Buscar

TRABALHO PSICOLOGIA E PERSONALIDADE SIGMUND FREUD (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO PSICOLOGIA E PERSONALIDADE SIGMUND FREUD
01) Sigmund Freud, o pai da psicanálise nasceu na cidade de Freiberg in Mähren no dia 06 de maio de 1856. Seu nome original era Sigmund Schlomo Freud-mudou para Sigmund em 1878.
Filho de judeus, Freud teve sete irmãos. Quando ainda era criança, se mudou para Viena, local onde passou quase toda sua vida. Durante a escola era conhecido por ser um bom aluno, sempre tirar boas notas e ter facilidade para aprender novos idiomas. Com 17 anos ingressou na Universidade de Viena.
Em 1882, Freud conheceu Martha Bernays, que era amiga de suas irmãs e com apenas dois meses de namoro os dois noivaram, porém só se casaram em 1886 e ao longo da vida tiveram seis filhos, tendo Anna Freud acompanhado os caminhos do pai e se tornado psicanalista. 
Com o nazismo, na década de 1930 alguns de seus livros foram queimados na Alemanha por conta do antissemitismo que acreditava que as ideias de Freud (por ser judeu) seriam um dos motivos para a decadência do mundo moderno. Com isso, Freud escreveu uma carta para seu amigo onde dizia ironicamente: “Que progresso estamos fazendo! Na Idade Média teriam me queimado na fogueira. Agora eles se contentam em queimar meus livros.”
Em 1938 Freud foi obrigado a fugir da Áustria por conta do Anchluss (anexação da Áustria à Alemanha Nazista), ele se refugiou em Londres, mas em primeiro momento, estava relutante com a ideia de se mudar, e só se convenceu depois que sua filha, Anna, foi presa pela Gestapo. Quatro de suas irmãs morreram mais tarde em campos de concentração. 
Na década de 1920, Freud passou por mais de 30 cirurgias e acabou perdendo parte de sua mandíbula, por conta de um câncer na boca que adquiriu pelo hábito de fumar desde jovem. Seu câncer lhe causava dores intensas que o levava a “tomar” doses excessivas de morfina, o que levou a sua more no em 23 de setembro de 1939.
Freud estudou medicina e, primeiro, se interessou por bacteriologia. Então se envolveu com a neurofisiologia se dedicando a estudar comparações entre o cérebro humano e de outros animais. Em 1881, formou-se e conseguiu um emprego no Hospital Geral de Viena onde continuou suas pesquisas focadas na neurologia. 
Mais tarde, Freud voltou seu interesse pelas histerias (chamadas atualmente de doenças psíquicas) considerando os tratamentos da época inadequados, começou então um tratamento usando cocaína – que na época não era proibida – mas logo abandonou a droga por conhecer as consequências de seu uso. Em 1885 conheceu Charcot, e o que foi aprendido com este foi de suma importância para a formulação de suas teorias futuras. 
02) Freud foi o fundador da psicanalise, ele revolucionou as crenças cientificas do nosso século estabelecendo um entendimento singular das motivações do sujeito – sua psicanalise se baseia em um método de investigação clinico, ampliou os recursos por meio da cura pela palavra que buscava tornar consciente o inconsciente já que ele acreditava que as pessoas poderiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes, obtendo assim a percepção.
Depois de ter contato com o neurologista Jean-Martin Charcot e a hipnose que ele usava como forma de tratamento, Freud começou a utilizá-la em seus pacientes. Com isso, ele percebeu a questão das doenças mentais serem causadas por distúrbios no inconsciente e passou a defender a teoria de que a forma de tratar esses distúrbios seria por meio da palavra. A princípio, Freud hipnotizava seus pacientes e os incentivava a falar sobre seus traumas – influência de Josef Breuer, neurologista que relatou sobre uma paciente que sofria de depressão e era hipnotizada por Breuer para falar sobre seus sintomas e traumas, tendo como resultado a melhora do quadro de Anna O.
Enquanto seus pacientes falavam, Freud anotava tudo, identificando com o tempo que a parte consciente da mente humana não tem acesso a todas as lembranças e grande parte dos pensamentos fica reprimida no inconsciente. Identificação essa que o levou a formular teorias importantes como as de Interpretação dos sonhos, e formular os conceitos de id, ego e superego. Id é o local da mente onde estão todos os desejos inconscientes, básicos (instintos). Ego é a parte lógica, que lida com as exigências da realidade e controla os impulsos do Id nos fazendo comportar de maneira realista e aceitável, realizando nossas vontades de uma forma aceitável pela sociedade. O ego encontra um equilíbrio entre nossos impulsos básicos, ideais e realidade. E o superego é a parte que reprime os impulsos que são contrários aos valores e crenças sociais. 
Se autoanalisando e aplicando a psicanalise sobre si mesmo, Freud conseguiu desbloquear memorias da sua infância que o permitiu formular a teoria do Complexo de Édipo, teoria essa que foi bastante criticada pelos outros psicanalistas e pela sociedade. Nessa teoria Freud diz que meninos passam por uma fase em que se apaixonam por sua mãe e por isso criam sentimentos hostis em relação ao pai. E durante o complexo, o desejo sexual surge nas crianças e se dá por sintomas diferentes entre meninos e meninas, os meninos têm o “complexo da castração” já as meninas passam pela “inveja do pênis”.

Continue navegando