Buscar

RESPOSTAS - 1º, 2º e 3º ANO - PET 1 (2021) - 2ª SEMANA - Arte


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

RESPOSTAS DA SEGUNDA SEMANA DO PET 1 (2021) DA DISCIPLINA ARTE – 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
1º ANO:
1. V- F – V – V – F – V
2. Como exemplo de dança teatral/cênica podemos tomar o balé, visto que nas apresentações de tal dança é comum que sejam contadas histórias. Algumas delas são até mesmo dividas em atos, tal qual uma peça de teatro. Um exemplo é a apresentação da história do cisne negro, muito popular no mundo do balé.
Dentro de dança social podemos destacar o forró. Ritmo brasileiro muito popular, o forró é presença confirmada nas ocasiões de lazer de diversas famílias no país.
Já no tópico dança ritual podemos tomar como exemplo o Kuarup, uma dança em culto aos mortos realizada pelos indígenas brasileiros do Alto do Xingu. O ritual concentra-se na figura de Mawutzinin, primeiro homem do mundo em sua cosmologia, e é um rito que teria como objetivo trazer os mortos de volta à vida.
3. Tema: A Boneca
Música: Dollhouse - Melanie Martinez
Dançarinos: 2 meninas e uma breve participação de um casal.
Figurino: Para a menina que seria a boneca, um vestido bordado que lembre o vestido de uma boneca e com um enorme laço atrás em sua cintura, seus cabelos deverão estar amarrados como duas marias chiquinhas e cada um com um laço,j á a outra garota se vestiria normal, uma bermuda legging rosa escuro e um blusinha rosa claro e seus cabelos deverão estar amarrados como um rabo de cavalo não muito alto.
Local da apresentação: auditório da escola.
Coreografia: A menina que representará a boneca deverá iniciar a apresentação sentada em uma cadeira de madeira, a que representará a criança deverá entrar junto com o casal que seriam seus pais, eles deveriam encenar uma briga,quando a briga terminasse e os pais fossem embora a criança sentaria no chão e abraçaria seus joelhos encolhida como se estivesse chorando e então a dança começaria, a boneca acordaria no primeiro toque da música e iria até a garota estendendo a mão como se estivesse convidando a menina para uma dança, a menina inicialmente se assustaria, mas logo depois se deixaria levar pela boneca e começariam a dançar. Durante toda a dança as duas estariam em sincronia e felizes, mas no final a boneca voltaria a se sentar na cadeira sem vida enquanto a criança choraria abraçando a boneca, no último toque da música a boneca sorriria e a apresentação enfim terminava.
2º ANO:
1. D)
2. B)
3. D)
4. C)
3º ANO:
Questões:
1 - Com base em seus conhecimentos e no texto, o que é RITMO na dança? Como o RITMO constitui a dança?2 - Em alguns casos ritmo tem conotação de estilos de dança, pois cada música tem uma cadência diferentes. Faça uma lista de estilos de dança que têm relação específica com a música. Ou seja, só é possível dançar uma dança de tal forma por causa da sua música, por exemplo o SAMBA.
3 - Explique as categorias de movimento criados por Rudolf Laban.
4 - Na sua opinião, como a teoria de Laban pode contribuir na criação em dança? Posicione-se, de maneira crítica e fundamentada, em seus conhecimentos.
Respostas:
1 – Na dança, o ritmo colabora para a incorporação técnica, além de apresentar ligação com a linguagem corporal na música. Ritmo e a pulsação, são as marcações de um tempo de uma música. Nesse ritmo tem que haver uma fluência e uma cadência. Então combinamos uma sequência de movimentos dentro da pulsação e aí criamos uma dança.
2 – São estilos de dança que têm relação específica com a música: o samba, o balé e o tango.
3 – Laban estabeleceu cinco elementos fundamentais para que possa ter uma imagem visual do movimento : Corpo, Esforço, Forma, Espaço e Ritmo.
O corpo – é usado para executar ações, posturas, gestos ou a sequência de movimentos.
O Esforço- o esforço descreve a intenção qualitativa que cria o tom do sentimento ou da atitude interna de um movimento em quatro fatores do movimento: espaço, peso, tempo e fluxo.
A Forma- descreve a maneira dos movimentos e interações com o espaço.
O Espaço- pode ser a relação entre o corpo e o espaço (ambiente no qual esta), o corpo em relação ao seu próprio corpo ou em relação a um outro corpo e o corpo e um outro objeto.
O Ritmo- padrão que distingue a música, efeito sonoro e movimentos.
4 – A teoria de Laban contribuiu na criação da dança, pois a mesma compreende uma tipologia de demonstração dos sentimentos emitidos pela música. Ou seja, quanto mais sentimento, mais coordenação e energia.