Buscar

projeto_portifoilio_PGD_1_2020

Prévia do material em texto

PROJETO PORTFÓLIO
PROTFÓLIO EM FORMAÇÃO – 1º SEMESTRE – 2020
O curso de Pedagogia tem em sua grade a disciplina Portfólio em Formação com a carga de 324 horas, que é distribuída através de projetos semestralmente, equivalendo a 54 horas. Neste semestre, tivemos a colaboração dos professores: 
a)- A professora Rosane Carvalho, na disciplina Ciências Humanas I, no período matutino, a qual aplicou o Projeto da criação de um portfólio, no qual os alunos relataram suas vivências no curso durante o semestre.
b)- O Professor Fernando Campos, na disciplina Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Práticas, durante o semestre o professor trabalhou diferentes gêneros textuais, entre eles a fotografia, com os 2º,3º,4º e 5º semestres do noturno. Sendo assim, projeto baseia-se em reflexões e análises das imagens de Sebastião Salgado, o projeto Portfólio em Formação recebeu no nome de: A escola e a esperança de um mundo novo.
c)- A Professora Lilian Steffens, na disciplina Estágio Curricular, no período noturno, trabalhou com o primeiro e sexto semestres, trabalhou em Portfólio de Formação, o seguinte tema: A Pedagogia e a experiência com aulas remotas em tempo de pandemia. Os alunos socializaram suas experiências sobre o período da pandemia.
Projeto – Relatos de suas experiências no curso de Pedagogia
Professora Responsável: Rosane Vicente
Introdução: 
A palavra portfólio significa uma pasta ou arquivo aonde contém os dados de uma pesquisa. O portfólio é um nome que se dá a um conjunto de tarefas realizadas durante um período de tempo. 
O portfólio tem como objetivo fazer com que o aluno tenha uma autorreflexão sobre suas aprendizagens durante uma determinada experiência acadêmica. 
Objetivos: Descrever suas experiências acadêmicas sobre os conhecimentos adquiridos, durante o semestre. 
Público alvo: Alunos de 1º, 2º, 3º e 4º semestre de Pedagogia/Matutino.
Metodologia: 
O aluno deverá escrever no início do semestre (1º de 2020), suas expectativas, seus sonhos, sobre o curso, em forma de introdução. 
A partir daí deverá observar as aulas de diferentes professores, de diferentes disciplinas, em diferentes dias. A metodologia usada, a forma de ensinar, as ferramentas, a postura dos professores, etc. 
Durante todo o semestre, o aluno escreverá em seu portfólio suas observações sobre as aulas, fazendo análise dos processos e metodologias usadas pelos professores. 
No final, deverá entregar o portfólio, que conterá além, das observações e análises sobre as aulas, uma conclusão, em relação as suas expectativas, o que foi relevante, como foi sua aprendizagem, o que foi bom e ruim como experiência para sua vida acadêmica. 
Data de entrega: 31 de maio de 2020. 
Bibliografia: 
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores. SP: Cortez, 2011.
ALVARENGA, G.M. et al. Portfolio: conceitos básicos e indicações para utilização. Universidade Estadual de Londrina\Paraná-Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, pp. 137-145. jan./abr. 2006. 
GUSMAN, A.B. et al. Portfolio: conceito e construção. Universidade de Uberaba\Minas Gerais-Brasil. 
VIEGAS, J.B. Técnicas de trabalho- Como fazer um portfolio. Disponível em: http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/portfolio.pdf. Acessado dia 24\10\13. 
EVIDÊNCIAS
 
 
PEDAGOGIA - UNIFACCAMP
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos- Fundamentos e Práticas
Portfólio 2º, 3º, 4 e 5º
 TEMA: A escola e a esperança de um mundo novo
Atividade em grupo (até 7 alunos)
Objetivo: Analisar fotografias de escolas e salas de aula do Brasil e do mundo, feitas pelo fotógrafo Sebastião Salgado, na década de 1990.
Metodologia: 
- O professor enviará, por WhatsApp, 15 (quinze) fotografias retiradas dos livros Terra e O berço da desigualdade, do fotógrafo Sebastião Salgado.
- Cada grupo (7 alunos) irá escolher e analisar 5 fotografias. Para orientação da análise o grupo deverá seguir o seguinte roteiro:
- A foto possui título? Se não possui deem um título para ela.
- Qual é o tema da fotografia? Quais ações estão sendo retratadas?
- Existem pessoas retratadas? Quem são? 
- O que diz as suas expressões faciais?
- Como elas se vestem? O que estão fazendo?
- Que objetos são retratados? Como aparecem?
- Que tipo de paisagem aparece?
- Há indícios do tempo histórico retratado?
- É possível identificar práticas sociais nas imagens?
- Quem elaborou esta imagem? Com qual objetivo?
- Para quem ela foi feita?
- Existe alguma inscrição na imagem?
- Existe alguma relação da imagem com o nosso contexto atual
Entrega do Portfólio (26/05)
O resultado final deverá ser entregue por escrito: 
Uma página para cada foto e respectiva análise
EVIDÊNCIA
UNIFACCAMP CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CAMPO LIMPO PAULISTA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Portfólio: A escola e a esperança de um novo mundo.
AMANDA RIZZARDI DA SILVA – RA:28191
EDILAINE PESSIN ANUNCIAÇÃO - RA: 29120
ROSELAINE DE NOVAIS MARQUES – RA: 29101
CAMPO LIMPO PAULISTA – SP
2020
Sebastião Ribeiro Salgado
Sebastião Salgado é o autor das fotos contidas nesse trabalho, nasceu na cidade de Amoirés, em Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. É graduado e pós-graduado em economia. Desde os primeiros momentos como fotógrafo dedicou-se a retratar os excluídos que se encontram à margem da sociedade.
O título da imagem é “escola antiga, métodos atuais”, o tema “classe participativa”. A foto mostra um professor e alunos brancos, meninos e meninas. O professor parece estar interagindo com a sala explicando o conteúdo, os alunos aparentam estar ansiosos para interagir com o docente. Os alunos estão vestindo roupas casuais, meninas de cabelo preso, e o professor está com roupas sociais. Na foto, os educandos estão com as mãos levantadas e o docente está apontando para um deles.
Os objetos retratados na imagem são lousa, mesas, cadeiras, materiais escolares (lápis, papel, régua, estojo) e giz. A foto tem a sala de aula como paisagem. 
Há indícios do tempo histórico na foto, parece ser antiga, pelo tipo de carteiras, a fechadura da porta, sino, pelas roupas, os acessórios no cabelo das meninas aparentam ser dos anos 90.
As práticas sociais retratadas na imagem são as crianças estudando e interagindo, participando da aula. A foto tem relação com o nosso contexto atual pelo método educacional, a posição das carteiras que permanece a mesma, além de a lousa continuar sendo em maioria de giz.
A imagem contém uma inscrição, que é: Líbano - escola para crianças palestinas (próximo a Tiro, 1998).
O título da imagem é “escola para meninos”, o tema “corrigindo atividade”. A foto mostra uma sala apenas com meninos negros e professor, os alunos estão sentados com as mãos levantadas e professor aparenta estar comemorando, um educando está levantado em frente à lousa. Os alunos e professor estão uniformizados, os meninos estão descalços. 
A foto mostra uma sala de aula sem mesas e cadeiras, dois alunos estão sentados sobre um bloco, e os demais no chão. Os objetos que estão retratados na imagem são lousa, giz e caneta.
Não há indícios de tempo histórico retratado na foto, pois existem escolas que vivenciam essa realidade precária nos tempos atuais. 
As práticas sociais retratada na imagem é a sala homogênea, totalmente masculina. A foto tem relação com nosso contexto atual na educação, principalmente em regiões Nordestinas, onde os alunos não possuem carteiras, e a sala não tem todos os equipamentos necessários.
O título da imagem é “Oportunidade para todos”, o tema “Diversidade escolar”. A foto mostra meninos e meninas de idades diversificadas e um professor orientando. Enquanto algumas crianças estão no chão sendo orientadas por um homem, os outros alunos que estão sentados nas carteiras, aparentam estar realizando algumas atividades. As expressões faciais indicam que os alunos estão concentrados.
A imagem mostra que os educandos mais novos estão realizando atividades diferentes dos maiores que estão sentados nas carteiras, e o professor está orientando os alunos mais novos. Os alunos e professorestão vestindo roupas casuais, simples, a maioria de chinelo.
A foto retrata uma sala adaptada, provavelmente uma tenda, cercada de vegetação, com alunos de diferentes faixas etárias. Os objetos que estão no ambiente são papel, lápis, esteira de bambu, mesas de bambu.
Não há indícios de tempo histórico na imagem, pois ela pode ter sido tirada há 20 anos atrás quanto hoje, a situação permanece a mesma.
É possível identificar práticas sociais na imagem quando observamos que a “sala” de aula é mista, com crianças de diferentes faixas etárias, e quando uma pessoa que não é formada tem a iniciativa de ensinar a criança, uma vez que essa função seria dever do estado.
A foto tem relação com o nosso contexto atual, pois embora hoje exista escolas itinerantes, em alguns lugares a situação permanece a mesma.
A imagem contém uma descrição que é: Brasil escola em um acampamento no MST 1996.
O título da imagem é “Escola da Periferia”, o tema “Um olhar desamparado na educação”. A foto mostra alunos em sala de aula, dois meninos e uma menina. A menina está com a expressão de medo, tristeza, desamparo, o segundo menino parece estar concentrado e o terceiro olhando para o ambiente. A aluna usa um vestido que aparentemente está sujo e os dois alunos de trás estão usando shorts e camiseta, calçando chinelo. A imagem retrata três crianças estão copiando alguma informação da lousa. 
A foto mostra uma sala com poucos alunos. Os objetos nela retratados são Carteiras, papel, caneta e um saco plástico com folhas dentro. 
Não há indícios de tempo histórico na imagem, pode ter sido tirada agora quanto anos atrás, pois a situação retratada ainda é recorrente.
A imagem tem relação com o nosso contexto atual visto que em muitas regiões ainda apresentam uma realidade como essa, a sala de aula precária com alunos que vêm de famílias de baixa renda.
O título da imagem é ‘’Pais que trabalham’’, o tema “A responsabilidade do irmão mais velho”. A foto mostra uma menina que está concentrada escrevendo em uma folha, enquanto dois bebes dormem embaixo da mesa, aparentemente essas crianças são irmãos. A menina está vestindo blusa e shorts, calçando chinelos aparentemente novos, um bebê está de fralda e o outro de shorts.
A imagem tem como paisagem uma casa modesta, os objetos retratados nela são Mesa, banco, vaso, panela, toalha de mesa, caneta e colchão. 
Não há indícios do tempo histórico na foto, a imagem pode ter sido tirada há algum tempo quanto agora, a cena permanece atual.
As práticas sociais retratadas são da menina cuidando dos irmãos enquanto os pais trabalham, por se tratar de uma cultura local torna-se uma prática social.
A imagem tem relação com nosso contexto atual, visto que muitas crianças cuidam de seus irmãos mais novos para que os pais trabalhem, pois não possuem condições para babá e perto do local onde moram não existe creche.
Referências
Site Infoescola. Disponível em:
<https://www.infoescola.com/biografias/sebastiao-salgado/>. Acesso em: 13 mai. 2020.
 UNIFACCAMP Portfólio de Formação 
“Pedagogia e a Experiência com aulas remotas em tempo de pandemia”. 
Por 
Profa. Dra. Lilian V. S. Steffens 
Pedagogia – 1º. e 6º. semestres 1 
Portfólio de Formação 
Curso de Pedagogia Pedagogia 
1. Apresentação 
O Portfólio de formação é um documento que facilita a observação da aprendizagem do aluno, por ele mesmo, pelos professores e por todas as pessoas que porventura venham ter acesso a ele. 
2. Conceituação 
De acordo com a pesquisa de Vieira (2002), portfólio trata-se de “continente de diferentes classes de documentos ( notas pessoais, experiências de aula, trabalhos pontuais, controle de aprendizagem, conexões com outros temas fora da escola, representações visuais, etc) que proporciona evidências do conhecimento que foi construído, das estratégias utilizadas e da disposição de quem o elabora em continuar aprendendo”. Pode ser pensado como um instrumento eficaz para realização de avaliação formativa. 
Consideramos como instrumento de estimulação do pensamento reflexivo e autorreflexão. Um continente que facilita as oportunidades de documentar, registrar e estruturação da própria aprendizagem. 
Com isso, ele possibilita o sucesso do estudante que, em tempo, pode transformar, mudar, (re) equacionar sua aprendizagem, em vez de simplesmente saber sobre ela, ao mesmo tempo em que permite ao professor repensar sua prática e suas condutas pedagógicas e não somente fazer algum juízo, avaliar ou classificar o processo de ensino-aprendizagem do aluno, mas rever sua própria atuação pedagógica. 
2 Por fim, o portfólio proporciona ao estudante um compromisso com as atividades acadêmicas que acontecem durante um determinado período, afirmando o conhecimento que se constrói a partir das múltiplas relações, no que diz respeito às conexões naturais das experiências e as vivências fora do campo acadêmico e o registro do processo. 
3. Objetivos do Portfólio de Formação 
a) Integrar as evidências e experiências de aprendizagem; 
b) Refletir sobre seu próprio desenvolvimento acadêmico; 
c) Criar, recolher e organizar material que evidencie o seu progresso educativo. 
4. Temática 
O estudante de pedagogia deverá elaborar: a) uma apresentação que conte a respeito de sua aprendizagem no curso de pedagogia, relacionada à sua experiência com aulas remotas e experiência com o novo coronavirus – Covid-19. 
5. Entrega do portfólio – 25.05.2020 
Será no formato de power-point – sendo no máximo 10 slides. 
Observação – Aguarda-se o mínimo de texto escrito e o máximo de criatividade.
EVIDÊNCIA

Continue navegando