Buscar

2- Homeostase

Prévia do material em texto

Homeostase 
A homeostase ou homeostasia é o processo pelo qual o organismo mantém constantes as condições internas necessárias para a vida. O termo é aplicado ao conjunto de processos que previnem variações na fisiologia de um organismo. Embora as condições externas estejam sujeitas as variações, os mecanismos homeostáticos garantem que os efeitos destas mudanças sejam mínimos para os organismos. No homem e em outros mamíferos a homeostase ocorre tanto nas células isoladas como nas integradas, nos fluidos corporais, tecidos e órgãos. Assim, a homeostase ocorre em nível celular e corporal
Componentes dos sistemas de controle homeostático
Mecanismos de controle da homeostasia
A homeostasia é controlada principalmente por dois mecanismos distintos, chamados de (alça de) retroalimentação (feedback) negativa e positiva
Tanto a retroalimentação negativa quanto a positiva envolvem um receptor, um centro de controle, com um ponto fixo, e um efetor.
Retroalimentação negativa
A retroalimentação negativa é definida como um mecanismo que reduz o efeito do estímulo perturbador, fazendo com que a variável ou variáveis retorne(m) ao seu valor(es) normal(is)
Ex. Regulação da pressão arterial, regulação da glicemia, regulação da pressão parcial de CO2
A eficiência deste mecanismo de controle pode ser medida utilizando-se o cálculo do ganho.
Retroalimentação Positiva
A retroalimentação positiva é definida como um mecanismo que aumenta o efeito do estímulo perturbador, fazendo com que a variável ou variáveis se distancie(m) do(s) valor(es) normai(s)
Ex. Parto e Hemorragia profunda.

Continue navegando