Buscar

gestao informatica

Prévia do material em texto

DELEGAÇÃO DE NAMPULA
CURSO DE LICENCIATURA EM GESTÃO DE EMPRESAS DISCIPLINA DE NOÇÕ INFORMATICA DE GESTAO/ 3º ANO TURMA A
NOME׃ ZAINO HEMEDE JUMA CASSAMBE DOCENTE׃ PAULO JASSULA
TRABALHO INDIVIDUAL
Índice
O que é um coronavírus	3
O que é Covid˗19	3
Quais são os sintomas do Covid-19	3
Como que se espelha o Covid-19	3
E possível que o vírus causador do Covid-19 seja transmitido pelo ar	4
Quem esta em risco de desenvolver a doença grave	4
Existe uma vacina, medicamento ou tratamento para o Covid-19	4
O que é um coronavírus 
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais ou seres humanos. Vários coronavírus são conhecidos por causarem infecções respiratórias em seres humanos, que variam de constipação normal a doenças mais graves, como a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória Aguada Grave (SARS). O coronavírus descoberto muto recentemente causa uma doença chamada de coronavírus Covid˗19
O que é Covid˗19
Covid-19 e uma doença infecciosa causada pelo coronavírus descoberta muito recentemente. Este novo vírus e doença eram desconhecidos até o começo do surto em wuham, china, em Dezembro de 2019
Quais são os sintomas do Covid-19
Os sintomas mas comuns do Covid-19 são febre, cansaço, tosse seca e dificuldade respiratória. Alguns pacientes podem sentir dores, congestão nasal, prurido no nariz, garganta inflamada ou diarreia. Estes sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas mas não apresentam sintomas e sentem-se bem. A maioria das pessoas (cerca de 80%) recupera-se da doença sem precisar de tratamento de suporte. Cerca de 1 em cada 6 pessoas infectadas pelo Covid-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldades respiratórias. As pessoas idosas e pessoas que tem problemas médicos subjacentes, como pressão alto, problemas cardíacos ou diabetes, tem maior probabilidade de desenvolver doença morreram. Pessoas com febre, tosse e dificuldades respiratórias devem procurar cuidados médicos.
Como que se espelha o Covid-19
As pessoas que podem contrair o Covid-19 de outras pessoas infectadas pelo vírus. A doença pode espalhar-se de pessoas para pessoas através de pequenas gotículas que se espalham saindo do nariz ou da boca quando umas pessoas com Covid-19 tosse, expira, fala ou canta. Essas gotículas pousam em objectos ou superfície em voltada pessoa, então, quando outras pessoas tocam nesse objectos ou superfície e depois tocarem nos olhos, no nariz ou na boca ai contraem contrair Covid-19. As pessoas também podem contrair o Covid-19 se inspirarem as gotículas que saem quando uma pessoas com Covid-19 tosse, expira, fala ou canta. Este e o motivo por que e importante ficar a mais de 1 metro de uma pessoa doente. 
A OMS esta a avaliar pesquisas em curso sobre as formas como Covid-19 e espalhado e continuara a partilhar descobertas actualizando
E possível que o vírus causador do Covid-19 seja transmitido pelo ar 
Estudos ate agora sugerem que o vírus que causa o Cvid-19 e transmitido 
Principalmente pelo contacto com gotículas respiratórias, e não pelo ar. Ver a resposta anterior em (como que e se espalha o Covid-19)
Quem esta em risco de desenvolver a doença grave 
Embora estejamos ainda a estudar como o Covid-19 afecta os seres humanos, sabe-se que pessoas idosas e pessoas com outras doenças como pressão alta, doenças cardíacas ou diabetes tem maior risco de desenvolver doenças grave do que as outras pessoas.
Existe uma vacina, medicamento ou tratamento para o Covid-19
Ainda não. Até agora, não existe vacina nem medicamento antiviral especifico para prevenir ou tratar o Covid-19. Contudo, as pessoas afectadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas. Pessoas com doença grave devem ser hospitalizadas. A maioria dos doentes com Covid-19 recupera-se com medidas básicas de apoio.
As formas mais eficazes de protecção a si e aos outros contra o Covid-19 são׃
Lavar as frequentemente as mão, cobrir a boca e o nariz com a curva do cotovelo ou lenço ao tossir ou expirar, manter uma distância de pelo menos 1 metro das pessoas. Para mais informação, vide as medidas básica de protecção contra o novo coronavírus.

Continue navegando