Buscar

1° semestre

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PLANILHA DE REGISTRO DAS ATIVIDADES MATRIZ 2019 e 2020/HISTÓRIA 
ALUNO: Cristian Agostini
RA:1909223 
TURMA: 2019/1 
CURSO: História
INSTITUTO: Universidade Paulista Unip
Interpretação e Produção de Textos: 14 horas
	A todo o momento nos deparamos com diversas formas de comunicação, textos, sinais etc. É muito importante interpretar e produzir textos de forma coerente e com autocrítica e acima de tudo trazer clareza à exposição. Um texto deve ser bem organizado e capaz de prender a atenção do leitor.
	Atualmente os meios eletrônicos na sociedade contemporânea, sejam eles celulares ou computadores, certamente estão modificando, de maneira geral, o jeito de se produzir textos, expondo a sociedade a textos muito mais objetivos e com linguagem mais informal, tendo em vista a velocidade que a informação se propaga e é produzida.
	Por fim a comunicação deve ser eficiente, clara e objetiva, desenvolver textos e saber interpretar sendo capaz de analisar críticas é de suma importância no ambiente acadêmico.
QUESTÃO DISCURSIVA: Defina linguagem verbal e não verbal e as principais diferenças entre o emprego destas linguagens nos meios eletrônicos.
Homem e Sociedade: 14 horas
Cada dia a tecnologia ocupa uma parte maior na sociedade, influenciando diariamente na vida e no comportamento do homem na sociedade, um grande exemplo disso é a internet o maior meio de comunicação entre o homem e o mundo.
A tecnologia determina a maior parte da capacidade produtiva da sociedade, permitindo ao homem ter avanços cada vez mais relevantes para seu desenvolvimento. Sendo também necessária para a compreensão do homem na sociedade. 
Analisando todo o processo da evolução humana, a comunicação está totalmente ligada ao desenvolvimento da humanidade, diversificando e inovando os meios para a adequação do homem às tecnologias que ajudaram na sua evolução. A antropologia dos processos simbólicos em torno do desenvolvimento e do uso das tecnologias são necessárias para compreender o papel do homem na sociedade. 
QUESTÃO DISCURSIVA: O texto mostra o comportamento do homem na sociedade, consequência de conflitos trazidos pelo uso excessivo das tecnologias. Comente sobre os conflitos em questão. 
	A tecnologia está diminuindo as ligações sociais, fazendo com que o homem se relacione cada vez mais de forma superficial, muitas vezes de isolando do mundo e vivendo na internet uma vida que não condiz com sua verdadeira realidade, simplesmente para fugir de seus problemas reais.
História da América Colonial: 14 horas
As variedades técnicas produzidas pelos povos da época pré-colombiana composta pelos: Maias, Astecas e Incas, foram propícias pelas condições geográficas de um território de mais de 42 milhões de km², alguns desses povos foram capazes de desenvolver a agricultura, pecuária, atividades artesanais e cerâmicas. 
O desenvolvimento tecnológico da cultura Maia, foi caracterizado por um caráter pratico extraordinário. Podemos destacar: A arquitetura; seu sistema numérico vigesimal, descobrimento e implantação do conceito do número zero; Observações astronômicas, mais desenvolvidas do que as outras civilizações; e sua agricultura e hidráulica, através da agricultura de plantôs e seu desenvolvimento hidráulico, obtendo uma excelente irrigação de suas áreas cultivadas, construindo canais de água, utilizando a força da gravidade e o estreitamento dos aquedutos para conseguir uma mudança na pressão da água. 
O desenvolvimento técnico cientifico dos Astecas, possuía um grau avançado de desenvolvimento, destacaremos o grande avanço na área da matemática e da astronomia, a educação asteca nesse ponto foi fundamental. Desenvolveram em 1479 aproximadamente a pedra do sol, espécie de calendário. Na área medicinal recorriam aos medicamentos herbários, para ajudar nos tratamentos das doenças. Construíram, lanças, facas e flechas, por meio do sílex, um mineral rígido, por falta de outras matérias primas, utilizaram uma espécie de lava das rochas vulcânicas, para desenvolver ferramentas e armas cortantes. Os astecas conheceram a roda, mas por falta de animais de carga, isentou-se de qualquer veículo terrestre, assim construíram canoas para deslocarem-se pelos canais e rios. 
Os Incas, assim como os astecas e os maias, progrediram à observação dos astros, principalmente o sol e as estrelas e foi baseado no comportamento destes, que estabeleceram padrões exatos, para o plantio e a colheita. Com suas técnicas de agricultura, conseguiram cultivar diversas espécies vegetais, em diferentes altitudes do império, utilizando terraços para aproveitar o solo, e fatores como a umidade para criar microclimas e pequenas lagoas. 
5 
 
QUESTÃO DISCURSIVA: A América colonial foi habitada por vários povos por milhares e milhões de anos, antes da chegada dos primeiros colonizadores ao continente americano, em 1492. A importante contribuição de cada um desses povos, na construção da história do homem nas américas e para as futuras gerações, no âmbito das tecnologias, ciências e engenharia, as civilizações: Inca, Maia e Asteca, foram as mais importantes e as que deixaram uma rica e vasta herança nesses campos de atuação. Fale sobre como nossa sociedade foi beneficiada por essa herança tecnológica, deixada pelas antigas civilizações. 
Os povos pré-colombianos tinham uma tecnologia muito avançada, construíram cidades, canais de agua, calendário, relógios, desenvolveram a astronomia, agricultura... Tecnologias estas, que moldaram ao longo os tempos a nossa sociedade, compreendendo este processo é necessário entender a evolução dos dispositivos que fizeram parte dessas modificações. Novas concepções, práticas, ocupações, surgiram ao longo do tempo. 
As civilizações Inca, Maia e Asteca, nos deixou um vasto conhecimento nas áreas de agricultura, desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), o aproveitamento do solo, canais para irrigar o solo. Desenvolveram-se no campo medicinal, que era teoricamente bastante estruturado, intervindo nas curas terapêuticas através de plantas medicinais. 
A partir da observação, dessas tecnologias, usadas pelas antigas civilizações, às sociedades modernas, estudaram e desenvolveram novas tecnologias, para tornar nossas vidas mais praticas. 
Teoria da História: 14 horas
Com os avanços tecnológicos e as mudanças nas relações sociais, a sociedade exigiu da escola maior participação na educação das novas gerações, os envolvidos no processo “professores e alunos” esperam da escola a adaptação que a sociedade pede. 
O aluno aprende na escola a produzir o conhecimento, de acordo com os teóricos da Escola, se dá com a pratica de pesquisas e análises desses dados. A escola deve possibilitar a construção desse conhecimento, com o avanço das tecnologias de informação, o computador servirá no desenvolvimento de suas atividades, criando novas situações de aprendizagem. 
A história possibilita o aluno construir seu próprio ponto de vista. A história é dinâmica, portanto não se pode estudar os acontecimentos isoladamente, é importante ensinar o aluno a ação do pensar/refletir historicamente. 
A escola deve invadir no processo de globalização e informação, adquirindo inovações tecnológicas. O ensino de história deve estar atento a essa nova realidade. O uso dos recursos tecnológicos e o ensino, deve estar associado para que se possa adequar o conhecimento histórico através de conteúdos e metodologias. 
Os recursos tecnológicos favorecem o desenvolvimento de capacidades, permitindo o contato com linguagens variadas. A televisão, o vídeo, o computador e internet são recursos tecnológicos de informação e comunicação mais utilizadas por professores na aplicação de aulas de história, um meio de trabalhar conteúdos, fatos históricos com os alunos. 
O professor de história precisa estar se reciclando, buscando novos caminhos que visem melhorias para seu trabalho.
QUESTÃO DISCURSIVA: A contribuição das novas tecnologias se tornam ferramentas de apoiopara a apresentação, construção e transmissão do conhecimento histórico, um dos poderes do desenvolvimento tecnológico para o campo da História é a digitalização das diversas fontes históricas que além de alargar a conservação dos documentos históricos possibilita que o docente os utilize para análise e discussão sobre o passado e o presente. Descreva brevemente como a tecnologia é utilizada na construção do pensar/saber dos alunos, seus benefícios e os conflitos que essas tecnologias acarretam. 
Quando a tecnologia é usada de forma voltada a aprendizagem é bastante benéfica. As tecnologias trazem as informações para o ambiente escolar, facilitando e estimulando o aluno a aprender, aumentando o interesse e a participação nas atividades propostas pelo professor. 
A televisão, vídeo e computador são as tecnologias mais utilizadas em sala de aula, o aluno conhece o mundo, aprende assistindo sobre fatos históricos, utilizando vídeos, filmes, em geral como ilustração do conteúdo, como complemento. 
Ao mesmo tempo, devemos nos ater a utilização do computador na escola, há quem afirme que seu uso “atrofia intelectualmente” o aluno, os alunos perdem a capacidade de fazer pesquisas manualmente e incapazes de fazê-lo de outras formas, ficam dependentes da tecnologia.
TOTAL: 56 HORAS

Continue navegando