Buscar

PROVA - LEGISLAÇÃO TRIB 2 BIM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação -2º Bimestre - 2020/2
1ª Chamada
Curso: ADMINISTRAÇÃO	
Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO E ADUANEIRO Turma: NOITE	
Professor (a): D anielle Tedesko		Data: 24/11/2020	
Aluno(a): EDSON DA SILVA BERNUSSI	Nota: 	
5. A prova é INDIVIDUAL E SEM consulta à sua matéria registrada;
6. É vedada toda e qualquer forma de diálogo.
7. O valor máximo dessa avaliação é de 7,0 pontos, sendo que o valor de cada questão encontra-se entre parêntese, no enunciado da mesma.
A. Recomendações
1. Leia toda a prova com BASTANTE atenção;
2. A correta interpretação do enunciado de cada questão faz parte do entendimento do aluno (a), não sendo permitido esclarecimento de dúvidas com colegas e/ou professor.
Questão 1. (Valor 1,0). Conforme o Regulamento Aduaneiro (Decreto 6.759/09) identifique e assinale a proposição correta que conceitua DESPACHO ADUANEIRO DE IMPORTAÇÃO:
a) Tem o objetivo de promover o desenvolvimento conjunto mediante a integração econômica de países, as áreas de livre comércio, como categoria de regime aduaneiro atípico, consistem de espaços transfronteiriços em que é permitida a livre circulação de bens e de serviços, mediante a remoção de obstáculos tarifários e não-tarifários.
( B )Despacho de importação é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação à mercadoria importada, aos documentos apresentados e à legislação específica.
b) A fiscalização aduaneira é realizada pelo despachante contratado pela empresa que está importando os produtos e mercadorias.
c) O procedimento de despacho aduaneiro não ocorre nos portos brasileiros, ou seja, acontece apenas em território internacional.
Questão 2. (Valor 1,0). No que diz respeito ao SISCOMEX, assinale a alternativa INCORRETA:
(A)O SISCOMEX é o instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.
a) No Brasil, em regra, o despacho aduaneiro é processado no SISCOMEX.
b) SISCOMEX, significa Sistema Integrado de Comércio Exterior.
c) SISCOMEX é uma taxa de utilização do sistema, que é administrada pela Secretaria da Receita Federal.
Questão 3. (Valor 1,0). Relacione as colunas fazendo ligação entre o referido Porto e os principais setores econômico e os principais tipos de produtos transportados.
(	A	) Porto de Paranaguá (	B	) Porto de Manaus
(	C	) Porto de Santos
(	D	) Porto de Itajaí
( C) É considerado de grande porte, atendendo à indústria mecânica, de materiais de transporte, química, alimentos, bebidas, metalurgia, agroindústria e madeira. É onde ocorre a maior diversificação de produtos importados e exportados no país.
(A ) É considerado de grande porte e trabalha com a agroindústria e madeira, materiais de transporte, alimentos, bebidas e indústrias química e mecânica.
(D ) Porto Regional e de médio porte, opera com a agroindústria e madeira, eletroeletrônica e indústrias mecânica e têxtil.
 ( B ) Destaca-se por receber as importações de produtos diversos para a Zona Franca de Manaus (ZFM).
Questão 4. (Valor 1,0). A fim de determinar o tipo e a amplitude do controle a ser efetuado na conferência aduaneira, a legislação determina que serão adotados canais de seleção. Os canais de conferência são quatro: verde, amarelo, vermelho e cinza.
I - Pelo canal de conferência cinza, será realizado o exame documental, a verificação da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificar elementos indiciários de fraude.
II- No caso de seleção para o canal vermelho, ocorre a conferência documental, mas não há verificação física da mercadoria.
III No canal amarelo é realizada a verificação física da mercadoria e a aplicação de procedimento especial de controle aduaneiro, para verificação de elementos indiciará rios de fraude.
IV- A importação selecionada para o canal verde é desembaraçada automaticamente, sem qualquer verificação.
Considerando esse contexto assinale a alternativa CORRETA.
a) I, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I e IV, apenas. X
d) II e III, apenas.
e) I, II, III e IV.
Questão 5. (Valor 1,0). No que tange ao processo e fluxo de exportação, assinale a alternativa CORRETA.
a) É desnecessário se preocupar com a classificação correta da mercadoria no momento da negociação de venda externa.
b) Faz parte da pesquisa de mercado verificar a existência de barreiras técnicas para o produto que deseja exportar.
c) O exportador prepara a mercadoria de acordo com o solicitado na Carta de Crédito mas não solicita o Registro de Exportação (RE) no SISCOMEX.
d) Depois de emitida a Nota Fiscal da mercadoria, a mesma não acompanha a mercadoria deve ficar arquivada junto à Receita Federal do Brasil (RFB).
Questão 6. (Valor 2,0). No que se refere a figura do DESPACHANTE ADUANEIRO, responda as questões abaixo:
A) Quais são os requisitos necessários para exercer a função de Despachante Aduaneiro?
Para se tornar um Despachante Aduaneiro, você precisará primeiramente atuar pelo menos durante dois anos como Ajudante de Despachante Aduaneiro. Após os dois anos da nomeação como Ajudante, você poderá realizar o Exame de Qualificação.
B) Qual sistema o despachante aduaneiro acessa em seu dia-dia de trabalho ao tratar de importação e exportação?
Software de DU-E (Declaração Única de Exportação)
Software Extrator de Dados do Siscomex
Software para Catálogo de Produtos (DUIMP)
Software de Drawback
C) ) Quais as funções desempenhadas por um Despachante Aduaneiro?
Sua principal função consta em realizar a declaração aduaneira de exportação ou importação. Ou seja, preparar e acompanhar todo o processo do despacho aduaneiro, além de apresentar as documentações pertinentes aos órgãos competentes
Boa Prova!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando