Buscar

Responsabilidade social e ética


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Responsabilidade Social e a ética são questões cada dia mais importantes especialmente quando pensamos em questões contemporâneas e na complexidade do mundo atual. Utilizando os conteúdos estudados e outros que julgar necessários, disserte relacionando as questões da complexidade e contemporaneidade, com Responsabilidade Social e Ética.
Responsabilidade social e ética vai muito além de um conjunto de regras pré-estabelecidas, julgadas corretas e que precisam ser seguidas à risca. Vai muito além de um código de conduta. Acredito que ética e responsabilidade social na contemporaneidade, é ser consciente, empático, e visionário no meio social e coorporativo.
Ter essa responsabilidade atualidade, é um grande desafio a ser superado pela sociedade e empresas. As pessoas estão acostumadas e voltadas as práticas não consciente perante os princípios da ética e responsabilidade social. Mudar em prol do bem maior ainda é um processo conhecido, mas pouco praticado. Um exemplo disso é o consumismo desnecessário de supérfluos de forma impulsiva, contribuindo para agravantes no cenário ambiental. O chamado Lowsumerism, muito divulgado e pouco adotado.
Acredito que a complexidade nessa questão enquanto empresa, é atender aos desejos da sociedade, estabelecendo uma relação consciente entre planeta, desejos do consumidor e fabricação/produto adequado que atenda essa demanda.
No entanto, a grande preocupação das empresas no atual cenário, com o processo de globalização, passa a ser a competitividade do mercado. Criando e desenvolvendo novos produtos e serviços, oferecendo qualidade, melhoria no atendimento ao cliente, menor preço e ênfase na lucratividade. A grande preocupação da pessoa jurídica no mundo globalizado é a abrangência de mercado, crescimento, reconhecimento e aumento da receita. Abastecimento de mercado passa a ser o foco das organizações.
Mais então, onde entra a relação dessas duas temáticas, inerente a contemporaneidade? Entra como uma proposta de mudança assertiva. Substituir os paradigmas tradicionais e implantar a busca por um desenvolvimento mais sustentável.



Apesar desses paradigmas estarem longe de serem substituídos integralmente pelos novos paradigmas, voltados ao pensar no ambiental. Os paradigmas ambientais, por já estrem inseridos como uma nova proposta, podem servir de inspiração aos modernos processos de mudanças para uma sociedade melhor, mais justa e realmente preocupada com as questões atinentes ao meio ambiente.
Por isso, surge a responsabilidade social evidenciada nas organizações, cujo objetivo é qualificar suas ações em relações a preservação do recurso maior, o planeta, pautada nos valores éticos a fim de adquirir uma imagem e prática positiva dentro do meio social de uma forma geral.

Mais conteúdos dessa disciplina