Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO METODOLOGIA DA PESQUISA

Prévia do material em texto

1.
		Este filósofo é conhecido como o teórico do empirismo, aquele que nos ensinou didaticamente que a experimentação física era fundamental à compreensão dos fenômenos da natureza. Em seu famoso livro Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze, attenenti alla meccanica e i movimenti locali, descreve suas observações, suas hipóteses, seus modelos e suas conclusões fenomenológicas. Tendo por fundamento a experiência natural, mesmo sem os recursos atuais, ele descreveu os fenômenos de fricção e como o movimento se processa sem fricção, o que é algo genial.
O trecho acima refere-se a:
	
	
	
	Galileo Galilei
	
	
	Platão
	
	
	Sócrates
	
	
	Aristóteles
	
	
	Tales de Mileto
	
Explicação:
Foi Galileo que didaticamente conseguiu explicar sua teoria científica.
	 
		
	
		2.
	Aristóteles introduziu o método lógico sistemático chamado de Silogismo que é um modelo de raciocínio baseado na ideia da dedução, composto por premissas que geram uma conclusão. 
Desta forma é um exemplo de silogismo:
	
	
	
	
	Se Antonio é jovem, então Priscila é universitária
	
	
	Se nenhum inseto tem coluna vertebral" então "Todas as moscas são insetos" então "Algumas moscas são insetos"
	
	
	Ana gosta de chocolate. Eduardo gosta de macarrão. Júlia gosta de coca-cola
	
	
	São Paulo é capital de Estado. Minas Gerais é capital de Estado. Belém é capital de Estado
	
	
	Alguns gatos não têm pelo. Todos os gatos são mamíferos. Alguns mamíferos não têm pelo
	
Explicação:
Alguns gatos não têm pelo. Todos os gatos são mamíferos. Alguns mamíferos não têm pelo. Apresenta duas premissas que permite chegar a conclusão. 
Se Antonio é jovem, então Priscila é universitária. A premissa Antônio é jovem não leva a conclusão de que Priscila é universitária.
Se nenhum inseto tem coluna vertebral" e "Todas as moscas são insetos" então "Algumas moscas são insetos". Essa conclusão está errada. A conclusão correta seria Nenhuma mosca tem coluna vertebral".
São Paulo é capital de Estado. Minas Gerais é capital de Estado. Belém é capital de Estado. Embora são informações verdadeiras, não nos permite chegar a uma conclusão
Ana gosta de chocolate, Eduardo gosta de macarrão e Júlia gosta de coca-cola. Apresentou três premissas sem uma conclusão
	 
		
	
		3.
		A tradição filosófica ocidental surgiu na __________, período classificado entre os anos 700 a.C. e 250 d.C. O primeiro filósofo grego a propor a racionalidade e o pensamento livre como formas de compreender os fenômenos universais da natureza foi Tales de Mileto (624-546 a.C.). Sua metafísica se opunha à mitologia grega, tradição oral milenar que explicava a origem do Universo e seus fenômenos por meio de divindades religiosas, numa tradição dogmática incontestável até então.
Assinale a alternativa que melhor completa o trecho acima:
	
	
	
	Grécia e Roma
	
	
	Roma Moderna
	
	
	Roma Antiga
	
	
	Grécia Antiga
	
	
	Grécia Moderna
	
Explicação:
Apesar de Roma também possuir sua mitologia e filosofia, a Grécia Antiga é o berço delas.
	 
		
	
		4.
		Desenvolveu o método cartesiano para analisar os fenômenos a sua volta. Esse método consistia na utilização da razão humana para encontrar a verdade inquestionável. Assim ele partida do princípio da dúvida constante, ou seja, duvidar e questionar tudo até chegar à verdade ou axioma. O pensamento era o único ponto inquestionável e podemos observar isso em sua celebre frase: "cogito ergo sum", ou seja, "penso, logo existo". 
O texto acima refere a:
	
	
	
	 Galileo Galilei
 
	
	
	 Francis Bacon
 
	
	
	Aristóteles
	
	
	Sócrates
 
	
	
	 René Descartes
 
	
Explicação:
René Descarte é criador do método cartesiano, fundamentados no conhecimento essencialmente racional. Ficou famosos com a frase: Penso logo existo
Galileo Galilei utilizava métodos baseados na experimentação
Francis Bacon baseia sua ciência em três pilares: observação-dedução-experimentação 
Sócrates utilizava o questionamento socrático (método de argumentação questionadora) como forma de buscar o conhecimento e a verdade
Aristóteles a obtenção do conhecimento pela experiência, buscando racionalmente a verdade 
 
	 
		
	
		5.
	Fundou sua escola em Atenas, o Liceu. Sua abordagem inicial se deu nos campos da Botânica e da Zoologia. Ele introduziu um método lógico e sistemático de seleção dos reinos animal, vegetal e mineral, conhecido por silogismo. Também foi o autor da classificação básica das ciências.
O texto refere-se a qual filósofo?
	
	
	
	
	Tales de Mileto
	
	
	Aristóteles
	
	
	Arquimedes
	
	
	Platão
	
	
	Sócrates
	
Explicação:
Aristóteles estudou na Academia de Atenas, foi aluno de Platão, de quem recebeu grande influência, mas discordava da filosofia das formas porque acreditava ser possível, observando a natureza, encontrar a verdade sobre os fenômenos. A partir das experiências com o mundo, compreenderíamos as qualidades universais de que falava Platão. Essa abordagem de Aristóteles é um dos pilares das ciências modernas, a obtenção do conhecimento pela experiência, buscando racionalmente a verdade.
	 
		
	
		6.
		Pode ser realizado para a apresentação de uma comunicação em algum congresso; a redação de um artigo científico e; a produção de um trabalho de conclusão. Essa descrição diz respeito a(ao):
 
	
	
	
	Resenha
	
	
	Resumo
	
	
	Bloco de Notas
	
	
	Fichamento
	
	
	Fichário
	
Explicação:
O resumo é, provavelmente, a modalidade mais disseminada dentre aquelas que compõem o gênero textual acadêmico. Ele se faz presente desde o começo da trajetória do pesquisador e nunca mais o abandona. É item obrigatório na apresentação de trabalhos em Congresso, na estrutura de um artigo e no relatório final de uma produção acadêmica. 
	 
		
	
		7.
	Texto 1
"A palavra ciência surge do latim (scire) e significa conhecimento ou sabedoria. [...] Uma boa cozinheira, por exemplo, possui um conhecimento sobre culinária, assim como um engenheiro sobre os possíveis modos de construção de uma casa.[...] A cozinheira, que aprendeu seu ofício com sua mãe, pode fazer bolos muito bem, mas dificilmente saberá explicar o motivo pelo qual o fermento faz o bolo crescer. Já o engenheiro, que frequentou uma universidade, deverá saber apresentar as causas relacionadas, por exemplo, à queda de uma casa." (Fonte: CARVALHO, A et al. O que é metodologia científica. Disponível em: http://relin.letras.ufmg.br/shlee/Metodologia_pesquisa.pdf - acessado em 28/02/2021)
 
Texto 2
"Conhecimento científico e senso comum podem ser definidos como duas formas distintas com as quais o ser humano se relaciona com o conhecimento e a verdade.[...] O conhecimento científico apoia-se na experimentação dos fenômenos para a verificação da verdade, o senso comum toma frequentemente como base as crenças e os hábitos de uma determinada sociedade." (Fonte: SCHMAELTER, M. M. Conhecimento científico e senso comum. Disponível em: https://www.infoescola.com/filosofia/conhecimento-cientifico-e-senso-comum/ - acessado em 28/02/2021)
 
Enunciado:
Relacionando os dois textos e, levando em consideração os exemplos da cozinheira e do engenheiro retratados no texto 1, a relação que se apresenta é:
	
	
	
	
	A cozinheira representa o único conhecimento verdadeiro.
	
	
	A cozinheira representa o conhecimento científico.
	
	
	O engenheiro representa o conhecimento científico.
	
	
	O engenheiro representa o único conhecimento verdadeiro.
	
	
	O engenheiro representa o senso comum.
Explicação:
Justificativa:
DISTRATOR ¿ Relacionando os dois textos, a cozinheira representa o senso comum e não o conhecimento científico.
DISTRATOR ¿ Relacionando os dois textos, não há um único conhecimento verdadeiro, pois o senso comum e o conhecimento científico são formas distintas de conhecimento.
DISTRATOR ¿ Relacionando os dois textos, o engenheiro representa o conhecimento científico e não o senso comum.
DISTRATOR ¿ Relacionando os dois textos, não há um único conhecimento verdadeiro, pois o senso comume o conhecimento científico são formas distintas de conhecimento.
GABARITO - Relacionando os dois textos, o engenheiro representa o conhecimento científico, uma vez que ele precisa apresentar causas relacionadas a um determinando evento a partir da experimentação dos fenômenos para a verificação da verdade.
	 
		
	
		8.
	Considerado o fundador do positivismo, ele viveu em uma época de grandes transformações que ameaçava a organização da vida social. Para solucionar os problemas sociais derivados destas transformações, propôs que tais problemas fossem estudados com o mesmo rigor científico das demais ciências naturais (ciências exatas e biológicas).
O texto acima refere-se a:
	
	
	
	
	Clifford Geertz
 
	
	
	 Bronisław Malinowski
 
	
	
	 Max Weber
 
	
	
	 Émile Durkheim
	
	
	 Auguste Comte
 
	
Explicação:
GABARITO Auguste Comte sociólogo que fundou a corrente positivista para analisar os problemas sociais com os critérios utilizados nas ciências exatas e biológicas
DISTRATOR Bronisław Malinowski antropólogo que utilizava, em seus estudos a pesquisa de campo
DISTRATOR Clifford Geertz antropólogo que utilizava o método da antropologia reflexiva
DISTRATOR Max Weber sociólogo que utilizava em seus estudos o método compreensivo
DISTRATOR Émile Durkheim sociólogo que utilizava em seus estudos o fato social. Embora seguidor da corrente positivista, não foi ele o fundador e seu método apresentava algumas diferenças
	 
		
	
		9.
	De acordo com a etimologia da palavra, hipótese significa "o que está suposto".  Assim ao realizar um trabalho científico, o pesquisador irá propor uma possível resposta ao seu problema de pesquisa. 
Com base no texto acima, é errado afirmar que:
	
	
	
	
	A hipótese é fruto de um processo reflexivo e criativo do pesquisador sobre uma possível resposta a pergunta de pesquisa
	
	
	A hipótese pode surgir da observação do pesquisador sobre o fenômeno pesquisado
 
	
	
	O pesquisador pode se basear no resultado de outras pesquisas para formular a hipótese
 
	
	
	Ao final da pesquisa a hipótese inicial deve ser confirmada. Se a hipótese inicial for negada, a pesquisa será invalidada
 
	
	
	A hipótese deve ser pautada em um referencial teórico
 
	
Explicação:
DISTRATOR A hipótese pode surgir da observação do pesquisador sobre o fenômeno pesquisado pois a observação indicará as possibilidades de respostas ao problema de pesquisa, mas essas precisam ser testadas cientificamente
GABARITO Ao final da pesquisa a hipótese inicial deve ser confirmada. Se a hipótese inicial for negada, a pesquisa será invalidada. A hipótese é uma suposta resposta ao problema de pesquisa no qual será testada ao longo do trabalho para, ao final ser comprovada ou negada. O fato da hipótese ser negada não compromete a qualidade da pesquisa pois ela irá indicar para as pesquisas futura que a possibilidade foi excluída e portanto, deve-se pensar em outras possibilidades
DISTRATOR O pesquisador pode se basear no resultado de outras pesquisas para formular a hipótese pois uma pesquisa não parte do ponto 0, ela se baseia em outras pesquisas
DISTRATOR A hipótese deve ser pautada em um referencial teórico pois uma pesquisa não parte do ponto 0, ela se baseia em outras pesquisas
DISTRATOR A hipótese é fruto de um processo reflexivo e criativo do pesquisador sobre uma possível resposta a pergunta de pesquisa pois ela visa responder algo inédito, portanto, que ainda não foi respondido
 
	 
		
	
		10.
		O plágio acadêmico consiste na apropriação intencional ou não de dados ou informações de terceiros sem a devida referência. O plágio é crime passível de punição que pode ser desde a não publicação do artigo até a cassação do título acadêmico.
Uma forma de evitar o plágio em um artigo científico é: 
 
	
	
	
	Apresentar o objetivo geral evidenciando a finalidade da pesquisa
 
	
	
	Apresentar as citações evidenciando a autoria da informação
 
	
	
	Apresentar o resumo para apresentar, de forma suscinta os principais pontos do artigo
 
	
	
	Apresentar uma conclusão evidenciando os resultados obtidos pela pesquisa
	
	
	Apresentar uma metodologia adequada evidenciando como a pesquisa foi conduzida
 
	
Explicação:
DISTRATOR Apresentar o resumo para apresentar, de forma suscinta os principais pontos do artigo. Para evitar plágio devemos deixar evidente quem é o autor da informação. O resumo apresenta, de forma suscinta o conteúdo do trabalho e não tem a função de evidenciar a autoria das informações utilizadas ao longo do trabalho  
GABARITO Apresentar as citações evidenciando a autoria da informação. A citação é a referência que fazemos ao longo do texto para indicar quem é o autor da informação apresentada. Fazer a citação corretamente evita o plágio
DISTRATOR Apresentar o objetivo geral evidenciando a finalidade da pesquisa. Para evitar plágio devemos deixar evidente quem é o autor da informação e o objetivo geral apresenta o alvo da pesquisa e não a autoria das informações apresentadas.
DISTRATOR Apresentar uma metodologia adequada evidenciando como a pesquisa foi conduzida. Para evitar plágio devemos deixar evidente quem é o autor da informação.  A metodologia apresenta os materiais e métodos utilizados na pesquisa e não a autoria das informações utilizadas ao longo do trabalho.
DISTRATOR Apresentar uma conclusão evidenciando os resultados obtidos pela pesquisa. Para evitar plágio devemos deixar evidente quem é o autor da informação. A conclusão apresenta os resultados obtidos na pesquisa de forma a responder o problema de pesquisa e não a autoria das informações utilizadas ao longo do trabalho.

Continue navegando