Buscar

Simulado de Criatividade E Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado de Criatividade E Educação
1ª) Uma aprendizagem em arte só é significativa quando o objeto de conhecimento é a própria arte. Levando o aprendiz a saber manejar e conhecer a gramática específica de cada linguagem que adquire corporalidade por meio de diferentes recursos, técnicas e instrumentos que lhe são peculiares. Marque a alternativa falsa:
O educador não é um mediador entre as arte e o aprendiz.
A linguagem visual também pode ser revelada à criança através de um sensível olhar pensante.
Ressignificar o mundo e as coisas do mundo poetizando-os através do imaginário.
A experiência de fruir formas artísticas, utilizando informações e qualidades perceptivas e imaginativas para estabelecer um contato, uma conversa em que as formas signifiquem coisas diferentes.
2ª) Leia as afirmações: “Como seres simbólicos, nossa auto criação e transformação cultural nos desenvolveram como seres de linguagem. Nós, humanos, somos capazes de conceber e manejar linguagens que nos permitem ordenar o mundo e dar-lhe sentido” (...) “Como toda e qualquer linguagem, a arte tem códigos, e cada linguagem da arte tem seu código, isto é, um sistema estruturado de signos. Assim o artista, no seu fazer artístico, opera com elementos da gramática da linguagem da arte com liberdade de criação, utilizando-os de forma incomum” Pode-se afirmar que a arte:
Utiliza de códigos.
Manifesta-se fora da cultura.
Não há liberdade da criação.
Não é ordenada.
Uma linguagem menor.
3ª) Para Coli, “O discurso sobre a arte exprime unicamente a relação da cultura do autor com o objeto cultural que é a obra de arte. Não esgota o objeto artístico – pode eventualmente enriquecê-lo” Marque a alternativa falsa.
Nem toda atividade humana é perpassada pela cultura e no espaço escolar o tema torna-se inoportuno.
O indivíduo cria de acordo com a sociedade, a cultura que está imerso, com os conhecimentos existentes, e as possíveis técnicas ou tecnologias utilizadas, valores culturais que motivam a ação
As produções artísticas revelam o contexto em que foram produzidas.
Os fenômenos culturais como construção social, são entrelaçados em relações humanas e de poder.
4ª) Leia a citação abaixo: “Para o filósofo grego Platão, cabia aos homens apenas a produção de mimeses, simulacros, meras aparências, pois a criação perfeita seria possível apenas para o Demiurgo, o Deus que cria o universo. Para Aristóteles, discípulo de Platão, o conceito de mimese estava ligado à idéia de reprodução seletiva. É como se o artista, com sua techné, buscasse o mais característico de uma pessoa ou coisa, criando um realismo sublimado. É nisso que se fundamentava Zêuxis quando, para pintar a mais bela Helena, combinou o melhor de cinco modelos. Ele queria a mais perfeita possível”. Considerando Artes como área de conhecimento, vários pressupostos teóricos são básicos para o trabalho didático em sala de aula.
Apreciações artísticas, a educação estética, leitura do objeto artístico, considerando o educando com um potencial, um sujeito inserido em sua cultura, onde seu processo criativo se desenvolverá dentro de uma coletividade.
Apreciações artísticas, a livre expressão, repetição de exercícios, considerando o educando com um potencial a produção erudita, um sujeito inserido em sua cultura, onde o professor é a figura central.
Apreciações artísticas, a reprodução de imagens, repetição de exercícios, considerando o educando com um potencial a produção erudita, um sujeito inserido em sua cultura, onde seu processo criativo individual.
Nenhuma das alternativas.
5ª) Para Ostrower, “Nas crianças, a criatividade se manifesta em todo seu fazer solto, difuso, espontâneo, imaginativo, no brincar, no sonhar, no associar, no simbolizar, no fingir da realidade e que no fundo não é senão o real. Criar é viver, para a criança.” Em relação a criatividade, assinale a afirmativa errada.
A criatividade é exclusiva das atividades artísticas, está presente nas várias produções do ser humano, em que o criar e o fazer artístico são vistos como ações integradas.
O processo criativo se desenvolve num contexto cultural, existindo a dimensão criativa individual e cultural, uma vez que o ser humano, se utiliza do simbólico no seu fazer
A criatividade não é algo exclusivo das atividades artísticas, está presente em várias ações do ser humano, em que o criar e o viver são vistos como ações integradas.
Entende-se criatividade como algo inerente ao ser humano, a sua realização é uma necessidade vital.
Entende-se criatividade como algo inerente ao ser humano, a sua realização é uma necessidade vital.
6ª) Em 1988, com a promulgação da Constituição, iniciam as discussões sobre a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Convictos da importância de acesso escolar dos alunos de ensino básico também reverente à área de Arte, houve manifestações e protestos de inúmeros educadores. Com a nova LDB, revogam-se as disposições anteriores e Arte é considerada básica na educação básica. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (art. 26, §2ª). A frase citada corresponde:
LDB nº 9.394
Lei nº 5.692
Lei nº 9.493
Lei nº 9.256
7ª) Assinale a alternativa correta. No Brasil, Ana Mae Barbosa difundiu a concepção de construção de conhecimento em artes denominada como “Proposta Triangular de Ensino da Arte”, em que a construção do conhecimento se dá a partir de ações básica quando nos relacionamos com a Arte. São elas:
Ler obras de arte, fazer arte e contextualizar.
Desenhar, expressar e inventar.
Ler obras de arte, desenhar e criar.
Dramatizar, cantar e pintar.
Ler obras de artes, ouvir obras de artes e cantar.
8ª) Marque a alternativa falsa. O ensino da Arte deverá organizar-se de modo que, ao final do ensino fundamental, os alunos sejam capazes de:
Conhecer e explorar o domínio da cultura européia milenar e erudita sobre as produções rudimentares dos países em desenvolvimento.
Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, indagando, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
Compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas cultuas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno,m assim como as demais do patrimônio cultural e do universo natural, identificando e existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos;
Edificar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, no percurso de criação que abriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções;
expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoa e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
9ª) Assinale a alternativa correta. Segundo Barbosa, (1998), “A arte na educação como expressão pessoal e como cultura é um importante instrumento para a identificação cultural e o desenvolvimento. (...)a arte capacita um homem ou uma mulher a não ser um estranho em seu meio nem estrangeiro no seu próprio país”(16). Para a autora, uma das contribuições da arte-educação é:
Construção da identidade, no desenvolvimento cultural.
Valorizar somente o popular.
Estabelecer o código hegemônico.
Valorizar a alta cultura.
Fazer a mediação entre a arte o público.
10ª) Segundo Martins(1998),tratar a arte como conhecimento é o ponto fundamental e condição indispensável para esse enfoque do ensino de arte, que vem sendo trabalhado há anos por muitos arte-educadores. Ensinar arte significa articular três campos conceituais: São campos conceituais :
A criação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade.
A tradução/copia, a reflexão/síntese e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade.
A imaginação/divulgação, a reflexão/síntese e o conhecimento da produção artístico-estética da humanidade.
Acriação/produção, a percepção/análise e o conhecimento da teoria das cores.
A busca pelo belo, a percepção e o o conhecimento da produção artístico-estética da Europa.

Continue navegando

Outros materiais