Buscar

Prova psicologia social

Prévia do material em texto

Psicologia Social I 
Yaritssa Janaina Da Matta Rodrigues- 201903162238
Turma: 3008 MANHÃ TOM JOBIM AVI 
1- Qual foi a importância de Silvia Lane para a Psicologia Social? 
Silvia Lane tem um longo caminho profissional dentro da psicologia social, com isso é considerada uma das influências mais importantes no desenvolvimento de um projeto novo para a Psicologia chamado de “o projeto do compromisso social”.
Seu trabalho forneceu novos caminhos para a Psicologia, permitindo a construção de novos pensamentos na área da psicologia social, se tornando responsável pelo desenvolvimento do entendimento sócio-histórico na psicologia social no Brasil. 
Seus princípios sobre a prática acataram para a construção da Psicologia Social comunitária e também um apoio na construção de um novo projeto de psicologia.
2- Qual é a contribuição de Gabriel Tarde para a Psicologia Social?
 Gabriel Tarde é considerado o Pai da Comunicação na sociedade. Faleceu em 1904. Tarde criou o termo Psicologia Social. 
Tarde era contra a limitação biológica da sociologia de Spenser, porém negou fervorosamente a realidade de uma consciência coletiva também, independente dos indivíduos. Ele enfatiza que os resultados da sociedade sobre o comportamento individual não são a consequência de processos psicológicos independentes e localizados fora do indivíduo, porém o resultado das “reações recíprocas entre as consequências “. Isso o levou a considerar seu sistema psicológico como uma interpsicologia, onde o processo básico era encontrado na imitação e na inversão como motor do intercâmbio social. 
Afirmava que a sociologia deve ser estabelecida na psicologia. 
As contribuições de Gabriel Tarde para a Psicologia Social foram: as leis da imitação (1890) e a lógica social (1895), que foram gerados em uma única obra, onde só título inicial seria “Psicologia Social e Lógica Social”. Se a ideia inicial fosse mantida, o texto de Tarde seria o primeiro sobre a disciplina. 
3- Quem foi Norman Triplett e por que ele é considerado um dos pioneiros no estudo científico da Psicologia Social? 
O psicólogo Norman Triplett foi o pioneiro da psicologia do esporte na América norte. 
Em 1897 investigou em que momento os ciclistas pedalavam mais rápido, se acompanhados ou sozinhos. Percebeu que os ciclistas tinham performances melhores quando pedalavam em grupo. Para testar sua teoria, juntou um grupo e crianças e foram a uma pescaria, lá registrou a velocidade em que elas recolhiam a linha no molinete, confirmando que os que estavam sozinhos tinham um desempenho menor dos que estavam em pares. 
4- Porque a Psicologia Social acabou gerando dois âmbitos?
Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.
Surgiu no século XX como uma área de atuação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, entre outros.
Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica[2] procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Já a Psicologia Social Sociológica[3] tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive. Em outras palavras, os psicólogos sociais da primeira vertente tendem a enfatizar principalmente os processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais, enquanto os últimos tendem a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.
Mesmo antes de estabelecer-se como psicologia social as questões sobre o que é inato e o que é adquirido no homem permeavam a filosofia mais especificamente como questões sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade, (pré-científicas segundo alguns autores) avaliando como as disposições psicológicas individuais produzem as instituições sociais ou como as condições sociais influem o comportamento dos indivíduos. Segundo Jean Piaget (1970) é tarefa dessa disciplina conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influencia sociais.
Enquanto área de aplicação distingue-se por tomar como objetos as massas ou multidões e fenômenos coletivos, como linchamento, racismo, homofobia, transfobia, lesbofobia, bifobia, fanatismo, terrorismo, ou a utilização do marketing e propaganda (inclusive política) e de técnicas em dinâmica de grupo nas empresas, coletividades ou mesmo na clínica (terapia de grupos). Nessa perspectiva poderemos estabelecer uma sinonímia ou equivalência entre as diversas psicologias que nos apresentam como sociais: comunitária, institucional, dos povos (etnopsicologia), das multidões, dos grupos, comparada (incluindo a sociobiologia), etc..
5- Como Mc Dougall explicava os fenômenos sociais?
William MacDougall (1871 – 1929),Foi um Psicólogo Social e Sociólogo inglês, que se muda para os Estados Unidos, e no ano de 1920 aceita o convite para ensinar Psicologia Social na Universidade de Harvard.
Segundo ele, as forças constituídas pelos instintos sociais evidenciam as condutas sociais ou os comportamentos em grupo e os comportamentos coletivos.
Sendo, para ele, estes instintos sociais são inatos e múltiplos, ainda em número de dezoito.

Continue navegando