Buscar

TUTORIA 1.1 E agora? - Conceituar homeostase, identificando a dinâmica complexa de sua manutenção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Shelton Charles	Medicina - UniFG	2022.2
Conceituar homeostase, identificando a dinâmica complexa de sua manutenção.
A homeostasia é a condição de equilíbrio no ambiente corporal interno resultante da interação constante entre os muitos processos regulatórios corporais. A homeostasia é uma condição dinâmica. Em resposta às condições variáveis, o equilíbrio corporal pode deslocar-se entre pontos em um intervalo estreito compatível com a manutenção da vida. A doença é usualmente considerada um estado de ruptura da homeostasia.
Para animais multicelulares, o meio interno é o ambiente aquoso interno que circunda as células. É um “mar interno”, dentro do corpo, chamado de líquido extracelular. Como o líquido extracelular é uma zona de tamponamento entre as células e o mundo externo, os processos fisiológicos elaborados evoluíram para manter a composição do LEC relativamente estável.
Algumas perturbações vêm do ambiente externo na forma de agressões físicas como o calor intenso de um dia quente de verão ou a falta de oxigênio suficiente para aquela corrida de 3.200 m. Outros agravos se originam no ambiente interno, como o nível de glicose sanguínea que cai muito quando a pessoa não ingere seu desjejum. Os desequilíbrios homeostáticos também podem ocorrer por causa de estresse psicológico no nosso ambiente social – as demandas do trabalho e da escola, por exemplo. Na maioria dos casos, a perturbação da homeostasia é moderada e temporária e as respostas das células do corpo reestabelecem rapidamente o equilíbrio no meio interno. Entretanto, em alguns casos a perturbação da homeostasia pode ser intensa e prolongada, como no envenenamento, na superexposição a temperaturas extremas, na infecção grave ou em uma grande cirurgia.
Felizmente, o corpo tem muitos sistemas regulatórios que podem normalmente levar o ambiente interno ao equilíbrio. O sistema nervoso regula a homeostasia por intermédio do envio de sinais elétricos conhecidos como impulsos nervosos (potenciais de ação) aos órgãos que podem regular mudanças que promovam o retorno ao estado de equilíbrio. O sistema endócrino inclui muitas glândulas que secretam moléculas mensageiras para o sangue chamadas hormônios. Os impulsos nervosos normalmente causam mudanças rápidas, enquanto os hormônios em geral trabalham mais devagar.
Sistemas de retroalimentação (feedback)
O corpo pode regular seu ambiente interno por intermédio de muitos sistemas de retroalimentação. Um sistema de retroalimentação ou alça de retroalimentação é um ciclo de eventos em que o estado de uma condição corporal é monitorado, avaliado, alterado, remonitorado, reavaliado e daí por diante.
Cada variável monitorada, como a temperatura corporal, a pressão arterial ou o nível de glicose sanguínea é chamada condição controlada. Qualquer perturbação que modifique uma condição controlada é chamada de estímulo.
Um sistema de retroalimentação inclui três componentes básicos: um receptor, um centro de controle e um efetor:
· Receptor: É a estrutura corporal que vai receber os estímulos (modificação de uma condição controlada) e envia informações para o centro de controle. Isso ocorre geralmente na forma de impulsos nervosos ou sinais químicos.
· Centro de controle: Componente que vai avaliar as informações recebidas do receptor. Em reflexos endócrinos o centro de controle é a própria célula endócrina e em reflexos nervosos o centro integrador é o sistema nervoso central (SNC)
· Efetor: É uma estrutura corporal que recebe efluxos do centro de controle e provoca uma resposta ou um efeito que modifica a condição controlada.
Os reflexos endócrinos que não estão associados com o sistema nervoso não usam os receptores sensoriais para iniciarem suas vias. Em vez disso, as células endócrinas atuam como sensor e como centro integrador do reflexo. Por exemplo, a célula beta-pancreática detecta mudanças na concentração de glicose do sangue e responde diretamente a essas mudanças. Portanto, a célula beta é uma célula endócrina que é tanto um sensor como um centro integrador.
Em um sistema de retroalimentação, a resposta do sistema “alimenta retroativamente” com informações que modificam uma condição controlada de algum modo, seja diminuindo-a (retroalimentação negativa) ou aumentando-a (retroalimentação positiva).
Sistema de Retroalimentação Positiva
Um sistema de retroalimentação negativa reverte uma variação em uma condição controlada.
Por exemplo, se a temperatura do seu corpo está muito elevada, a retroalimentação negativa irá agir para trazê-la novamente para baixo para o valor normal. Primeiro, a alta temperatura será detectada pelos sensores que são células nervosas com terminações em sua pele e cérebro e retransmitida para o centro de controle regulador de temperatura do seu cérebro. O centro de controle irá processar as informações e ativar efetores, tais como as glândulas sudoríparas, cujo trabalho é se opor ao estímulo diminuindo a temperatura do corpo.
Sistema de Retroalimentação Positiva
Ao contrário de um sistema de retroalimentação negativa, um sistema de retroalimentação positiva tende a aumentar ou a reforçar uma mudança em uma condição controlada do corpo.
No parto, a cabeça do bebê é pressionada contra o cérvix e ativa neurônios no cérebro. Os neurônios enviam um sinal que leva à liberação do hormônio oxitocina pela hipófise. A oxitocina aumenta as contrações uterinas e, consequentemente, a pressão no cérvix. Isso provoca a liberação de mais oxitocina que produz contrações mais fortes. Essa retroalimentação positiva se mantém até o nascimento do bebê.

Outros materiais