Buscar

2 5 GABARITO - Lista de atividades Aula 2 - Atomicidade - 2º parte Modelos partículas atômicas, comparando átomos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2.5.GABARITO - Lista de atividades – Aula 2 - Atomicidade - 2º parte – Modelos partículas atômicas, comparando átomos. 
1. Alternativa “c”.
O número atômico (Z) é a quantidade de prótons. Essa informação aparece no canto inferior esquerdo do símbolo do elemento, ou seja, 80.
Visto que o número de massa (A) fica do lado superior esquerdo do símbolo do elemento, ou seja, é igual a 200, e esse número de massa é igual à soma dos prótons com os nêutrons, podemos encontrar a quantidade de nêutrons da seguinte forma:
A = p + n
n = A -p
n = 200 – 80
n = 120
Quando o elemento está no estado fundamental, a quantidade de elétrons é exatamente igual à quantidade de prótons, sendo, portanto, igual a 80.
2. Alternativa “c”.
Se o elemento estivesse no estado fundamental, o número atômico (prótons) seria igual à quantidade de elétrons. Visto que está com a carga +1, significa que ele perdeu um elétron, ou seja, antes ele tinha 37 elétrons. Portanto, o seu número atômico é 37.
3. Alternativa “a”.
O número atômico é igual ao número de prótons: 83.
Já o número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons: 83 + 126 = 209.
 
4. Alternativa “d”.
Os prótons aparecem no canto inferior esquerdo do símbolo do elemento, ou seja, 11.
No estado fundamental, temos que prótons = elétrons, ou seja, havia 11 elétrons, mas a carga +1 indica que o átomo perdeu um elétron, ficando com 10.
Visto que o número de massa (A) fica do lado superior esquerdo do símbolo do elemento, ou seja, é igual a 23, e esse número de massa é igual à soma dos prótons com os nêutrons, podemos encontrar a quantidade de nêutrons da seguinte forma:
A = p + n
n = A -p
n = 23 – 11
n = 12
5. Alternativa “c”.
O átomo neutro do gás nobre possui número atômico 10, o que significa que a quantidade de elétrons também é igual a 10. Portanto, segundo o enunciado, o número de elétrons do cátion X2+ é também igual a 10. A carga +2 indica que o átomo perdeu 2 elétrons, o que significa que no estado fundamental ele tinha 12 elétrons e também número atômico igual a 12.
6. Alternatia “e”.
O número atômico é o número de prótons que o átomo possui. No estado fundamental, os prótons são iguais aos elétrons. Visto que é um cátion trivalente, ou seja, possui a carga +3, ele perdeu 3 elétrons, ficando com 76, o que significa que antes ele tinha 79 elétrons e número atômico também igual a 79.
Já o número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons:
A = p + n
A = 79 + 118
A = 197
7. Alternativa “a”.
Preenchendo completamente a tabela temos:
Os isótopos são os que possuem o mesmo número atômico ou quantidade de prótons. Olhando na tabela vemos que o D e o J são isótopos. Já os isóbaros são os que possuem o mesmo número de massa, que é o caso do G e do J.
8. Alternativa “a”.
Espécies isoeletrônicas são átomos e/ou íons que possuem a mesma quantidade de elétrons. Assim, precisamos primeiro descobrir a quantidade de elétrons em cada caso na alternativa:
* N3-: No estado fundamental, o N possui sete prótons e sete elétrons. Mas como sua carga é 3-, isso significa que ele ganhou 3 elétrons, ficando com 10 no total;
* F-: No estado fundamental, o F possui 9 prótons e 9 elétrons. Mas como sua carga é 1-, isso significa que ele ganhou 1 elétron, ficando com 10 no total;
* Al3+: No estado fundamental, o Al possui 13 prótons e 13 elétrons. Mas como sua carga é 3+, isso significa que ele perdeu 3 elétrons, ficando com 10 no total.
9. Alternativa “a”.
Visto que são isótopos, a quantidade de prótons ou do número atômico (Z) é igual nos três átomos. O número atômico é representado no canto inferior esquerdo do elemento, isto é, é igual a 1 em todos os casos. Na parte superior é mostrado o número de massa (A), que é a soma dos prótons com os nêutrons. Assim, basta diminuir o número de massa de cada espécie pelo número de prótons e assim descobrimos o número de nêutrons:
* prótio (1H1): 1 – 1 = 0;
* deutério (1H2): 2 – 1 = 1;
* trítio (1H3): 3 – 1 = 2.
10. Alternativa “d”.
Os isótonos possuem o mesmo número de nêutrons, que é encontrado pela subtração do número de massa (canto superior esquerdo) pelo número de prótons (canto inferior esquerdo). Assim, temos:
20Ca40 = 40 – 20 = 20.
11. Alternativa “a”.
Se o átomo “X” é isótono do átomo 25Mn55, isso significa que ele possui 30 nêutrons (55-25). E se ele é isoeletrônico do íon 2860Ni2+, quer dizer que ele possui 26 elétrons (28 – 2). Visto que está no estado fundamental, o átomo “X” também possui 26 prótons. Assim, para descobrir o seu número de massa, basta somar os prótons com os nêutrons: A = 30 + 26 = 56.
12. Alternativa “a”.
a) Correta.
b) Incorreta. Isóbaros são entidades químicas que possuem o mesmo número de massa.
c) Incorreta. Isótopos são entidades químicas que possuem o mesmo número de prótons.
d) Incorreta. São relações que dizem respeito apenas ao número do átomo.
e) Incorreta. Vide item anterior.

Continue navegando