Buscar

01 EXERCÍCIOS FIXAÇÃO - Remuneração e salário

Prévia do material em texto

DIREITO DO TRABALHO II – 7º período – 
Atividade de fixação avaliada – Remuneração e Salário
Prof. Neuber Teixeira dos Reis 
Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando... Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu...
(Sarah Westphal)
1 - (TRT 3ª Região (MG) - 2009 - Juiz do Trabalho - (adaptada)) - Analise as proposições abaixo e, considerando o Direito Individual do Trabalho e o entendimento jurisprudencial sumulado, julgue os itens a seguir:
I - A habitação fornecida ao doméstico que reside no próprio local de trabalho não integra, por força de lei, os cálculos trabalhistas, como, por exemplo, os de suas férias, mas nada impede que o contrato de trabalho disponha em sentido contrário. ( ) CERTO ( ) ERRADO
II - A alimentação fornecida por força do contrato de trabalho, mesmo que nos moldes previstos no Programa de Alimentação ao Trabalhador, instituído pela Lei nº. 6.321/1976, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado para todos os efeitos legais. ( ) CERTO ( ) ERRADO
III - É vedado ao empregador efetuar descontos nos salários do empregado, mas em caso de dano por ele causado, desde que comprovada sua culpa, o desconto será considerado lícito. 
( ) CERTO ( ) ERRADO
IV - O rol de utilidades passíveis de dedução nos salários dos trabalhadores urbanos e rurais não é taxativo, já que o empregador pode lhes fornecer, como retribuição de seus serviços, inúmeras prestações in natura, ainda que não previstas expressamente em lei. ( ) CERTO ( ) ERRADO
V - No caso de prestação de serviços em locais inóspitos, tais como uma plataforma marítima, tem-se admitido o pagamento salarial realizado através de instrumentos que configurem o truck system, sendo vedado em qualquer outro caso. ( ) CERTO ( ) ERRADO
2. FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase
Em se tratando de salário e remuneração, é correto afirmar que 
a) o salário-maternidade tem natureza salarial. 
b) as gorjetas integram a base de cálculo do aviso prévio, das horas extraordinárias, do adicional noturno e do repouso semanal remunerado. 
c) o plano de saúde fornecido pelo empregador ao empregado, em razão de seu caráter contraprestativo, consiste em salário in natura.
d) a parcela de participação nos lucros ou resultados, habitualmente paga, não integra a remuneração do empregado.
3. FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Judiciária 
Habitação, energia elétrica e veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensáveis para a realização do trabalho:
a) têm natureza salarial havendo súmula do Tribunal Superior do Trabalho neste sentido. 
b) têm natureza salarial, havendo dispositivo expresso na Constituição Federal. 
c) não têm natureza salarial, ainda que, no caso de veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares. 
d) não têm natureza salarial, exceto se, no caso de veículo, ele seja utilizado pelo empregado também em atividades particulares. 
e) têm natureza salarial, havendo súmula do Supremo Tribunal Federal neste sentido. 
4. FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Gilberto trabalha como garçom no restaurante “C”, possuindo contrato de trabalho por prazo indeterminado celebrado há mais de cinco anos. Além do salário mensal, Gilberto recebe gorjetas pagas diretamente por sua empregadora. Porém, ontem Gilberto recebeu aviso prévio de que seu contrato de trabalho iria ser rescindido sem justa causa, sendo que o aviso prévio seria indenizado. Neste caso, tais gorjetas: 
a) não integrarão o aviso prévio indenizado, independentemente de serem habituais ou não. 
b) integrarão sempre o aviso prévio indenizado. 
c) integrarão o aviso prévio indenizado somente se forem recebidas com habitualidade por período superior a 12 meses. 
d) não integrarão o aviso prévio indenizado somente se não forem habituais. 
e) integrarão o aviso prévio indenizado, sendo o cálculo realizado com base na média das gorjetas recebidas durante os últimos seis meses. 
5. CESPE - 2007 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Analista Judiciário - Execução de Mandados: 
5.1 Compreendem-se na remuneração do empregado, além do salário, gorjetas, comissões, percentagens, gratificações, abonos, diárias para viagens e indenização por despesas havidas pelo empregado. ( ) CERTO ( ) ERRADO
5.2 Além do pagamento em dinheiro, o salário compreende, para todos os efeitos legais, alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato de trabalho ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado, como contraprestação indireta e suplementar aos valores pecuniários. ( ) CERTO ( ) ERRADO
5.3 Na falta de expressa estipulação do salário ou não havendo prova sobre a importância ajustada, o empregado terá direito a perceber salário igual ao daquele que, ao mesmo empregador, fizer serviço equivalente, ou do que for habitualmente pago para serviço semelhante. ( ) CERTO ( ) ERRADO
6 - CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Advogado - Com relação a salário e remuneração, julgue os itens que se seguem. 
6.1 Se o empregador fornecer ao empregado educação em ensino superior, pagando matrícula, mensalidades e material didático, os valores relativos a tais pagamentos serão considerados integrantes do salário do empregado beneficiado. ( ) CERTO ( ) ERRADO
6.2 - A gorjeta integra a remuneração do empregado, mas não, o seu salário. ( ) CERTO ( ) ERRADO
7 - UFPR - 2008 - SANEPAR - Advogado - São parcelas de natureza salarial:
a) participação nos lucros da empresa, salário-base, comissões, percentagens, gratificações. 
b) salário-base, comissões, percentagens, gratificações ajustadas, adicional de insalubridade. 
c) salário-base, gorjetas, comissões, adicional de periculosidade, salário-educação. 
d) salário-base, comissões, percentagens, salário-família, salário-maternidade. 
8 - FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Joana labora na empresa Cerveja e Cia. Tendo em vista que tal empresa é responsável pela produção, armazenamento e venda de cervejas, entrega mensalmente aos seus funcionários dez engradados de latas da cerveja escolhida pelo empregado. Estes engradados fornecidos mensalmente
a) podem ser considerados como salários-utilidade, desde que isto esteja previsto contratualmente e não ultrapassem a 10% da remuneração total do empregado. 
b) não podem ser considerados como salários-utilidade, uma vez que se tratam de bebidas alcoólicas. 
c) podem ser considerados como salários-utilidade, desde que isto esteja previsto contratualmente e não ultrapassem a 30% da remuneração total do empregado. 
d) podem ser considerados como salários-utilidade, independentemente de previsão contratual, desde que não ultrapassem a 10% da remuneração total do empregado. 
e) só podem ser considerados como salários-utilidade se previstos em Norma Coletiva da categoria do empregado. 
9 - FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Área Judiciária - Davi trabalha na empresa X como analista de sistema, suporte e internet. Além de seu salário mensal, recebe as seguintes utilidades: curso de informática avançada, seguro de vida e previdência privada. Neste caso, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho,
a) apenas o curso de informática é considerado salário utilidade. 
b) nenhum dos itens mencionados são considerados salários-utilidade. 
c) apenas o seguro de vida é considerado salário-utilidade. 
d) apenas o curso de informática e a previdência privada são considerados salários-utilidade. 
e) apenas o seguro de vida e a previdência privada são considerados salários-utilidade. 
10 - FCC - 2010 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa - Segundo as normas preconizadas na Consolidação das Leis do Trabalho, o pagamento do salário,
a) na modalidade de contrato individual de trabalho por prazo indeterminado, não deve ser estipuladopor período superior a um mês, inclusive no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. 
b) qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, inclusive no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. 
c) qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a um mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. 
d) na modalidade de contrato individual de trabalho por prazo determinado, pode ser estipulado por período superior a um mês, exceto no que concerne a comissões e percentagens. 
e) na modalidade de contrato individual de trabalho por prazo indeterminado, pode ser estipulado por período superior a um mês, exceto no que concerne as gratificações.
11 – (Juiz do Trabalho – TRT 23ª. Região – 2011) – Assinale a alternativa INCORRETA:
a) A remuneração do serviço suplementar é composta do valor da hora normal, acrescido do adicional previsto em lei, contrato, acordo, convenção coletiva ou sentença normativa.
b) Integram cumulativamente a base de cálculo das horas extras os adicionais de periculosidade, insalubridade e noturno.
c) O empregado remunerado a base de comissões, tem direito ao adicional de horas extras, calculado sobre o valor-hora das comissões recebidos por mês.
d) O empregado que recebe salário por produção e trabalha em sobrejornada não faz jus à percepção de horas extras.
e) O cálculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observará o número de horas efetivamente prestadas e a ele aplica-se o valor do salário-hora da época do pagamento dos reflexos.
12 – (Juiz do Trabalho – TRT 1ª. Região – CESPE/2010 - adaptada) – Julgue os itens a seguir a respeito de remuneração e salário:
a) O proprietário de uma empresa de porte médio com vinte e cinco empregados deve, segundo a legislação, pagar a todos eles, no mês de novembro de cada ano, o adiantamento do décimo terceiro salário. ( ) CERTO ( ) ERRADO
b) Se, em um restaurante de grande movimento, não se cobra na nota apresentada aos clientes percentual inerente à gorjeta, então as gorjetas recebidas pelos garçons diretamente dos clientes não integrarão sua remuneração. ( ) CERTO ( ) ERRADO
c) A gratificação por tempo de serviço tem caráter indenizatório e, por essa razão, não integram o salário. ( ) CERTO ( ) ERRADO
13 - FGV - 2014 - OAB - Exame de Ordem Unificado - XIII - Primeira Fase - Os garçons e empregados do restaurante Come Bem Ltda. recebem as gorjetas dadas pelos clientes, de forma espontânea, uma vez que não há a cobrança obrigatória na nota de serviço.
Diante da hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) As gorjetas integram a remuneração, mas não servem de base de cálculo para o pagamento do aviso prévio, adicional noturno, horas-extras e repouso semanal remunerado.
b) As gorjetas não integram a remuneração, uma vez que são espontâneas, pois não há o controle das quantias concedidas.
c) As gorjetas são integradas, para todos os efeitos, na remuneração do empregado, repercutindo, assim, no pagamento de todos os direitos trabalhistas.
d) As gorjetas integram a remuneração apenas para efeitos de aviso prévio trabalhado, adicional noturno, horas-extras e repouso semanal remunerado, pois as demais parcelas não estão relacionadas com o dia a dia de trabalho efetivo; não havendo trabalho, não há gorjeta.
14 - JOSÉ CARLOS trabalha na empresa ORGANIZAÇÕES Y e durante todo o horário de trabalho é submetido a ruídos excessivos, caracterizadores de insalubridade em grau máximo, e também a substâncias inflamáveis que caracterizam periculosidade. Considerando que o salário-base de JOSÉ CARLOS é equivalente ao mínimo (atualmente em R$1.100,00) quanto deve receber a título de adicional salarial? Fundamente.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando