Buscar

perguntas e respostas 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
O Novo Ensino Médio prevê, com a flexibilização curricular, alterações progressivas na carga horária obrigatória. Assinale a alternativa incorreta sobre esse aspecto da legislação da reforma:
Alternativas:
A carga horária do Ensino Médio antes da reforma consistia em 2400 horas nos três anos de formação.
A reforma estabelece um aumento progressivo na carga horária obrigatória, chegando a 4200 horas (nos três anos do Ensino Médio) no projeto de escola integral de sete horas diária.,checkINCORRETO
A carga horária do Ensino Médio antes da reforma consistia em 1.800 horas nos três anos de formação.CORRETO
No Novo Ensino Médio, 1800 horas (cerca de 40%) deverão ser preenchidas pelas disciplinas que configuram os cinco itinerários.
A ampliação da carga horária do Ensino Médio é sustentada pela Política de Fomento de Escolas em Tempo Integral, promulgada pela Lei Nº13. 415 que implementou a reforma.
Resolução comentada:
Com o Novo Ensino Médio, 40% da carga horária deverá ser preenchida com um dos cinco percursos formativos, com aumento progressivo da carga horária almejando o período integral de formação através da Política de Fomento de Escolas em Tempo Integral, promulgada pela Lei Nº13. 415, que implementou a reforma. Essa nova configuração do Ensino Médio passaria de 2400 horas nos três anos de formação, como é atualmente, para a ampliação progressiva de 4200 horas no projeto de escola integral de sete horas diárias, onde 1800 horas (cerca de 40%) deverão ser preenchidas pelas disciplinas que configuram os cinco itinerários.
Código da questão: 39689
2)
A intensificação da atividade industrial em larga escala, na Europa desde o século XVIII e no Brasil desde a segunda metade do século XX, pode ser considerada a maior fonte de impactos ambientais. A indústria é uma atividade humana que polui em toda cadeia de produção, conforme as afirmações abaixo exemplificam:
I - A construção da grande estrutura física necessária, onde muitas vezes são realizados desflorestamentos e grandes mudanças no ambiente natural;
II - A necessidade constante de exploração ou cultivo da matéria prima (mineral ou vegetal);
III - Os rejeitos químicos industriais gerados no processo produtivo, que em muitos casos são dispostos ao ambiente sem o tratamento adequado;
IV - O próprio produto gerado que após o consumo se transformará em resíduo, poluindo o ambiente natural.
Assinale a alternativa que indica as proposições corretas:
Alternativas:
I, II e III.
I, II, III e IV.checkCORRETO
II, III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
Resolução comentada:
Podemos afirmar que a indústria polui em toda cadeia de produção, desde a construção da estrutura física necessária, com o desflorestamento, passando pela exploração ou cultivo da matéria prima que necessita constantemente, aos rejeitos químicos industriais gerados, e, em muitos casos, dispostos no ambiente sem o tratamento adequado, chegando ao produto gerado que futuramente após o consumo irá para o lixo, transformando-se em resíduo e poluindo o ambiente natural. No Brasil, uma série de medidas e de políticas públicas ambientais almejam o planejamento e ordenamento das atividades industriais buscando controlar e fiscalizar desde a construção através de Estudos de Impacto Ambiental até o controle dos agentes de poluição durante o processo produtivo. Em geral, o impacto ambiental direto gerado pela indústria está localizado na proximidade de grandes centros urbanos, em função da necessidade de escoamento e distribuição da produção.
Código da questão: 39715
3)
As possibilidades de uso de metodologias ativas, em ciências humanas especificamente, podem ser amplamente exercitadas com o trabalho em dinâmica de grupos. Assinale a alternativa que cita corretamente um exemplo de metodologia ativa em sala de aula para o ensino de ciências humanas.
Alternativas:
A utilização de diferentes plataformas online para a organização de informações, notícias e conceitos dos mais variados temas, funcionando como uma base de dados para o acesso em sala de aula.
A resolução de situações problemas, como, por exemplo, a pobreza no Brasil, buscando e correlacionando aspectos históricos de colonização e desenvolvimento social e econômico do país em dinâmicas de grupos e trabalhos individuais.checkCORRETO
A proposição de temas de maior interesse para o cotidiano dos alunos, buscando a sintonia da prática educativa com as demandas pessoais e individuais de cada um.
A entrega de um roteiro de pesquisas e levantamento de dados sobre determinado tema a ser apresentado individualmente no ambiente escolar.
A proposição de busca e coleta de informações online sobre determinado tema.
Resolução comentada:
Uma das práticas mais difundidas das metodologias ativas é a resolução de problemas. Assim, temas e conceitos são apresentados de maneira problematizadora, cuja solução ou correta compreensão dos mesmos demandam um profundo conhecimento dos agentes ou fatores causadores, e neste processo as correlações necessárias entre os conceitos tornam-se mais vivas e concretas aos estudantes. As metodologias ativas se distinguem do ensino híbrido por não demandarem, necessariamente, o uso de tecnologias digitais, mas que podem sim ser utilizaá-las enquanto ferramentas, não compondo, entretanto, sua essência de concepção.
Código da questão: 39728
4)
A globalização, enquanto fenômeno de integração econômica, política e cultural dos países do mundo, impõe novas transformações sociais e econômicas nos países subdesenvolvidos, que especialmente se adaptam às ordenações de educação, pois:
Alternativas:
Necessitam se adaptar às demandas sociais de governos internacionais que sustentam economicamente o desenvolvimento interno desses países.
Almejam o desenvolvimento econômico como premissa para a possibilidade de investimentos na educação básica.
Deverão se homogeneizar com relação à base curricular comum para o exercício de novas funções de trabalho.
Precisam garantir elevados índices de alfabetização para o investimento internacional de multinacionais.
Em busca de geração de empregos, novas relações de trabalho e formações profissionais surgem e necessitam de trabalhadores cada vez mais bem formados.checkCORRETO
Resolução comentada:
A crescente interdependência entre mercados financeiros no mundo, e o protagonismo de empresas multinacionais como importantes geradoras de empregos e desenvolvimento econômico, tem acirrado as competições entre os países, que então necessitam de trabalhadores cada vez mais bem formados para atuação, não só profissional neste cenário como também enquanto cidadãos de uma sociedade moderna e em constantes transformações.
Código da questão: 39683
5)
A proposição da Reforma do Ensino Médio advém da busca por soluções dos desafios históricos enfrentados por esta etapa da educação básica obrigatória. Ciente disso, observe as afirmações a seguir:
I - Retenção escolar;
II - Evasão escolar;
III - Baixos níveis de aprendizagem;
IV - Falta de escolas e professores.
Assinale a alternativa que indica corretamente os principais desafios existentes no Ensino Médio.
Alternativas:
Alternativas III e IV;
Alternativas I e IV.
Alternativas I; II e III;checkINCORRETO
Alternativas II e III;CORRETO
Somente a alternativa III;
Resolução comentada:
A concepção do também chamado “Novo Ensino Médio” busca sanar os problemas históricos de evasão escolar e baixa qualidade de aprendizagem, desafios que acabam se traduzindo na falta de uma identidade atraente ao jovem no Ensino Médio, etapa essencial de formação para o ingresso ao Ensino Superior e/ou acesso ao mercado de trabalho. A disponibilidade de escolas e corpo docente, bem como a retenção, não são para este ciclo do ensino problemas tão graves quanto os supracitados.
Código da questão: 39688
6)
O desenvolvimento tecnológico vivenciado principalmente a partir da segunda metade do século XX com os avanços técnicos que os conflitos geopolíticos trouxeram à sociedade, a Cartografia
foi amplamente beneficiada formando o setor de geotecnologias. Observe as alternativas e assinale a que corretamente se refere a exemplos que compõem as geotecnologias.
Alternativas:
A invenção do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e a popularização da rede mundial de computadores (internet).
A criação e popularização da rede mundial de computadores e a enorme frota de satélites de comunicação lançados principalmente no período da II Guerra Mundial.
Uso de fotografias aéreas e imagens de satélite, e a rede mundial de computadores (internet).
Imagens de satélite, fotografias áreas, o Sistema de Posicionamento Global (GPS), a rede mundial de computadores e softwares de geoprocessamento.checkCORRETO
A criação de inúmeros equipamentos computacionais para a confecção digital de mapas apoiados com o uso de fotografias áreas realizados por aviões de pequeno porte (aerofotos).
Resolução comentada:
A questão solicita exemplos que compõem o setor de geotecnologias na Cartografia, deste modo podemos citar a criação do Sistema de Posicionamento Global (GPS) como uma ferramenta essencial na construção de mapas que cada vez mais precisam do uso de satélites e fotografias aéreas que disponibilizam imagens da superfície terrestre, o advento e a popularização da internet, o que ampliou o acesso à informação pela maioria das pessoas, e o uso mais recente de softwares de geoprocessamento, especialmente criados para a elaboração, processamento e modelagem digital de mapas e outros produtos cartográficos.
Código da questão: 39722
7)
A proposição e prática no Brasil das chamadas metodologias ativas e o ensino híbrido têm sido amplamente difundidas no ensino e formação de jovens e adultos, seja na etapa de educação básica do Ensino Médio e no ensino superior. Assinale a alternativa que melhor indica as justificativas para a implementação nesta faixa etária específica em formação:
Alternativas:
Correspondem à faixa etária que, além de dominar amplamente os recursos tecnológicos, quando orientados, possuem em seu desenvolvimento cognitivo uma maior autonomia e responsabilidade necessárias.checkCORRETO
A maior possibilidade de acesso (financeiro e social) aos recursos digitais, na medida em que a continuidade de estudos dos jovens no ensino médio e até mesmo ao ensino superior é comprobatória de uma melhor condição econômica.
A partir do Ensino Médio existe uma maior liberdade na orientação educacional, que possibilitam a educação integral à distância, sem necessariamente o acompanhamento de um orientador/professor.
A facilidade e habilidade com os recursos tecnológicos.
A proibição do uso de tecnologias digitais antes do Ensino Médio de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Resolução comentada:
O uso de metodologias ativas e ensino híbrido têm sido mais amplamente discutidos na educação de jovens e adultos, por ser a faixa etária onde a autonomia e consciência do processo educativo estão mais enraizadas nos estudantes. Ainda a maior proximidade e familiaridade com os recursos digitais tornam o processo educativo e o uso destes instrumentos mais fáceis no cotidiano escolar.
Código da questão: 39727
8)
Leia o trecho a seguir:
“(...) Nessa “travessia”, as duas formas de organizar o ensino médio – ensino médio politécnico e ensino médio politécnico integrado à educação profissional – são coerentes e poderão coexistir até que as condições materiais objetivas da sociedade brasileira sejam tais que permitam aos jovens das classes populares concluírem a educação básica por volta dos 17 ou 18 anos de idade e somente então pensarem em uma profissionalização. Hoje isso é um “luxo”, há muito tempo garantido.” (NOSELLA, 2015, apud Moura; Lima Filho; Da Silva, 2012, p. 25).
A concepção e ordenamento do Novo Ensino Médio
evidenciou o debate de projeto de formação que está inserido nesta reforma. Com base na leitura acima, e no que você estudou neste tema, assinale a alternativa que indica o principal debate entre a oferta do ensino médio público e particular:
Alternativas:
A reforma do Ensino Médio busca justamente implementar esse ensino politécnico em todo território nacional, garantindo a todos os jovens de escolas públicas condições iguais de conhecimento e formação para o ingresso ao Ensino Superior.
A oferta do ensino médio público, pela concepção do Novo Ensino Médio, estará destinada à formação técnica preparatória ao ingresso ao mercado de trabalho, enquanto o ensino privado será exclusivamente destinado ao ingresso ao ensino superior.
Com o Novo Ensino Médio, a questão da oferta e qualidade da flexibilização curricular agrava as diferenças entre o ensino privado, que garante os investimentos estruturais para a oferta de uma educação ampla nas cinco áreas do conhecimento, e o ensino público, que poderá estar fadado a uma formação técnica e de baixa qualidade, acentuando as desigualdades sociais de acesso ao ensino superior e projetos de vida.checkCORRETO
No ensino médio público, a necessidade de inserção no mercado de trabalho é latente aos jovens estudantes, e a possibilidade de oferta de um ensino preparatório e técnico já nesta etapa obrigatória de educação básica garantirá a diminuição das desigualdades sociais no Brasil.
O ensino médio público estará estritamente vinculado ao ensino profissionalizante, com investimentos massivos do poder público que garantirão a oferta com qualidade concorrente ao ensino privado.
Resolução comentada:
A implementação do Novo Ensino Médio em escolas particulares tem abarcado uma ampla oferta de disciplinas optativas elencadas de acordo com as cinco áreas de conhecimento, que aliadas à infraestrutura das mesmas poderão garantir uma formação múltipla, intelectual e de qualidade aos jovens estudantes, premissa para o ingresso ao Ensino Superior nas melhores e maiores universidades do país. Podemos afirmar que o acesso ao um ensino propedêutico da academia estará garantido aos jovens oriundos de classes sociais mais favorecidas, que garantem o investimento em escolas particulares. Já o ensino público, caracterizado pelas destoantes desigualdades regionais supracitadas, estará fadado a uma formação técnica ou específica em determinadas áreas, a depender da infraestrutura pública existente e/ou investimentos realizados para que garantam as mesmas condições qualitativas e de formação equivalentes ao ensino privado, do contrário estará fadado a reproduzir de maneira ainda mais acentuada as históricas desigualdades de formação e projetos de vida.
Código da questão: 39692
9)
Acerca da conjuntura social no período das Grandes Navegações Europeias, os interesses dos colonizadores na conquista de novas terras provocaram conflitos com as populações nativas encontradas. Assinale a alternativa que indica corretamente quais eram esses interesses:
Alternativas:
A disputa entre as coroas por novos territórios, que garantiriam o poder hegemônico sob os demais reinos da Europa.
A perda de domínio de importantes rotas marítimas comerciais no período, havendo a necessidade de construção de novas cidades portuárias.
As Grandes Navegações tiveram como objetivo a catequização das populações indígenas pela Igreja Católica.
A busca por novos territórios que pudessem abrigar novos reinos, devido à instabilidade política de coroas como a espanhola e portuguesa.
O interesse na exploração dos recursos naturais, como madeira, ouro, e outras mercadorias valiosas na Europa neste período.checkCORRETO
Resolução comentada:
No período das Grandes Navegações, o interesse maior era de descoberta de rotas marítimas entre a Europa e a Ásia, o que culminou na chegada ao continente americano. Assim, a relação estabelecida com as novas terras, até então desconhecidas, foi de intensa exploração dos recursos naturais existentes, que por ventura intensifica as relações com a população nativa indígena, marcada por conflitos. No período denominado Brasil pré-colonial (1500-1530), a atividade exploratória desenvolvida pelos portugueses foi de extração
de recursos florestais, como o pau-brasil, cuja madeira de coloração avermelhada era extremamente valorizada enquanto corante de tecidos no mercado europeu. Posteriormente, o cultivo de cana de açúcar, sendo o açúcar valiosa mercadoria no período, concomitante com a extração de recursos minerais a serem repassados para a Coroa.
Código da questão: 39694
10)
As promulgações dos ordenamentos que criaram a Reforma do Ensino Médio geraram na sociedade civil surpresas e críticas quase instantâneas. Sobre o processo de concepção e aprovação desta Lei, bem como a reação da sociedade em geral, assinale a alternativa que melhor sintetiza tais aspectos:
Alternativas:
Os desafios históricos do Ensino Médio são conhecidos desde a década de 1990 e a aprovação da Medida Provisória (MP. Nº 746 de 2016) que cria o novo sistema, foram amplamente debatidos com toda sociedade civil por quase 20 anos antes de sua aprovação e vigência.checkINCORRETO
Concebida desde 2016, e vigente a partir da Medida Provisória em 2017, a Reforma do Ensino Médio tem sido criticada pela falta de articulação entre a formulação teórica da reforma e a aplicabilidade sob diferentes contextos escolares.
Promulgada através da Medida Provisória Nº 746, de 2016, a Reforma do Ensino Médio gerou críticas instantâneas devido à homogeneização do ensino, não considerando os diferentes contextos sociais e econômicos das escolas.
Primeiramente promulgada através de uma Medida Provisória (MP. Nº 746 de 2016) e posteriormente com a Lei (nº 13.415/2017), uma das principais críticas dos profissionais atuantes na área da educação foi a pouca participação dos professores, gestores e mesmo dos estudantes na formulação da Reforma do Ensino Médio.CORRETO
Criada a partir da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, e vigente em todo território nacional com o início do ano letivo em 2018, a importância da Reforma do Ensino Médio é questionada pela falta de planejamento de investimento público.
Resolução comentada:
A reforma do Ensino Médio foi primeiramente editada através da Medida Provisória Nº 746, de 2016, e justificada pelo governo federal como questão de urgência nacional. Posteriormente, foi promulgada através da Lei nº 13.415 ,de 16 de fevereiro de 2017. Deste modo, uma das primeiras críticas com a vigência da nova ordenação foi a pouca participação dos professores, gestores e mesmo dos estudantes devido oi curto período de tempo entre a formulação e a implementação da Reforma do Ensino Médio.
Código da questão: 39690

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando