Buscar

MECÂNICA DOS SOLOS E GEOTECNIA Determinação da Umidade Natural - Relatório - Unid 1

Prévia do material em texto

LABORATÓRIO DE ENGENHARIA
DETERMINAÇÃO DA UMIDADE NATURAL
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS
1. Analise o resultado e reflita sobre a prática, comparando e identificando diferenças em relação à NBR 6457/2016.
Analisando os resultados podemos concluir que as amostras possuem diversos tamanhos de grãos com predominancia nas amostras de grãos classificados como Silte ou Arglia, já que a peneira com menor diâmetro não permite determinar a quantidade entre eles.
2. No procedimento acima, determinou-se os três valores de massa indicados na norma (M1, M2 e M3). Entretanto, caso se utilizasse a função tara da balança, o cálculo seria simplificado. Reflita e proponha um novo procedimento utilizando a função tara. Como ficariam os cálculos?
Entendo que ocorreria uma simplificação do experimento, sem a necessidade de em cada pesagem movimentar os grãos de uma bandeja para a outra, mas não vejo vantagens nos cáluclos.
O procedimento seria muito parecido com a modificação de ao invés de passar de uma bandeja para a outro seria precionado a função tara da balança.
3. Na norma, indica-se que a amostra deve ficar na estufa até apresentar constância de massa. Neste processo, o laboratorista deve retirar a amostra em intervalos regulares de tempo até que não haja mais variação da massa da amostra, indicando que toda a umidade foi retirada. Considerando que, na prática realizada hoje, você deixou a amostra por 24 h, que erros podem ter sido cometidos em relação ao procedimento previsto na NBR 6457/2016?
Não foi informado que antes das amostras serem submetidas a estufa se elas foram ou não lvadas na peneira de 0,075 mm para a amostra fina e n peneira de 2 mm para a amostra grossa, podendo ser este um fator que interfere na análise.
10
ALGETEC – SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO
CEP: 40260-215 Fone: 71 3272-3504
E-mail: contato@algetec.com.br | Site: www.algetec.com.br

Continue navegando