Buscar

ativ 1 - monitoramento ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BASEANDO- SE NA LEGISLAÇÃO E NO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NESTA UNIDADE (1), EXPLIQUE COMO SE RELACIONAM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS NO BRASIL, A FORÇA DA LEGISLAÇÃO E O PAPEL DO PODER PUBLICO NO MONITORAMENTO E NA FISCALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS QUE PODEM CAUSAR IMPACTOS AMBIENTAIS. 
Um dos principais problemas ambientais brasileiros é o desmatamento, as queimadas e o assoreamento de rios. As queimadas dizem respeito a colocar fogo nas áreas verdes onde se tem florestas e matas. Essas queimadas causam a poluição atmosférica, matam espécies do local podendo levar a extinção de algumas de acordo com a extensão dessa queimada e do local onde ela ocorre, afeta o solo matando os microrganismos que vivem ali diminuindo a fertilização do solo. 
O desmatamento também é um problema grave pois há a retirada de cobertura vegetal natural do solo e ocorre para devido fins como extração de madeira, muito comum na região Amazônica, desmatamento para a produção de soja, agricultura, para a criação de gado. Muitas vezes está associada com as queimadas que são usadas para criar aberturas de área para tais atividades. 
Já o assoreamento, que também está muito ligado ao desmatamento, porque desmatando as regiões próximas a cursos de água acaba levando aquele solo desprotegido até os cursos de água causando o assoreamento de rios e nascentes. 
Outro problema comum é a poluição e escassez de água, vemos em vários locais a água sendo poluída com despejamento de esgoto sem o devido tratamento, o consumo exagerado de água seja para agricultura ou consumo humano. Apesar de sermos um país rico em água a poluição vem limitando essa quantidade disponível. Não podemos nos esquecer da poluição dos mares e oceanos, como por exemplo, a poluição por acidentes de derramamento de petróleo.
A poluição atmosférica também é um grande problema, por exemplo nos grandes centros urbanos onde se tem uma grande quantidade de carros, indústrias, isso aumenta a liberação de componentes na atmosfera que intensificam o efeito estufa e esta diretamente ligada a problemas respiratórios. 
Visto isso, a legislação brasileira está aí para impor direitos e obrigações à população. O poder público tem o papel de fiscalizar o descumprimento das normas estabelecidas na legislação ambiental e aplicar a devida punição podendo ser multas, restrições de direitos e detenção/reclusão.
A fiscalização ambiental se faz necessária pois reprimi e busca prevenir a ocorrência de condutas lesivas ao meio ambiente. Ao punir aqueles que causam danos ambientais, a fiscalização ambiental promove a mudança de comportamento. A aplicação de multas, apreensões, embargos, interdições, entre outras medidas, tem o objetivo de impedir o dano ambiental, punir infratores e evitar futuras infrações ambientais.
As áreas abrangidas pela fiscalização ambiental são:
Fiscalização ambiental de atividades; poluentes e contaminantes;
Fiscalização ambiental de empreendimentos e atividades licenciada;
Fiscalização ambiental da fauna;
Fiscalização ambiental da flora;
Fiscalização ambiental de organismos geneticamente modificados (OGM);
Fiscalização ambiental de patrimônio genético;
Fiscalização ambiental da pesca.
As atividades de fiscalização são de suma importância para a preservação ambiental, já que seu papel é controlar os impactos ambientais causados por atividades produtivas das mais diferentes naturezas.

Continue navegando