Buscar

ATIVIDADE ÉTICA E REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ÉTICA E REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA
CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA RESOLUÇÃO 596 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2014 
GABARITO INDICATIVO (Os capítulos, artigos e incisos indicados nos casos abaixo são apenas exemplos indicativos de possíveis infrações ao Código de Ética. Não se está limitando com sua indicação a possibilidade de que existam outros capítulos, artigos e incisos que igualmente possam indicar uma transgressão ao Código)
Casos a serem analisados sob o ponto de vista ÉTICO 
Analise os casos hipotéticos abaixo e com base no Código de Ética da Profissão Farmacêutica responda em qual(is) artigo(s) do Código de Ética o farmacêutico poderia ser enquadrado. 
- Não é preciso copiar o texto do código, apenas sua numeração: Ex.: - Capítulo III – Art. Farmacêutico vai fazer uma perícia numa drogaria, vê que o estoque de medicamentos controlados não é trancado e que a sala de aplicação está imunda. O proprietário da drogaria é o seu tio que lhe propõe uma viagem de uma semana para Miami se ele disser que não encontrou nada de errado na drogaria. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). *
1 O proprietário de uma drogaria em uma reunião com o farmacêutico responsável sugere a ele indicar aos pacientes para comprarem uma determinada marca de genérico. O dono e o farmacêutico ganhariam uma comissão na venda. Um paciente que vai à farmácia nota a insistência do farmacêutico na compra daquele medicamento e resolve fazer uma denúncia ao CRF. Enquadre o farmacêutico de acordo com o Código de Ética. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas).
2 Farmacêutico vai fazer uma perícia numa drogaria, vê que o estoque de medicamentos controlados não é trancado e que a sala de aplicação está imunda. O proprietário da drogaria é o seu tio que lhe propõe uma viagem de uma semana para Miami se ele disser que não encontrou nada de errado na drogaria. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). 
3 Uma atriz famosa vai fazer teste de gravidez em um laboratório de análises clínicas renomado. O resultado do exame é divulgado para imprensa através do farmacêutico que realizou o exame. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). 
4 Um paciente leva uma receita de um creme dermatológico a uma farmácia de manipulação que havia sido indicada pelo médico. O paciente sempre mandava fazer este mesmo creme na mesma farmácia, com orçamento de R$ 60,00. No entanto, o paciente resolve fazer outro orçamento em uma segunda farmácia, só que o farmacêutico não consegue fazê-lo porque a receita está toda em códigos. O farmacêutico resolve denunciar seu colega ao CRF. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). *
5 Um farmacêutico trabalha em um grande laboratório de pesquisa de uma universidade na área de Microbiologia. Seu trabalho consiste em manipular bactérias. No desenvolvimento da pesquisa, descobre um jeito de aumentar a patogenicidade delas. Um grupo terrorista compra dele esta descoberta para fazer um grande atentado. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). 
6 Após a aprovação em um concurso público, o farmacêutico assume a Farmácia Central de um hospital. A diretoria do hospital recebe repetidas queixas contra o farmacêutico devido aos maus tratos e falta de respeito com os demais componentes de sua equipe e outros funcionários do hospital (médico, enfermeiros, nutricionistas). Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). *
7 Farmacêutico recém-formado assume a responsabilidade técnica de uma farmácia de manipulação. Por tratar-se de seu primeiro emprego, o proprietário da farmácia propõe ao farmacêutico um salário menor do que o pré-estabelecido. O farmacêutico aceita a proposta. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas).
8 Uma farmacêutica responsável técnica estava ausente em três visitas fiscais do CRF-SP. Seu horário de assistência farmacêutica na drogaria, declarado em Termo de Compromisso, é de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 13h. Não havia outro farmacêutico em seu lugar. Em audiência de esclarecimento no CRF-SP, a profissional informou que: não se recorda das visitas, e comparecia apenas uma vez por semana à drogaria. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). 
9 O paciente procurou a farmácia para a aplicação de um injetável com receita médica e foi atendido pelo proprietário do estabelecimento. O proprietário não comprovou capacitação técnica para aplicação de injetáveis e a bula do medicamento ainda advertia: “o produto deve ser aplicado exclusivamente por via intramuscular na região glútea”. Após a aplicação, o cliente teve fortes dores e foi levado da farmácia para o hospital, onde foi internado, desenvolvendo necrose do tecido, exposição do osso no local da aplicação e imobilidade parcial do braço atingido. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponte as infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). *
10 Após retorno de suas merecidas férias, o farmacêutico responsável técnico de um farmácia de manipulação é surpreendido ao receber uma notificação do CRF que o convoca a comparecer a Comissão de Ética. Ao comparecer ao CRF foi esclarecido que durante a sua ausência diferentes fórmulas foram manipuladas sem a devida orientação de um farmacêutico. O farmacêutico explica que durante o período indicado o mesmo estava de férias, mas que havia esquecido de notificar o CRF. Faça uma análise criticamente o relato acima e, em seguida: aponteas infrações éticas (Princípios, Direitos, Deveres e Proibições), enquadrando (Tipificando) de acordo com o código de ética da profissão farmacêutica (indique os artigos e incisos que comprovam as infrações indicadas). *
## sempre tem mais de 1 artigo dentro do estudo de caso

Outros materiais