Buscar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO DA APRENDIZAGEM
Fórum Temático 1
Prometer faz parte das propostas eleitorais dos candidatos, não é novidade que o povo está cansado de ouvir promessas. Porém, é importância que nós, eleitores, tenhamos a mínima noção do que está sendo proposto e do que realmente é permitido a um candidato realizar, afinal só poderemos cobrar aquilo que é possível ser feito, durante as campanhas, inúmeros candidatos prometem que irão fazer coisas, que se cada um deles conhecesse um pouco das suas futuras atribuições, existiria a possibilidade de não iludir os eleitores com promessas impossíveis de cumprir. 
Fórum de Temático 2
A educação é um direito subjetivo de cada brasileiro. Como política social e como política pública, que avaliação você faz do atual estado da educação brasileira? Atribuir uma nota e depois justificar.
Dou nota 6,0 pois são muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública, diversos fatores que proporcionam resultados negativos, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes.
Fórum de Temático 3
As políticas educacionais por vezes se traduzem em reformas educacionais. Ou seja, fica claro que fazer pesquisa científica em políticas Educacionais no Brasil ainda carece de muito estudo, teoria, propriedade técnica e, acima de tudo, análise crítica e reflexiva da realidade/contexto dos atores sociais que vivem os dramas da educação, apontando com eles o que precisa de fato ser repensado. Pela leitura, observamos que quem está no chão da escola é que sabe refletir e precisar suas necessidades. Você concorda? Argumente sobre essa afirmativa.
As políticas e pesquisas comprovam o fracasso da educação, e a necessidade de mudança em toda a organização escolar, começando com o projeto político pedagógico que conduzirá todos os trabalhos da instituição, os profissionais da área da educação buscam uma escola que esteja preparada para proporcionar um ensino de qualidade, respeitando todas as classes de pessoas.
Fórum de Temático 4
As políticas educacionais, segundo Santos (2016) podem ser de Governo ou de Estado. Essas últimas tem maior estabilidade, enquanto as primeiras são propagandas eleitorais. O autor indica que no Brasil, as políticas de governo são mais presentes, por isso que no campo educacional as reformas não tem sustentabilidade, porque as políticas neste setor acabam sendo propaganda política. Quais políticas educacionais são possíveis um político eleito propor? Lembrando que este modelo é sustentável.
Deverá propor estratégias de gestão moderna, metas para as escolas, diagnósticos permanentes e ações focadas nas deficiências encontradas, aulas de reforço para quem precisa, valorização dos que atingiram bons resultados, currículo mínimo comum. Vale lembrar que a sociedade também terá papel decisivo. O poder público só prioriza a educação quando ela passa a ser uma demanda da sociedade e esta se envolve seriamente na fiscalização da qualidade e no controle da aplicação dos recursos.
Atividade Discursiva
As pessoas estão sempre fazendo avaliação de si próprias e de outras pessoas. Por exemplo, se quer que o médico saiba diagnosticar corretamente os problemas de saúde que os estudantes sejam aprovados em concursos públicos, que os motoristas dirijam os carros de forma competente e segura. O professor constantemente avalia seus estudantes na sala de aula. Quando estudamos a respeito das conceitualizações da avaliação, na unidade de estudo I, vimos como nossas avaliações das pessoas e dos fatos podem ajudar ou prejudicar futuras aprendizagens. A avaliação exerce forte influência sobre o que os professores ensinam sobre o que os educandos estudam e, consequentemente, sobre o que aprendem. Como cidadãos e professores, esperamos que as pessoas com quem estamos em contato e também os nossos estudantes logrem determinados desempenhos. A avaliação está em toda parte e tem vários significados.
Considerando essas mudanças na concepção de avaliação, redija um texto argumentativo identificando, em sua prática de estudante ou de professor, circunstâncias que possam comprovar a veracidade das afirmações contidas no texto acima. Aborde razões pelas quais isto ocorra, ou seja, como avaliação pode influir na aprendizagem.
A avaliação deve orientar a aprendizagem, vamos esquecer a história de usar provas e trabalhos só para classificar a turma. Avaliar, hoje, é recorrer a diversos instrumentos para fazer os alunos compreender os conteúdos previstos. Durante muito tempo, a avaliação foi usada como instrumento para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não têm jeito. A prova bimestral, por exemplo, servia como uma ameaça à turma. Felizmente, esse modelo ficou ultrapassado e, atualmente, a avaliação é vista como uma das mais importantes ferramentas à disposição dos professores para alcançar o principal objetivo da escola: fazer todos os estudantes avançarem. Ou seja, o importante hoje é encontrar caminhos para medir a qualidade do aprendizado dos alunos e oferecer alternativas para uma evolução mais segura.
É importante a avaliação da aprendizagem para o desenvolvimento escolar dos estudantes, o procedimento contribui para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo. Cada vez mais as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem. Percebeu-se que deixar esse procedimento para o fim do processo não contribui para o avanço escolar do aluno.
A avaliação da aprendizagem traz benefícios para os alunos e até mesmo para os educadores. No caso dos estudantes, há a possibilidade de verificar o andamento do seu aprendizado e buscar métodos para impulsionar o seu desenvolvimento. Além disso, professores podem incentivar a autoavaliação nos alunos, e estimular a sua participação ativa na aprendizagem. 
Para os educadores, o procedimento é uma oportunidade para verificar se os estudantes conseguiram atingir as metas definidas. Dessa forma, é possível trazer novo direcionamento às ações pedagógicas para que os objetivos sejam atingidos.
https://novaescola.org.br/conteudo/356/a-avaliacao-deve-orientar-a-aprendizagem?gclid=EAIaIQobChMI9e2R1bSd7AIVVwiRCh3I1w4UEAAYASAAEgLWtfD_BwE
www.novaescola.org.br/
https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/importancia-da-avaliacao-da-aprendizagem-para-o-desenvolvimento-escolar

Continue navegando