Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO BASICA CEL1625

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ESTÁGIO
1.MATRÍCULA: 201901013235
FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ / UNIDADE POLO VILA VELHA - ES
2. NOME COMPLETO:CINTIA MICHELY BORGES ARAÚJO VITÓRIA
3.NOME DA INSTITUIÇÃO: COLÉGIO ADVENTISTA DE VITÓRIA
Rua: Lauro Cunha Freire, 213 - Bento Ferreira, Vitória - ES, 29053-200
Telefone: (27) 3223 -3022
INÍCIO DO ESTÁGIO: 16/11/2020
TÉRMINO DO ESTÁGIO: 29/01/2021
4.METODOLOGIA E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O estágio supervisionado constitui componente curricular obrigatório, e é uma grande oportunidade de aprendizado. A atividade de estágio consistiu em oferecer esse trabalho de pesquisa objetivando mostrar sua importância não só para o crescimento profissional do educador, proporcionando um conhecimento real e permitindo o desenvolvimento de competências necessárias, sempre sobre a supervisão de um profissional já habilitado, conforme Parecer CNE/CP nº 28 (BRASIL, 2021).Diante de tantos desafios que estamos enfrentando devido a pandemia causada pela COVID-19 tivemos que nos reinventar, criar novos métodos, novo olhar, adaptações e etc...
De acordo com Azanha (2004,p.371) 
Não se trata de discutir a necessidade teórica ou prática de conceitos gerais abstratos, mas a utilidade que eles possam ter para fundamentar e orientar práticas docentes que devem ocorrer em situações escolares concretas muito diferentes entre si. No atual quadro-histórico de ascensão das massas a uma educação cada vez mais ampliada- não há lugar para essa visão elitista e petrificada da relação pedagógica
.
5-OBSERVAÇÃO PRÁTICA
Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e a interação com os alunos no ambiente onde foi realizado o estágio e a realização de atividades os dá uma grande oportunidade de colocar em prática toda teoria adquirida por meio do estudo.
No decorrer do período do estágio inicialmente recebemos um treinamento para essa nova fase escolar que estamos vivenciando devido a pandemia por causa da COVID-19, é preciso garantir um ambiente seguro para alunos e funcionários, sendo assim, muitas mudanças foram feitas, ao recepcionar o aluno não poderia mais haver contato físico, uso obrigatório de máscara por alunos e funcionários, não compartilhar objetos e alimentos, manter distanciamento, o recreio passou a ser em sala de aula.
As aulas passaram a ser híbridas, possibilitando assim quem por problemas de saúde, ou se os responsáveis não se sentissem seguros com o retorno das aulas presenciais, que o aluno assistisse a aula de casa, em tempo real, interagindo com o professor e colegas, ao observar essa prática, pude perceber, quão desafiador é para o regente de classe conduzir o formato hibrido.
6-ANÁLISE DOS MATERIAIS SUPORTE
A escola onde foi realizado esse estágio tem uma estrutura grande e funcional, possui rampas, banheiros adaptados para portadores de necessidades especiais. A escola respeita todos os protocolos de higiene e segurança, tem à disposição vários pontos de álcool em gel de fácil utilização, sabonete líquido e toalha de papel em todos os banheiros. A escola é toda informatizada possui um dispositivo Ipad em todas as salas para transmissão ao vivo das aulas para os alunos que estão em casa, o mesmo dispositivo é utilizado para realização de reunião de pais e mestres. As salas são amplas e bem arejadas. A professora regente da classe tem à disposição materiais de apoio, jogos, livros, tv na sala de aula, todos esses recursos são bem utilizados de acordo com planejamento.
7-CONSIDERAÇÕES FINAIS
Quando se fala de educação infantil existem muito material publicado sobre o assunto, o professor deve manter o foco e traçar sua própria linha de raciocínio, o professor deve se manter sempre atualizado, ainda mais nesse novo formato híbrido que está sendo usado. Quando falamos em educação devemos pensar na inclusão, na educação especial, acessível a todos alunos. 
7.1 DIFICULDADES E DESAFIOS: 
Alfabetização à distância, alunos com TDH, hiperativos, autistas e portadores de necessidades especiais, pude observar uma grande resistência para esse formato de aula híbrida, o recreio em sala de aula, o não compartilhar devido o protocolo de segurança, o distanciamento das carteiras. Os alunos que assistem a aula de casa passam muito tempo em frente a tela do dispositivo usado para aula.
7.2 DESTAQUES POSITIVOS:
A informatização possibilitou a continuidade das aulas mesmo em meio à uma pandemia, os uniu mesmo estando distantes, possibilitou a realização de reunião de pais e mestres, pude observar como os professores se adaptaram tão bem para esse novo formato de aula, dando suporte para pais e alunos, passando confiança, e tranquilidade. Professores e pais unidos num só propósito.
8-BIBLIOGRAFIA / REFERÊNCIAS
 http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n2/v30n2a16.pdf

Continue navegando