Buscar

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA 02
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: HABILIDADES E TÉCNICAS DE DEPILAÇÃO E EPILAÇÃO 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Ingrid Akiau Messias de Oliveira
	MATRÍCULA: 28001512
	CURSO:Estética e Cosmética
	POLO: UnG – Guarulhos Centro
				TEMA DE AULA: TÉCNICAS DE EPILAÇÃO COM CERA FRIA
RELATÓRIO:
1. Discorrer sobre atécnicade epilação com cera fria nas diversas áreas do corpo, maneiras de aplicação, indicações e contraindicações.
A cera fria é aplicada em temperatura ambiente e é isso que a difere da cera quente. Esse procedimento tende a ser mais econômico, pois não necessita de uma termocera. A cera fria pode ser aplicada em papel-celofane e aplicada sobre a pele, ou pode ser encontradas em folhas prontas para aplicação imediata. 
Para preparar a cera, deve-se pegar uma das bandas e posicioná-la na região a ser epilada. Faz-se uma ligeira pressão sobre o local, para que a cera possa aderir aos pelos. Para a remoção, deve-se puxar essa banda de maneira rápida e sem sentido contrário ao nascimento do pelo. A mão deve se manter rente à pele. 
Para a remoção dos resíduos de cera na pele, pode ser aplicado um óleo, com a ajuda de um algodão. 
Por estar em temperatura ambiente, essa cera não abre os folículos pilosos. Portanto, tende a ser mais dolorosa do que a cera quente. Não é indicada para a epilação de virilha e axilas, pois são áreas mais sensíveis e possuem pelos mais grossos. 
Esse tipo de cera é ideal para pessoas com vasos sanguíneos superficiais.
				TEMA DE AULA: TÉCNICAS DE EPILAÇÃO COM CERA QUENTE
	
RELATÓRIO:
2. 1.Discorrer sobre a técnica de epilação com cera quente nas diversas áreas do corpo, maneiras de aplicação, indicações e contraindicações.
A cera quente pode vir forma de plaquetas, pastilhas ou cubos. Para facilitar no momento de preparação da cera, pode-se quebrá-la em pedaços menores. Para aquecer a cera, deve-se utilizar a termocera e a sua temperatura pode variar entre 38 a 40º C. A epilação com cera quente pode ser feita em qualquer área do corpo, não sendo indicada para pessoas com pele sensível, com microvarizes ou que apresentem lesões na pele. 
A quantidade de cera para cada atendimento depende das áreas do cliente que serão epiladas. É importante separar a quantidade certa para aquele cliente, pois não se deve reutilizar a cera. O que sobrar deve ser descartado.
Para a aplicação, utiliza-se espátula descartável para aplicação da cera na pele do cliente e para que a cera esteja no ponto certo, a mesma não pode escorrer facilmente e nem estar muito grudada na espátula. 
Antes de iniciar o procedimento, deve-se higienizar a área a ser epilada. A aplicação deve ocorrer no mesmo sentido de crescimento dos pelos. Para a remoção dos pelos, utiliza-se papel TNT, espátula ou a própria mão, puxando sempre no sentido contrário ao nascimento dos pelos, mantendo a mão rente à pele.
A epilação com cera quente tende a ser menos dolorosa em relação à cera fria, pois a temperatura da cera ajuda a dilatar os folículos pilosos. 
Ao final do procedimento, pode-se usar óleos para a remoção do excesso de cera na pele do cliente. Também pode-se aplicar géis ou loções calmantes para acalmar a irritação no local. 
É importante alertar o cliente que a exposição ao sol deve ser evitada nas primeiras 48 horas para evitar manchas de pele.