Buscar

RESUMO FILOSOFIA - imprimir

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO FILOSOFIA – PARCIAL 1°TRI
ANOS ANTERIORES:
· Os filósofos estudados elaboraram suas teorias partindo de dúvidas, construindo então seus sistemas buscando responder perguntas sobre natureza, ser humano, sociedade, política, arte e valores morais.
· Algumas das ideias destes filósofos ainda são referências fundamentais dos dias atuais.
· Uma das características do pensamento filosófico é estar sempre renovando seus conceitos e pensamentos, em um movimento incessante.
· Pode-se dizer que a reflexão filosófica é mais importante nos dias atuais do que na época de sua criação, já que a sociedade contemporânea intensificou antigos problemas e criou novos desafios. Temos como exemplo a crescente intervenção humana na natureza, as novas tecnologias e seus impactos e entre outros.
· A filosofia ajuda a entender problemas do mundo atual, como por exemplo as doenças depressivas, que atingem pessoas de todas as idades, impedindo sua felicidade e bem-estar.
· A natureza foi objeto de estudo dos primeiros filósofos, procurando compreendê-la em sua totalidade, explorando toda a sua diversidade.
· Com o passar dos anos, passou de uma procura de conhecimentos para uma procura por domínio da natureza. O resultado observamos diariamente, desmatamento, poluição, doenças respiratórias...
· Conclui-se que o ser humano foi incapaz de criar um modelo de desenvolvimento seguro em que não se coloca a mercê de acabar com a própria espécie em um futuro relativamente próximo.
· No início da filosofia, a qual refletia sobre a natureza, o seu foco era entende-la, hoje, com a crescente poluição, o seu foco passa a ser o estabelecimento de novas relações com a natureza. Preservar a natureza é preservar a própria espécie humana.
· Depois de um tempo a filosofia passa a refletir sobre o meio social do ser humano, como a vida em sociedade, a organização social, relações políticas...
· Pensaram sobre a vida em sociedade Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.
· Os filósofos contemporâneos que tem este como objeto de reflexão, discutem assuntos como as duas guerras mundiais, regimes totalitários na Europa, capitalismo e outras organizações sociais, tolerância religiosa, liberdade política (aqui entram traços do iluminismo ainda presentes)
· É necessário refletir sobre nossas práticas individuas e coletivas em relação à busca de felicidade e bem-estar.
· Também se tem como objeto de estudo o sentido da vida, a presença do consumo e a dificuldade do ser humano em se opor às culturas de massa, assim, o ser humano vem perdendo suas características quem compõem a sua identidade.
· Tecnologia, conforto, dinheiro, ganância, corrupção, política – dias atuais.
· A importância da filosofia está em termos reflexão crítica para estabelecermos novos valores para a vida em sociedade.
· Se no ano passado foi estudado Hobbes e o idealismo alemão, neste capítulo vamos estudar o pensamento que se opôs a ele, a ideologia de Kierkegaard e Schopenhauer.
· Estudaremos Friedrich Nietzsche, que exaltou a vida e criticou severamente o cristianismo e o racionalismo, além do marxismo, o positivismo e a teoria crítica. Depois estudaremos a linguagem e a lógica.
KIERKEGAARD
· A filosofia deveria tratar do indivíduo, da sua vida e de seus sofrimentos.
· Foi um grande crítico do idealismo alemão, porque achava que a filosofia deveria em primeiro lugar tratar da existência real das pessoas, que são diferentes, tem histórias e experiências diferentes.
· Se opõe a ideia de Hegel de que haveria uma razão para tudo acontecer e que nada era por acaso, porque assim a filosofia deixava de tratar na existência concreta do indivíduo, que não segue padrões (Hegel foca no Espírito Absoluto e não na existência humana)
· A filosofia deve tratar das angústias do ser humano, seus desejos, sofrimentos, isso era a existência concreta.
· O destino não segue um plano racional ou pré-determinado, depende das decisões do ser humano, estando assim, aberto ao sucesso ou fracasso
· Nenhuma decisão garante uma vida de sucesso.
· A vida é um salto no escuro e ninguém tem certeza dos acontecimentos.
· Sempre há possibilidade, da desgraça, miséria, engano ou do terrível
· A iminência ao destino ruim gera a angústia, opressão, tristeza no ser humano.
· Kierkegaard refletiu sobre desespero e solidão, mas essa sua filosofia só foi aceita no século XX, contribuído para originar a corrente de pensamento chamada de existencialismo, por isso é considerado um de seus fundadores.
SCHOPENHAUER:
· Contemporâneo de Kierkegaard, também se oponde ao idealismo alemão
· Como os românticos, refletia sobre o infinito e a unidade de todo o universo, porém para ele, o infinito não era racional e organizador da realidade, para ele, existia uma força ou energia presente em toda a natureza, que o filósofo chamava de cega, ou seja, irracional. Essa força foi chamada de Vontade.
· A Vontade estaria presente como na ação de um pássaro fazendo seu ninho, a aranha tecendo a sua teia. Isso tudo não é racional, são impulsos da Vontade.
· A Vontade seria responsável pelo nascimento e desenvolvimento dos seres vivos, atração e repulsão dos corpos, gravidade e tudo que existe. A VONTADE MOVE O UNIVERSO.
· O pensamento de Schopenhauer foi muito influenciado pela cultura oriental, concentrada principalmente na filosofia vedântica, que tem fundo budista e hindu. Vedas: livro sagrado hindu.
· Por mais que racional, a Vontade atua em tudo no ser humano. – mais movido e=pela Vontade do que pela razão - necessidades biológicas.
· O corpo humano é a expressão da Vontade.
· Nós podemos conhecer apenas os fenômenos ou as representações, isto é só podemos conhecer o que aparece na nossa mente (Kant) - apenas encobrem a realidade. Porém para ele o mundo e a realidade seriam a Vontade.
· Intelecto humano conhece o mundo como representação, equanto o corpo humano sente a Vontade – energia universal.
· O universo não é harmonioso
· A vida humana não tem um sentido preestabelecido
· O ser humano vive preso à Vontade e assim tem um desejo que nunca será satisfeito, assim o prazer e a felicidade serão ilusórios
· Assim a vida seria marcada por sofrimento, dor, angústia, morte e o humano sofreria sem motivo específico.
· Sua situação é pior que a dos outros animais, porque ele sabe que caminha em direção a morte
· “A vida é um negócio que não cobre seus custos”.
· A vontade de viver do ser humano se deve à expressão da Vontade.
· Para diminuir o sofrimento ele deveria renunciar de seus prazeres (sexuais e outros), fazer jejuns prolongados e se flagelar - influência hindu.
· Música é a arte que está acima das outras

Continue navegando