Buscar

anatomia portf03

Prévia do material em texto

1-Quais são as partes do sistema nervoso central e periférico?
Resposta: Sistema Nervoso Central é dividido em duas partes principais: o encéfalo e a medula espinal. Numa pessoa adulta, o encéfalo pesa 1.3 de 1.4 kg. O encéfalo contém aproximadamente 100 bilhões de células nervosas (neurônios) e trilhões de “células de suporte” chamadas de glia. A medula espinhal tem 43 cm de comprimento numa pessoa adulta do sexo feminino; 45 cm numa do sexo masculino e pesa cerca de 35 a 40 gramas. A coluna vertebral, a coleção de vértebras que protege a medula espinhal, tem cerca de 70 cm de comprimento. Assim a medula espinhal é bem mais curta que a coluna vertebral. O sistema nervoso periférico carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).
2-Citar a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso?
Resposta: Sistema Nervoso Central - consiste no encéfalo e na medula espinhal, ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e eixo central do corpo humano (coluna vertebral), respectivamente e o Sistema Nervoso Periférico - consiste nos nervos, gânglios e terminações nervosas que se encontram espalhados pelo corpo, responsáveis por receber as informações que serão enviadas para o SNC e receber os estímulos Já funcionalmente, ele se divide em: Sistema Nervoso Somático - consiste nas regiões do sistema nervoso responsáveis por respostas voluntárias e atividades voluntárias do corpo e Sistema Nervoso Autonômico - responsável pelas respostas involuntárias, viscerais do corpo, como aumento da pressão e da frequência cardíaca, assim como a respiração. Divide-se em simpático e parassimpático.
3- O sistema nervoso pode ser dividido funcionalmente em duas partes sendo o sistema nervoso somático e sistema nervoso visceral. Diante dessa afirmação, qual é a importância destas duas partes para o nosso corpo?
Resposta; Do ponto de vista funcional, o sistema nervoso se divide em: Sistema Nervoso Somático Nervoso Autônomo, o sistema nervoso somático é responsável pela relação entre o corpo humano e o meio ambiente, sendo constituído de duas partes: Aferente(sensitiva) e Eferente (motora). O sistema nervoso autônomo é dividido em duas partes Aferente e Eferente(autônomo) o aferente conduz os impulsos dos viscerorreceptores por fibras sensitivas que penetram no SNC e tornam-se ou não consciente. O sistema nervoso autônomo eferente é responsável pela motricidade visceral e pelo funcionamento adequado de glândulas, resultando na secreção de substancias vitais para a manutenção da Homeostase
4- Descreva os nervos espinhais. Qual a função das suas raízes (anterior e posterior)?
Resposta: O termo nervo espinhal ou nervo raquidiano se refere ao nervo espinhal misto, que é formado pelas raízes dorsal e ventral que saem da medula espinhal. O nervo espinhal é a porção que passa para fora das vértebras através, foram e invertebral. São os nervos que ligam a medula espinhal aos músculos  esqueléticos do corpo humano Juntamente com o nervo craniano, formam o sistema nervoso periférico responsável pelas funções de relação do organismo, como a locomoção, a fala e os sentidos Os nervos raquidianos são de função mista, ou seja, desempenham tanto funções motoras (transmitem mensagens dos centros nervosos para os órgãos) quanto sensitivas (transmitem estímulos dos órgãos para os centros nervosos). A parte sensitiva une-se a medula espinhal através da raiz posterior ou dorsal, onde encontram-se os gânglios espinhais - estruturas que abrigam os corpos dos neurônios da raiz sensitiva. Já a parte motora dos nervos raquidianos se liga a medula através da raiz anterior ou ventral. Os corpos dos neurônios da raiz motora localizam-se na própria medula.
5-Quais são as meninges que envolvem o sistema nervoso central e quais são suas funções?
Resposta: O cérebro e a medula espinhal estão envolvidos por três camadas membranosas as meninges, estas são a dura-mater, a aracnoide e a pia-máter. O conjunto dessas duas últimas formam a leptmeninge, enquanto a dura-máter forma a paquimeninge. A principal função das meninges é proporcionar uma camada protetora ao cérebro, que é uma órgão muito vulnerável. As meninges se desenvolvem a partir de uma camada precursora conhecida como meninge primitiva e é composta por elementos derivados do mesênquima e da cristal neural, é separada em duas camadas distintas endomeninge interna e ectomeninge externa.
6- Cite as funções do cerebelo.
Resposta: É responsável pelos reflexos e movimentos voluntários, age ainda, no sistema muscular sendo responsável pelo tônus muscular.  De forma geral, pode-se entender que o cerebelo é a região do cérebro que capta os impulsos sensitivos das articulações, tendões, músculos, além de receptores do equilíbrio e visuais. Embora sua massa ocupe apenas 10% de volume do encéfalo, o cerebelo é responsável por funções extremamente importantes em nosso corpo, como, por exemplo, coordenar as complexas seqüências dos músculos esqueléticos. Sem ele seria impossível desempenhar todas as atividades motoras que requerem habilidade, desde apanhar um objeto qualquer, até realizar uma atividade física que requeira um pouco mais de coordenação motora, como a dança, por exemplo
7- Dê as funções do hipotálamo.
Resposta: O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.O hipotálamo também produz dois hormônios, a ocitocina (OCT) e o hormônio antidiurético (ADH) que são transportados para a neuro hipófise onde são armazenados, além de liberar fatores que regulam a atividade da adenoipófise. Entre as suas funções, auxilia na regulação da temperatura corporal, sensação de fome (regulação do apetite), sede (regulador do teor hídrico), estresse emocional e comportamento sexual (estímulo de raiva e prazer) e indutor dos ritmos biológicos (ciclos circadianos).
8- Quais são os lobos que formam o cerebelo? Qual é a função dos giros pré-central e pós- central?
Resposta: Lobo frontal (localizado a partir do sulco central para a frente) - Responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, programação de necessidades individuais e emoção. Lobo Parietal (localizado a partir do sulco central para trás) - Responsável pela sensação de dor, tato, gustação, temperatura, pressão.
9- Descreva a função dos seguintes pares de nervos cranianos: nervo facial, nervo vago, nervo vestíbulo coclear, nervo acessório e nervo trigêmeo.
Resposta:
- Nervo facial- É um nervo misto, apresentando uma porção motora e outra sensorial. A porção motora é representada pelo nervo facial propriamente dito, relacionada com as expressões faciais, secreção de saliva e produção de lágrimas.
- Nervo vago- É um nervo com função motora e sensitiva. Inerva quase todos os órgãos abaixo do pescoço, com inervação parassimpática. É responsável pela manutenção de funções vitais como regulação da frequência cardíaca.
-Nervo vestíbulo coclear-É um nervo exclusivamente sensitivo. Em referência ao seu nome, possui a parte vestibular e coclear.
-Nervo acessório- É um nervo essencialmente motor, atuando em funções relacionada à deglutição e movimentos da cabeça e pescoço
-Nervo trigêmeo- Apresenta uma porção motora e outra sensitiva. A porção motora atua nos músculos relacionados com a mastigação. A porção sensitiva apresenta três ramos: o oftálmico, maxilar e mandibular. É responsável pela inervação da face, parte do couro cabeludo e de regiões mais internas do crânio.
10- Descreva a importância do sistema nervoso simpático e parassimpático para o corpo humano.
 Resposta: O SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras. Uma das principais diferençasentre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios.

Continue navegando