Buscar

APX2 2020-2 de 16 a 22-11 até 17 hrs

Prévia do material em texto

Avaliação Presencial - APX2
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS II
Coordenação: Angela Carrancho e Regina C da Silva
Professores a Distância: Ana Cláudia Rayol, Marta de Abranches e Virginia Muniz
CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas 
POLO: Piraí 
ALUNO: Aline Beatriz da Silva Galvan 
MATRÍCULA: 19114020299 
DATA: 19 / 11 / 2020
 
	
PROVA INDIVIDUAL
 
	
	
Em uma escola de Ensino Fundamental, dois grupos de professores trabalharam numa pesquisa sobre dois teóricos construtivistas que contribuíram para o entendimento da aprendizagem humana. Cada grupo escolheu um teórico para montar seu projeto. O que resultou na execução de projetos e estratégias de trabalhos pedagógicos diferenciados.
QUESTÃO 1 – 5pts / máximo 15 linhas.
Grupo 1:  inicia o trabalho aplicando um exercício diagnóstico para levantar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao conceito que será trabalhado em aula; interpreta os resultados do exercício; organiza os grupos de trabalho de forma homogênea a partir de faixas etárias aproximadas e dos resultados do exercício diagnóstico; planeja intervenções de acordo com o desenvolvimento cognitivo dos alunos, ou seja, daquilo que eles já sabem fazer; considera os tipos de erros nos exercícios realizados como dados fundamentais para as futuras ações pedagógicas.
-Elabore um texto corrido, com as próprias palavras, identificando o teórico que serve de base para esse projeto (nome do teórico), a partir do material didático da UNIDADE 2. Descreva como ocorre o desenvolvimento cognitivo para esse teórico.
Resposta. 
O teórico que serve de base para o projeto do grupo 1 é Jean Piaget. O mesmo investiga o desenvolvimento cognitivo de crianças de forma experimental. Ele observa as crianças e, de acordo com sua idade, adota diferentes abordagens para estudar seu grau de desenvolvimento. Esse teórico adota o método crítico, onde crianças são submetidas a uma série de atividades; utiliza entrevista clínica, onde objetivo é fazer com que a criança responda uma série de perguntas da forma mais livre e espontânea possível. O desenvolvimento se dá segundo esse teórico per meio de etapas, onde a progressão é condicionada pela superação da etapa anterior. Segundo Piaget a inteligência é construída através da interação do homem com o ambiente. Para ele, o desenvolvimento humano passa por estágios: sensório-motor, até 2 anos, onde o movimento permite a percepção do universo; pré-operatório, de 2 até 7 anos, onde aparece a linguagem; operatório-concreto, de 7 até 12 anos, com logica para solucionar problemas concretos; operatório formal, acima de 12 anos, onde a lógica anterior é ampliada com solução de problema abstratos, capacidade de discutir valores morais, desenvolvendo autonomia.
QUESTÂO 2 - 5pts / máximo 15 linhas.
Grupo 2: inicia o trabalho pedindo a turma que se organize em grupos de forma livre.  Propõe uma pesquisa sobre o conceito que será trabalhado em aula; os grupos devem realizar a pesquisa utilizando os recursos disponíveis: internet e material didático; planeja acompanhar os grupos em suas pesquisas e sanar as dúvidas que surjam; propõe a  cada tempo novas questões sobre o tema para aprofundar a pesquisa e ampliar as possibilidades de novas aprendizagens, potencializando o desenvolvimento cognitivo dos alunos; os grupos que terminam a tarefa são convidados a colaborarem com os outros grupos que ainda estão trabalhando.
-Elabore um texto corrido, com as próprias palavras, identificando o teórico que serve de base para esse projeto (nome do teórico), a partir do material didático da UNIDADE 2. Descreva como ocorre o desenvolvimento cognitivo para esse teórico.
Resposta. 
O grupo 2 se baseia na teoria de Lev Vygotsky. Para esse teórico, o sujeito não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intrapessoais e interpessoais. Vygotsky enfatizava que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados. Sendo assim, o professor tem o papel explícito de interferir nos processos e provocar avanços nos alunos, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal. Onde o aluno, não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende com o outro aquilo que seu grupo social produz. O desenvolvimento cognitivo é produzido pelo processo de internalização da interação social com materiais fornecidos, sendo que o processo se constrói de fora para dentro. A ideia central para a compreensão de suas concepções sobre o desenvolvimento humano como processo socio-histórico é a ideia de mediação: enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, como no construtivismo e sim, pela mediação feita por outros sujeitos.
Referências:
ANTONIO, Rosa Maria. Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica: o desafio do método dialético na didática. Maringá, 2008.
Jean Piaget: pensiero pedagogico e cognitivismo. Disponível em:< https://www.studenti.it/jean-piaget-pensiero-pedagogico-e-cognitivismo.html.> Acesso em: 19 de nov. de 2020. 
OLIVEIRA, Paulo Eduardo de (org.). Filosofia e educação: aproximações e convergências / Paulo Eduardo de Oliveira (org.). Curitiba: Círculo de Estudos Bandeirante s, 2012.

Continue navegando