Buscar

Tratamentos Estéticos para Celulite e Hipotonia Tissular

Prévia do material em texto

APS 
ESTÉTICA E ACUNPUNTURA- Eliana Rodrigues de Campos 21475041
1º ETAPA – AVALIAÇÃO DE ESTÉTICA MHS, 30 anos, professora do ensino fundamental, possui biótipo ginóide, tecido com aspecto “casca de laranja” e lipodistrofia localizada nas regiões da coxa e glúteos. Por ter tido uma gestação há um ano, apresenta estrias rubras e hipotonia tissular moderada no abdome. Na avaliação, relata diabetes controlada, pouca ingestão de água e não realiza atividade física. a) Qual a alteração estética que tem como sinal clínico o “aspecto casca de laranja” e qual grau de acometimento. Resposta: b) Qual protocolo de tratamento é indicado nas regiões de coxa e glúteos. Explique. Resposta: c) Quais procedimentos biomédicos podem ser utilizados no tratamento de estrias e hipotonia tissular? Explique a ação de um destes procedimentos. Resposta:
a) O aspecto casca de laranja é o fibroedema gelóide (FEG) , popularmente conhecido como celulite, encontra-se no grau 3 . A pele encontra-se em aspecto de gomos e nódulos que podem ser sentidos ao toque.
Qual protocolo de tratamento é indicado nas regiões de coxa e glúteos. Explique.
b) O Protocolo de tratamento para coxas e glúteos pode ser composto por diversas técnicas tais como a radiofrequência, corrente russa, ultracavitação, carboxiterapia e a drenagem linfática.
A radiofrequência baseia-se no aquecimento volumétrico da derme profunda, aquecendo o colágeno e as fibras elásticas. O calor gerado pela radiofrequência leva à retração do colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele. Além disso, o aquecimento induz a ativação dos fibroblastos , levando à neocolagenização com subsequente remodelamento do tecido. Além de que o calor gerado provoca uma espécie de drenagem linfática capaz de derreter a gordura, eliminando assim algumas toxinas contidas no tecido interno da pele. Com isso, a aparência FEG (fibroedema gelóide) torna-se mais fina, firme e lisa, no geral melhora o aspecto da pele.
A técnica da corrente russa usa placas de silicone com um gel condutor entre a pele e o eletrodo, que são acoplados em cintas de elástico colocadas na área (musculo) que vai ser estimulada. Funciona como um exercício físico passivo, tonificando e modelando o corpo.
Ultracavitação é um método onde uma onda de ultrassom com baixa frequência e emissão focalizada tem a finalidade de gerar uma cavitação no tecido adiposo. As membranas dos adipócitos vibram com frequência próxima de 28khz até 80khz, e essa vibração gera a formação de microbolhas que se rompem e por estarem próximas aos adipócitos acabam rompendo também a sua membrana, promovendo o derramamento de gordura.
A carboxiterapia consiste na aplicação de injeções de CO2 sob a pele para eliminar a celulite, estrias, gordura localizada e também eliminar a flacidez da pele. O CO2 funciona melhorando a circulação celular e a oxigenação dos tecidos. Podendo ser aplicada em várias regiões, reduzindo a gordura localizada, lesionando os adipócitos e destruindo as células de gordura. O procedimento alonga os tecidos do local e preenche a região com gás , favorecendo a produção de fibras de colágeno que sustentam a pele, diminuindo a flacidez.
A drenagem linfática é interessante ser aliada aos protocolos; pois ajuda o organismo a reagir, eliminando líquidos que causam o inchaço, acelerando a recuperação ao retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos.
c) Procedimentos que podem ser utilizados são: intradermoterapia e microagulhamento.
 A intradermoterapia consiste na aplicação por via intradérmica de substâncias/medicamentos escolhidos em função de seus efeitos farmacodinâmicos sobre o tecido alvo, atuando como catalisador biológico. O produto aplicado é escolhido de acordo com a finalidade do tratamento e o principal objetivo do método é proporcionar uma alta concentração de fármacos de eficiência comprovada diretamente nas zonas em que se deseja tratar.
O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações sobre a pele causando injúria provocando uma resposta inflamatória controlada que promove e potencializa a absorção de substâncias e vitaminas que melhoram a textura e aspecto da pele, estimulando a regeneração celular, neovascularização e a produção de colágeno e elastina. Microperfurações feitas através de um rolo com microagulhaas com variados comprimentos de 0.5 mm a 2,5mm.
2º ETAPA – AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA Em uma análise mais minuciosa, a paciente relatou que apesar da baixa ingesta de água apresenta inchaço em membros inferiores e proeminência abdominal. Sente-se muito cansada que não associa com atividade profissional, pois até nos dias em que não trabalha sente-se extremamente desanimada. Não relata dor, insônia, considera-se estressada, boa digestão, alto consumo de leite. Considera sua alimentação saudável com ingesta acentuada de frutas com sabor mais adocicado.
d)Qual o diagnóstico baseado na teoria dos 5 elementos? 
Madeira ( Fígado e Vesícula Biliar) e o metal ( pulmão e intestino grosso) não estão em equilíbrio. Fígado : centro do metabolismo. Coordena, determina o ritmo de atividade dos outros órgãos do organismo. Orgão que elimina as toxinas e resíduos em nível físico, mental e psíquico. Este órgão pode acumular tensões provenientes de raiva e aborrecimento. ( órgão zang).
Vesicula biliar: órgão de eliminação (órgão fu)
Pulmão : órgão de reserva de energia vital ( órgão zang)
Intestino Grosso : Expele o desnecessário para o metabolismo. Recebe material inútil eliminando-o do organismo. ( órgão fu)
 e) Desenvolva um protocolo de auriculoterapia para o tratamento da desordem apresen

Continue navegando