Buscar

2020 BIMESTRE 4 6C,TECNOLOGIA E INOVAÇÂO ROTEIRO de 09 a 13 de Novembro

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANASTÁCIO
EE "ANTONIO MARINHO DE CARVALHO FILHO"
Rua Euclides da Cunha, 32 – Centro – CEP. 19.400-000 – Fone – FAX (18) 3271-3055 Venceslau-SP
 
 
 
 Roteiro de Estudo: 4º Bimestre
Disciplina: Tecnologia e Inovação
Professora: Adiva Martins Gonçalves
Série: 6ºC
Período/data: 09 a 13/11/2020
Número de aulas: 01
Objeto: RESPEITAR É PRECISO!
Habilidade: (EF67TEC05) - Reconhecer a existência do cyberbullying no contexto digital, identificando os mecanismos de violência e intolerância digital;
(EF89TEC06) - Analisar os processos de produção dos conteúdos provenientes da cultura digital, considerando os diversos modos de se ler o mundo por meio de experiências que favoreçam múltiplas linguagens e expressões, em projetos que possibilitem posicionamento e compartilhamento de ideias de forma ética e respeitosa.
Objetivos: - Promover uma reflexão crítica sobre o preconceito racial na escola e na sociedade, através dos recursos tecnológicos, possibilitando especificamente aos estudantes reconhecer as diversidades étnico-raciais e respeitá-las; 
Metodologia: 
- Leitura cuidadosa das atividades propostas e respondê-las de acordo com as orientações apresentadas pela professora;
- Vídeo aulas disponíveis nos meios digitais oferecidos pela SEDUC (Canal de Educação, TV Cultura e Aplicativo CMSP) e/ou Youtube;
- Prestar atenção nas imagens utilizadas junto com os textos.
Recursos:
Assistir aula no Youtube do CMSP; 
Apostila do aluno Tecnologia e Inovação;
Pesquisa: segue link na apostila, podem ser utilizados livros, revistas, internet e sites complementares ao tema.
- Material escolar do aluno;
- Aulas exibidas da referida série no Canal TV Educação da Cultura, e no aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo;
- Celular / computador.
Sondagem: 
Como as tecnologias podem ser utilizadas de maneira positiva para questionar o preconceito racial?
Aula 1- Leia os textos abaixo, e reflita juntamente com as aulas interdisciplinares que vocês tiveram sobre Luiz Gama e Joaquim Nabuco.
Desigualdade, discriminação e Direitos humanos
 Em pleno século XXI, com o uso cada vez maior de tecnologias, principalmente o uso de redes sociais, essa é uma prática frequente no Brasil. Podemos considerar que o preconceito, a discriminação e o racismo estão presentes em todas as classes sociais, da mesma forma eles se encontram nas mídias, nas igrejas e nas redes sociais, e também na escola pública, que é um local que recebe estudantes provenientes de diferentes classes socioeconômicas e culturais.
Percebemos que o ambiente escolar, muitas vezes é o local onde mais aparecem casos de preconceitos e discriminações, pois é o ambiente onde a maioria dos educandos passam a maior parte do tempo, é onde estão os amigos, é onde eles têm contato um com o outro.
Compreender a diversidade com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) é considerá-la aspecto soberano de qualquer tipo de vida social, o que demanda o respeito às diferenças entre os povos, os indivíduos e os grupos, em vez de utilizá-las como critério de exclusão social e política.
O Brasil foi a última a dar fim ao regime escravista. Sabemos que isso aconteceu em 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel, exercendo as funções de chefe de Estado no lugar de D. Pedro II (que estava fora do país), sancionou a Lei Imperial n. 3.353, conhecida como Lei Áurea.
Sabemos também que a abolição, advinda com a Lei Áurea, foi fruto de uma constante luta travada por grupos abolicionistas de diversos matizes. Esses grupos tornaram-se muito ativos ao longo da segunda metade do século XIX e eram integrados por jornalistas, políticos, nobres (como a própria Princesa Isabel), advogados etc. Entre as principais personagens históricas atuantes no abolicionismo brasileiro, estavam três negros: Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças.
Na década de 1860, Gama, que vivia na cidade de São Paulo, conheceu personalidades como o caricaturista Ângelo Agostini e os diplomatas Ruy Barbosa e Joaquim Nabuco, frequentadores, à época, da Loja Maçônica América. Foi por meio dos membros dessa Loja que os ideais abolicionistas e republicanos ganharam volume no pensamento de Luiz Gama.
Luiz Gama (1830-1882)
O baiano Luiz Gonzaga Pinto da Gama, nascido em 1830, era filho de pai branco, português, e de uma negra livre. Portanto, Gama nasceu livre. Sua mãe, Luiza Mahin, participou da célebre Revolta dos Malês, em Salvador, no ano de 1835. Luíza teve que fugir da Bahia, deixando o filho com o pai. O pai, por sua vez, teria, segundo alguns estudiosos da biografia de Gama, vendido o próprio filho como escravo aos 10 anos de idade – mesmo ele sendo livre.
Joaquim Nabuco (1849- 1910) representou uma das figuras mais importantes do movimento abolicionista no Brasil em prol da libertação dos escravos.
Destacou-se na política, literatura, história e na carreira diplomática, sendo membro do Instituto Histórico Brasileiro e um dos criadores da Sociedade Anti escravidão Brasileira (1880) e da Academia Brasileira de Letras (1897), do qual foi fundador da cadeira nº 27.
Alunos! Use sua criatividade!
Apesar de todos os esforços feitos desde 1888, quando a escravatura foi abolida no Brasil, a segregação e o preconceito raciais ainda estão bastante presentes em nossa sociedade, os casos se multiplicam e, com a internet, fica ainda mais fácil percebê-los.
Crie um desenho, foto ou colagem mostrando o que é o desrespeito aos Direitos Humanos nos dias atuais e coloque junto uma frase, legenda ou palavra que chame a atenção do leitor para as consequências da violação aos Direitos Humanos.
Você pode elaborar a tarefa utilizando: sulfite, caderno, canetinhas, cola, lápis de cor, régua, pincéis, tinta ou outros.
Ou ainda, fazer o seu desenho utilizando aplicativos e programas digitais. Exemplos: Power point, word, corel, paint ou outras ferramentas do seu celular ou computador.
Importante: Data e horário da entrega das Atividades:
DATA E HORÁRIO DE ENVIO DAS ATIVIDADES:16 de novembro (segunda-feira), ATÉ AS 18:00. ENVIAR NO GRUPO. FOTOGRAFE TODAS AS ATIVIDADES, COLOQUE SEU NOME E ANO AO FINAL, PARA QUE SUA IDENTIFICAÇÃO FIQUE BEM VISÍVEL.
Devolutiva das Atividades (WhatsApp/Foto):
Obs: Todas as atividades podem ser respondidas no caderno, ou se for na folha, favor guardá-las em uma pasta, assim que retornarmos as aulas presenciais, irei avaliá-las.
Aviso: Todas as atividades devem conter- Nome/ Série / Data.
Instrumentos para verificação de aprendizagem
- Portfólio,
- Pesquisou sobre o assunto e participou das atividades,
- Planejou, realizou as tarefas, conversou, dialogando com os demais colegas e professores, ampliando as possibilidades de práticas.

Continue navegando