Buscar

Tema 01 A evolução da relação entre sociedade e natureza os sistemas naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 01 – A evolução da relação entre sociedade e natureza – os sistemas naturais
A relação entre sociedade e natureza tem se modificado bastante ao longo do tempo. Para compreender a dinâmica existente entre os seres humanos e os recursos naturais, é importante levar em conta que nosso planeta faz parte de um grande sistema.
No modelo proposto por Drew (1986), é possível identificar três grandes conjuntos naturais; a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera.
A biosfera representa a vida no planeta em todas as suas dimensões. A existência dessa camada (biosfera) só é possível por conta das relações existentes com as demais camadas e a liberação de fluxos energéticos, os quais mantém o planeta em equilíbrio.
A litosfera compreende a parte sólida do planeta, caracterizando-se pela presença das rochas e a sua consequente decomposição: o solo. Essa camada serve de fixação e meio de desenvolvimento das espécies.
A atmosfera representa a camada gasosa que envolve o planeta, os gases são fundamentais para manutenção da temperatura do planeta e as funções vitais dos seres.
a hidrosfera, a qual consiste na água em todas as suas formas. Afinal, além de servir como meio de sobrevivência para diversas espécies, também é vital para diversas funções fisiológicas dos seres vivos.

Continue navegando