luz de recorte, luz principal e luz de preenchimento.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Os três esquemas de iluminação básicos podem ser utilizados separadamente ou em conjunto. A primeira tem a maior potência e irá iluminar o ponto de maior interesse da fotografia. A segunda serve para eliminar as zonas de sombra. A terceira é empregada para dar volume a cena e permitir a visualização dos contornos do objeto iluminado, facilitando o seu recorte.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	De acordo com Shulz (2017, online), a “[…] luz dura é aquela que provoca contraste e sombras. Aquela luz de um dia ensolarado e sol a pino, sabe? A luz dura provoca sombras fortes com bordas definidas e geralmente é o terror dos fotógrafos de retratos. Ela está presente na maior parte do dia, geralmente das 10h00 às 16h00”.   
SCHULZ, L. Guia definitivo da iluminação natural na fotografia. Lais Schulz, [s. l.], 2017. Disponível em: https://laisschulz.com/fotografia/iluminacao-natural-na-fotografia/. Acesso em: 23 dez. 2019.
Como podemos proceder para suavizar e/ou eliminar as sombras duras? Assinale a alternativa que contenha o nome dos dispositivos que podem ser utilizados, individualmente ou em conjunto, para suavizar as sombras em uma fotografia. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Anteparos, rebatedores e difusores.
	Resposta Correta:
	 
Anteparos, rebatedores e difusores.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Para obtermos uma luz mais suave em uma fotografia feita a luz do sol podemos nos valer de desses equipamentos para controlar a iluminação. Os anteparos são objetos destinados a bloquear total ou parcialmente
a luz solar que incide no modelo. Os rebatedores direcionam a luz solar para pontos específicos da cena. Os difusores tem por função espalhar a luz por toda a cena.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Muito empregado nas câmeras analógicas, os filtros de correção de cor ou efeitos especiais perderam espaço com o avanço da fotografia digital. Os antigos filtros de gelatina ou vidro coloridos eram posicionados afrente das objetivas e realizavam diversas funções. “Existem filtros capazes de converter um filme feito a luz natural num filme que pode ser usado com iluminação de tungstênio; filtros para reduzir a ação da luz ultravioleta sobre o filme em grandes altitudes e lugares enevoados” (BUSSELLE, 1997, p. 86).
BUSSELLE, M. Tudo sobre fotografia. São Paulo: Pioneira, 1997.
Apesar da decadência do uso de filtros de gelatina/vidro na era das câmeras digitais, um tipo de filtro ainda encontra utilização, é o filtro polarizador ou CPL na sigla em inglês – Circular Polarizer Lens.
Assinale a alternativa que descreve as funções e/ou os efeitos do filtro na fotografia.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Reduz reflexos e aumenta o contraste da imagem.
	Resposta Correta:
	 
Reduz reflexos e aumenta o contraste da imagem.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Os filtros polarizadores ou CPL continuam em uso devido à sua capacidade de reduzir reflexos e realçar as cores aumentando o contraste. Sua utilização é seletiva, bastante indicada para fotografar cenas de natureza onde seja preciso destacar o céu e as nuvens.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“Cada fonte de luz tem a sua própria temperatura de cor, que é variável segundo uma escala que vai do vermelho ao azul. O olho humano é muito bom para compensar as variações de temperatura de cor, de forma que uma folha de papel em branco vai parecer branca se vista sob a luz do sol ou a luz de uma vela”.
BRANCO, S. Guia definitivo para DSLRs Canon. São Paulo: Editora Europa, 2013. p. 38.
Qual o nome dessa escala que serve de referência para o ajuste de branco das câmeras fotográficas digitais?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Escala Kelvin.
	Resposta Correta:
	 
Escala Kelvin.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! Essa escala serve de parâmetro para o ajuste de Balanço de Branco de uma câmera fotográfica digital. A escala foi elaborada pelo físico William Thomson (1824 -1907) em 1848, sua escala indica a temperatura de cor de diversas fontes de luz. A luz emitida por uma vela acesa equivale a 1.000k, a de uma lâmpada tungstênio a 3.200k, a de uma lâmpada fluorescente 4.000k.   
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	As câmeras fotográficas são dispositivos que têm seu funcionamento muito similar ao olho humano, constituindo-se de uma caixa estanque, com um furo em uma das faces por onde entra a luz. Controlar o tempo de exposição do material sensível (filme ou CCD) é fundamental para obtermos uma boa fotografia.
Nesse sentido, qual é o dispositivo que controla o tempo de exposição do material sensível em uma câmera fotográfica?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Obturador.
	Resposta Correta:
	 
Obturador.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta! O obturador é o dispositivo que controla o tempo de exposição do material sensível a luz. Ele é regulado para funcionar em frações de segundo ou seus múltiplos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando