Buscar

Estudo Transversal I (17579)04-2021

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estudo Transversal I (17579)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:661414) ( peso.:10,00)
	Prova:
	29642205
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Dentre os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles, o 17º, trata da parceria pelas metas. Este objetivo é integrador de todos os demais e por isso muito importante. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de ações que favorecem o cumprimento dos ODS:
	 a)
	As iniciativas individuais em prol do meio ambiente e da economia, que visem contribuir para a oferta de emprego e renda aos empresários da região.
	 b)
	O plantio de mudas de árvores nativas em compensação à supressão de vegetação no quintal das casas, em parceria com a iniciativa pública e privada para obtenção de recursos financeiros aos proprietários dos imóveis.
	 c)
	Os projetos e ações desenvolvidos de modo coletivo nas escolas, universidades e comunidades no âmbito formal e não formal, relacionados à resolução de problemas socioambientais locais.
	 d)
	As parcerias entre ONGs e empresas em prol do aumento da produtividade e do consumo favorece a economia e reduz a oferta de empregos.
	2.
	Atualmente, muito se fala em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, tanto no meio acadêmico quanto no ramo empresarial, político e social. Sobre o comportamento do cidadão que é considerado sustentável, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Reflete sobre seus atos com responsabilidade, evita o desperdício de recursos naturais e sabe a importância do seu papel na natureza.
	 b)
	Recicla os resíduos após separação em sua residência, na coleta seletiva, e encaminha os materiais perigosos, como pilhas e baterias ao aterro sanitário.
	 c)
	Repensa suas escolhas de consumo e age de modo a esbanjar dos produtos industrializados que beneficiam o seu bem-estar, adquirindo novos produtos tecnológicos sempre que surge uma novidade.
	 d)
	Reutiliza ao máximo os produtos que consome, prolongando a vida deles, possibilitando adquirir cada vez mais produtos tecnológicos conforme são lançados no mercado.
	3.
	Ao visualizar essa questão você está utilizando recursos naturais! Já pensou nisso? Observe que os smartphones, tablets, computadores, notebooks e quaisquer outros meios de comunicação são fabricados a partir de alguma matéria-prima de origem natural, como minérios de ferro e derivados do petróleo. Sobre as relações de consumo e sustentabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- Na fabricação de produtos tecnológicos é isenta a utilização de recursos naturais.
II- O avanço da tecnologia dispensa o consumidor de se preocupar com o meio ambiente.
III- Existe igualdade nas formas de consumo sustentável ao redor do mundo e isso favorece a sustentabilidade.
IV- O equilíbrio planetário é afetado pelo comportamento da humanidade com relação ao consumo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	4.
	Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www. mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/consumo_sustentavel.pdf. Acesso em: 12 set. 2019 (adaptado).
	 a)
	A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
	 b)
	Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.
	 c)
	Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
	 d)
	Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
	5.
	A poluição por materiais plásticos é um grave problema ambiental e requer, para seu enfrentamento, três abordagens complementares: a drástica redução do uso, a substituição por novos materiais (com características similares ao plástico sintético) facilmente degradáveis e a destinação adequada dos resíduos, via coleta e reciclagem. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://revistapesquisa.fapesp.br/2019/07/08/planeta-plastico/. Acesso em: 24 jul. 2019 (adaptado).
	 a)
	O cidadão pode contribuir com a redução do consumo de plásticos a partir de atitudes simples do dia a dia, como evitar o uso de materiais descartáveis, priorizar o reaproveitamento e a reciclagem.
	 b)
	A pessoa é responsável por aquilo que consome e gera de resíduos, bem como pela poluição por materiais plásticos, os quais são facilmente degradáveis e adequadamente coletados e reciclados.
	 c)
	A internet é uma rede de comunicação mundial que contribui para a disseminação de informações sobre a poluição por plásticos, o que gera melhoria ambiental direta.
	 d)
	O consumidor é quem manda no mercado, suas escolhas influenciam as políticas ambientais e a produção de plásticos tende a aumentar com o reaproveitamento de embalagens usadas.
	6.
	O conceito de sustentabilidade abrange diversos ramos da sociedade. Atualmente, essa ideia está presente na Missão, Visão e Valores de diversas empresas no Brasil e no mundo, pois leva em consideração três dimensões fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Sobre essas dimensões, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Social, Justa e Democrática.
	 b)
	Financeira, Econômica e Lucrativa.
	 c)
	Econômica, Social e Ambiental.
	 d)
	Cultural, Energética e Aquática.
	7.
	A ideia sugerida pela charge está relacionada ao conceito de:
FONTE: encurtador.com.br/tvxF9. Acesso em: 1º ago. 2019.
	
	 a)
	Tecnologia e sustentabilidade.
	 b)
	Obsolescência programada.
	 c)
	Desenvolvimento sustentável.
	 d)
	Reciclagem e reutilização.
	8.
	Os meios de comunicação que veiculam propagandas diversas, contribuem para o aumento do consumo do desnecessário. A figura anexa apresenta um exemplo de estratégia utilizada pela mídia para convencer o consumidor. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: encurtador.com.br/boxRX. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	A Política Nacional das Relações de Consumo visa contribuir para a divulgação de propagandas que estimulem o consumo de celulares.
	 b)
	Mesmo com o aumento do consumo de celulares, a Logística Reversa garante o reaproveitamento de todos os resíduos, como já ocorre em todo território brasileiro.
	 c)
	O Código de Defesa do Consumidor prevê a proibição de propagandas que estimulem o consumo de produtos inovadores.
	 d)
	Há uma incoerência entre a busca pela sustentabilidade global e as propagandas divulgadas nos meios de comunicação de massa.
	9.
	Considerando as informações da figura, é correto afirmar que:
FONTE: https://i.pinimg.com/474x/05/2f/a6/052fa68dc121cd53a3168799e2bff0bc.jpg. Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	Mesmo com as evidências óbvias do efeito do desmatamento sobre o clima local, o ser humano parece não reconhecer o mal que faz a si mesmo ao eliminar florestas.
	 b)
	Quanto mais árvores menos calor, quanto menos árvores mais sombra.
	 c)
	O calor é proveniente da radiação solar que incide diretamente no solo, e a ausência das árvores contribui para reduzir o calor local.
	 d)
	O ser humano tem consciência das consequências de suas atitudes e, por isso, age com responsabilidade socioambiental.
	10.
	Analise a imagem anexa e indique qual ODS é o mais adequado e expressa o desafio proposto na mensagem da charge:
FONTE: https://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/07/sustentabilidade.gif.Acesso em: 12 set. 2019.
	
	 a)
	ODS 2 - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
	 b)
	ODS 7 - Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e o preço acessível à energia para todas e todos.
	 c)
	ODS 6 - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.
	 d)
	ODS 11 - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Parte inferior do formulário

Continue navegando