A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Atividade Avaliativa Texto Bernardete A. Gatti Didática e formação de professores

Pré-visualização | Página 1 de 1

Goiás, 19 de janeiro de 2021
Curso: Licenciatura plena em História
Disciplina: Didática 
Docente: Dr. Marcos Antônio Cunha Torres
Discente: Carlos Vinícius Soares Costa 
 
Atividade Avaliativa Texto Gatti
1- Comente o contexto apontado por Gatti e suas relações com o processo educativo.
O presente texto apresenta um contexto para debate e reflexões sobre os desafios que atravessam a formação de professores para a educação básica, nesse sentido o texto coloca em pauta que a formação de professores envolve considerar condições situacionais. Sua relação com o processo educativo se dá pelo fato de questionamentos sobre como formar os docentes começam a ser levantado, onde as bases institucionais e curriculares não são mais condizentes com os desafios que as novas gerações estão a colocar, no entanto assim novas situações conflitantes surge no meio social e desafia a compreensão. 
2- Analise os dados sobre a educação apontados pela autora
A autora mostra que tem sido desenvolvido esforços em vários níveis da gestão educacional, observou um incremento nos investimentos públicos em educação nos últimos 20 anos, o que gerou o atendimento na primeira etapa do ensino fundamental, redução da evasão e da defasagem idade-série, ampliação no atendimento na pré-escola e nas matrículas do ensino médio e profissional. Em compensação, ainda se encontram grandes desafios na trajetória escolar das crianças e jovens. São encontrados problemas no processo de alfabetização dessas crianças e o desempenho dessas pessoas em exames nacionais evidencia o quadro problemático. Os problemas em relação as licenciaturas são a qualidade do ensino ofertado, há a redução curricular e de horas de formação, currículo em pouca vocação para formar docentes, o formato a distância com pouca qualificação. Aos professores de escola pública, mostram que poucos tem formação na área que se trabalha. Sendo assim conclui que, no entanto, ainda se mostram graves problemas na trajetória escolar das crianças e jovens que se constituem em enormes desafios às políticas da educação em seus efeitos, e nesse sentido que ficam a dever em questões de qualidade e inclusão educacional. 
3- Indique a discussão apresentada entre formação de professores e qualidade da educação. 
A discussão acercas desses pontos e que se insere questões acerca de que estão formando profissionais inadequados para exercer o trabalho nas condições impostas atualmente, e necessário buscar alternativas que viabilizem a ação coletiva que permita trazer possibilidades para o processo de formação profissional especializada, desse modo a questão social e um fator muito importante visto que e preciso compreender a realidade social dos alunos e trabalhar de modo com que todos consigam de fato concretizar o processo educacional. 
4- Discuta a relação entre a base teórica, domínio crítico e profissionalização docente.
A relação entre esses pontos e que, para que se consiga nas instituições instaurar um novo modo de pensar a formação de docentes e necessário definir melhor o valor e o papel dessa formação e nesse sentido que há a necessidade de haver de um lado a consciência de que se chegou a uma situação totalmente insatisfatória nessa formação, assim segundo o texto no que diz a respeito do domínio crítico, e que se tenha contribuições fundantes originárias do campo das Teorias Pedagógicas e da Didática ao Conjunto de Áreas que são objeto dessa formação e da especialização de docentes, considerando sempre que os professores são profissionais da educação, com uma função social específica, o que de fato pede por uma formação específica em adequação com o trabalho que irá realizar, ou seja uma formação aliada a perspectivas éticas com consciência das condições sociais na qual será inserida sua atuação.