Buscar

exercicio1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Diagnóstica
Como o próprio nome sugere, vem de uma diagnose, uma análise inicial, feita geralmente no início do período letivo, com o objetivo de verificar o que o aluno já sabe e o que ele precisa aprender.
Dessa forma, essa avaliação pode ser realizada por meio de uma prova, atividade, questionário, entrevista, redação ou qualquer outra forma que seja coerente com aquilo que se pretende avaliar. 
Além disso, nessa análise é possível determinar o nível de domínio prévio de cada aluno e as habilidades para o alcance dos objetivos do conteúdo a ser estudado e o mapeamento de possíveis deficiências na aprendizagem.
Não faz sentido uma vez diagnosticado que o aluno  já sabe ler e escrever a nível de exigência da 1ª série mantê-lo nesta série. O obrigando a repetir o que já aprendeu. 
Sendo assim, após feita a avaliação diagnóstica, o educador vai conhecer o que os seus alunos precisam aprender e a partir disso, trabalhar para desenvolvê-los e estabelecer novos objetivos de aprendizagem, de acordo com a necessidade de cada um.
Avaliação Formativa
A avaliação formativa tem como função o acompanhamento do aluno e deve ser realizada durante todo o período letivo. Para verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos pela disciplina.
Nesse tipo de avaliação é possível identificar o domínio que o aluno possui sobre os conteúdos e saber se ele está apto para avançar para a outra etapa do processo de ensino e aprendizagem, de forma gradual.
Lembre-se que a avaliação formativa sugere um percurso durante o período letivo, no qual você pode aplicar metodologias ativas ou propor diferentes tipos de atividades como: debates, exercícios, trabalhos em grupo e elaboração de projetos.
Para compor bem a avaliação formativa, os professores devem estar envolvidos com algumas questões, como: 
· Como saber se os alunos estão realmente aprendendo o proposto em cada período?
· O que esperar que os estudantes aprendam?
· Como reagir caso eles já saibam o que está sendo ensinado? Como reagir quando eles não aprendem o conteúdo?
Nessa fase também se encontra o famoso feedback que reorienta os envolvidos em suas tarefas de forma positiva. O qual, os professores precisam conversar muito com os alunos, acompanhá-los e dar feedbacks, de modo a auxiliá-los na melhora de suas práticas.
Quando aplicada da forma correta observamos durante o processo se é necessário adotar recuperações paralelas para ajudar o aluno. Para não esperar chegar no final do processo para comprovar se ele aprendeu ou não. 
Avaliação Somativa
É conhecida como prova ou exame e acontece normalmente no final de um período. Seja ele, bimestral, semestral ou anual, para classificar os alunos mediante os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. 
É basicamente uma avaliação da aprendizagem que mensura o desempenho do aluno, atribuindo uma nota final para metrificar o nível de aprendizado atingido em relação aos demais alunos.
Sem contar que a avaliação somativa já se tornou um processo burocrático das escolas como pré-requisito para aprovações e certificações, que costuma ser repassada também aos familiares.
Características da avaliação somativa:
· É apresentada em números, conceitos ou pontuação; 
· Verifica o que foi aprendido até o momento da prova; 
· Hierarquiza o aprendizado entre alunos;
· Não torna o envolvimento do aluno necessário após conclusão das tarefas;
As avalições se Complementam
A avaliação deve ter objetivos diferentes a cada momento do processo pedagógico.
Não é preciso escolher apenas uma entre essas modalidades avaliativas e sim fazer o melhor uso de cada uma de suas funções.
Muitas das vezes, a avaliação somativa é usada de forma excludente sendo a única a ter valor. Porém a nota de um exame não pode refletir exatamente todos os conhecimentos e habilidades que um aluno tem. 
Por exemplo, não faz sentido um aluno que teve um bom desempenho ao longo do período tirar uma nota baixa por não ter conseguido ir bem apenas na somativa.
Divida os valores entre a formativa e a somativa levando em conta a diagnóstica, pois a somativa não deve ter mais valor do que todo o processo de aprendizagem do dia-a-dia do aluno.
É importante que todos os instrumentos avaliativos devem estar no mesmo nível cognitivo dos objetivos de aprendizagem trabalhados. Não cobrar algo mais complexo do que aquilo que foi trabalho com o seu aluno.
Não se esqueça que a avaliação justa é aquela que vai conseguir medir realmente a capacidade do aluno no conteúdo pré-definido; 
· Garante que nenhum aluno esteja em desvantagem; 
· Que saiba diferenciar o desempenho do aluno a cada momento; 
· Dar a todos os alunos a mesma oportunidade de obter uma colocação.
O aluno 
Precisamos colocar o aluno como protagonista do processo , não só no processo avaliativo , mas no processo de ensino aprendizagem, trabalhar movimentos menos conteudistas , focando naquilo que o aluno traz quanto essas habilidades e competências de seus processos de ensino e da aprendizagem.
O professor tem que entender a dinâmica da sala de aula, o local onde está inserido, tipo de aluno, a competência que o aluno desenvolveu, para então desenvolver a melhor forma de avaliação, não podendo nivelar o aluno por baixo com um único tipo de avaliação, o ideal é que ao longo do ano seja aplicado vários tipos de avaliações, para que uma complemente a outra.
A família e a comunidade são fundamentais em todos os processos da escola , não só o avaliativo , a família precisa compreender que ela é uma base e precisa ser uma base muito sólida para o processo de ensino aprendizagem de seus filhos .Quando a família e a comunidade se envolvem com todas as problemáticas e com toda a dinâmica que a escola oferece , automaticamente o aluno se sente valorizado .Quando a família acompanha o processo avaliativo do aluno o mesmo apresenta desempenho muito mais significativo e não só avaliativo.
Quando a gestão esta pedagogicamente mais próxima do professor a gestão esta desenvolvendo um trabalho em parceria , em colaboração para o professor , isso vai se transformar em aspectos positivos , depois no processo do professor e no seu planejamento de avaliação e nos resultados que os alunos irão apresentar .Quando a gestão traça objetivos , metas especificas junto com o professor ele trabalha em parceria de estar auxiliando o professor durante o planejamento , isso se torna positivo e mais significativo .
A gestão trabalhando junto com o professor irá influenciar positivamente nos resultados tanto no planejamento quanto no resultado do aluno
A tecnologia por ser uma ferramenta interacionista onde o professor pode desenvolver processos avaliativos diferenciados dos tradicionais e isso também vai fazer com que o aluno tenha um interesse maior para desenvolver o que o professor está propondo. Agregar valor ao processo significativo que se encontra na sala de aula

Continue navegando