Buscar

APX2 - Fundamentos da Educação 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

Avaliação Presencial - APX2 DISCIPLINA: FUNDAMENTOS II Coordenação: Angela Carrancho e Regina C da Silva Professores a Distância: Ana Cláudia Rayol, Marta de Abranches e Virginia Muniz 	 CURSO: Ciências Biológicas 
 	 POLO: Nova Friburgo 
 	 ALUNO: Daiane Vieira 
 	 MATRÍCULA: 20112020197 	 	 DATA: 09 / 06 / 2021-1 
 Data:   De 6 de junho (16h), até 12 de junho (16h) 	PROVA INDIVIDUAL 
	
QUESTÃO 1 - Segundo Vygotsky, indivíduo não se desenvolve apenas de acordo com a sua idade biológica, a interação que ele tem com o meio em que vive tem grande influência no seu desenvolvimento. Vygotsky desenvolveu 3 zonas do desenvolvimento cognitivo: desenvolvimento real, onde o indivíduo já sabe faz sozinho; desenvolvimento potencial, é o que o indivíduo ainda vai aprender; e desenvolvimento proximal, é o meio termo, é a atividade que o aluno necessita de um mediador para instruí-lo. O mediador, no caso o professor tem um papel muito importante, ele deve analisar em qual zona do desenvolvimento o aluno se encontra, e dar o suporte necessário. Todo aluno tem direito a uma educação inclusiva é aquela que possibilita que todos participem de maneira igualitária. Como nem toda criança aprende com a mesma facilidade, o mediador deve planejar de modo que todos tenham acesso ao aprendizado.
"todas as crianças podem aprender e se desenvolver... As mais sérias deficiências podem ser compensadas com ensino apropriado, pois, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental" (VIGOTSKI, 1989).
QUESTÃO 2 - Segundo Piaget a criança passa de um nível de saber “menor” para um mais complexo. No Estágio das operações concretas que vai dos 6 aos 12 anos, a criança começa a desenvolver um pensamento lógico, já sabe formar opinião sobre determinados assuntos, já consegue solucionar problemas, consegue enxergar pontos de vista diferentes e está sempre buscando a aprovação. Os jogos com regras são excelentes para criança aprender a esperar a sua vez, quando ela deve agir, vai estimular ela a criar estratégias. Jogos como charadas também são bons para avaliar o conhecimento, e incentivar a criança a querer aprender mais, pois ela sempre vai querer acertar as perguntinhas.
REFERÊNCIAS
PRAXEDES, Michele. Enfase Educacional. Atividades para o Estágio Operatório Concreto - RESPOSTA #4. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3qYFSYYSh58>. Acesso em: 09/06/2021.
PIZZINI, Ana Amélia; TURECK, Lucia Terezinha Zanato. As contribuições da Psicologia Histórico-Cultural na busca de mediações para com os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_edespecial_artigo_ana_amelia_pizzini.pdf. Acesso em: 07/06/2021.
VYGOTSKY L. S. Obras completas. Tomo cinco: Fundamentos de Defectologia. Havana: Editorial Pueblo Y Educación, 1989.