Buscar

O ALUNO COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVI

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
O ALUNO COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVI...
8a unidade
		1
          Questão
	
	
	O americano Jason McElwain, 18 anos, diagnosticado com autismo e apaixonado por basquete, protagonizou uma história incrível.
No dia 15 de fevereiro de 2006, o técnico da escola deu o uniforme do time a McElwain e o avisou de que se, no final da partida o time estivesse liderando o placar com folga, ele poderia entrar. Faltando quatro minutos para o fim da partida e com uma diferença de dois dígitos, Jason entrou em quadra.
 McElwain acertou seis arremessos de três pontos e mais um de dois pontos, totalizando 20 pontos em pouco menos de quatro minutos. A cada cesta convertida, a torcida explodia no ginásio da escola. O time de McElwain venceu por 79 a 43. O show de Jason foi eternizado ao receber o prêmio ESPY de melhor momento do esporte em 2006.
Fonte:  http://www.espbr.com/busca/Mcelwain
A história de McElwain revela que o processo de inclusão educacional no desenvolvimento da pessoa com TGD (Transtornos Globais do Desenvolvimento):
 
		
	
	nada significa, pois o tratamento médico será o único responsável pelo avanço no processo de desenvolvimento da pessoa com TGD.
 
	
	é significativo, desde que o aluno permaneça somente em uma escola especial, segregado do convívio com outros alunos.
	
	prejudica o desenvolvimento do aluno com  TGD, dificultando histórias de superação como a de McElwain.
 
	 
	possui uma importância significativa, pois o ingresso da criança com TGD em um processo de inclusão escolar, marcará um enorme diferencial no desenvolvimento do indivíduo.
 
	
	revela que somente a estimulação  familiar promoverá todo sucesso no desenvolvimento da criança com Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
	Respondido em 03/03/2021 09:59:33
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		2
          Questão
	
	
	Muitos educadores sentem dificuldades apara compreender os quadros que fazem parte dos Transtornos Globais dos Desenvolvimentos. Quais são esses quadros?
		
	
	Síndrome de Asperger, Altas Habilidades e Superdotação
	
	Transtorno de Humor Bipolar, Retardo Mental e Psicose Infantil
	 
	Transtornos Desintegrativos da Infância, Autismos, Síndrome de Asperger e Rett
	
	Neurose, Psicopatia e Paranóia
	
	Psicose, Retardo Mental e Esquizofrenia
	Respondido em 03/03/2021 09:59:42
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		3
          Questão
	
	
	Marque V para afirmativa verdadeira e F para falsa, no que se refere ao manejo acadêmico de alunos portadores dos Transtornos Globais do Desenvolvimento:
( ) Paulo é um aluno autista com dificuldades severas de comunicação, sua professora deve adotar a Comunicação Alternativa, como pranchas de comunicação com figuras, objetos concretos etc.
( ) Jussara possui um aluno que apresenta comportamentos inadequados, como recurso pedagógico ela redireciona a atenção deste aluno para uma atividade que é do seu agrado, oferecendo atividades de curto tempo, sempre elogiando suas conquistas.
( ) A preocupação em manter uma interlocução com os profissionais da saúde: fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, médicos não contribui nas estratégias pedagógicas desenvolvidas por professores com alunos portadores de necessidades educativas especiais incluídos.
( ) Helena possui um aluno autista inserido em sua turma, ela possui bastante preocupação com a arrumação de sua sala, possuindo espaços definidos, para as diferentes tarefas, pois seu aluno autista apresenta baixa tolerância às mudanças.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
		
	
	F V F V
	
	F F F V
	
	V F V F
	
	F F V V
	 
	V V F V
	Respondido em 03/03/2021 09:59:49
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
          Questão
	
	
	No processo educacional dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, professores precisam entender que o aluno com TGD processa informações de maneira diferente, tem resistência a mudanças, pode ser mais sensível ao barulho, exigindo assim, que adaptações aconteçam no planejamento.
            Sendo assim, o processo de inclusão dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento, segundo a legislação brasileira,  deve:
 
		
	
	ser o grande desafio somente do professor, que deve assumir toda  responsabilidade pelo desenvolvimento do aluno com TGD.
 
	
	acontecer somente com a presença de um mediador com  pós graduação concluída na área de Transtorno Global do Desenvolvimento.
 
	 
	acontecer através de uma  rede de apoio, integrando ações  entre o  professor da turma regular, o profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e o coordenador pedagógico.
 
 
	
	acontecer em parceria com a família, que deve permanecer no período escolar, realizando as mediações necessárias, visando minimizar as diferenças e dificuldades  apresentas pelo aluno com TGD.
 
	
	acontecer  no centro de atendimento educacional especializado, segregando  alunos com transtornos globais do desenvolvimento do convívio com outros alunos.
	Respondido em 03/03/2021 09:59:58
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		5
          Questão
	
	
	No que se refere à Síndrome de Rett responda (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) A Síndrome de Rett está ligada ao cromossoma X e por isso, acomete mais as meninas.
( ) A síndrome de Rett começa a apresentar os seus sintomas a partir dos 12 anos de idade.
( ) A causa da Síndrome de Rett está ligada a utilização de bebidas alcoólicas durante a gestação.
( )A característica principal desta síndrome é a perda das habilidade motoras após um desenvolvimento normal nos primeiros meses de vida.
A ordem correta é
		
	
	FVFV
	
	FVVF
	 
	VFFV
	
	VVFV
	
	FFFV
	Respondido em 03/03/2021 10:00:03
	
Explicação:
 
A correta é VFFV . O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura,requer um diagnóstico médico sempre requer exames laboratoriais ou de imagem.Apesar de ser causada por uma mutação genética, a síndrome de Rett raramente é hereditária.Os lactentes parecem saudáveis durante os primeiros seis meses, mas, ao longo do tempo, rapidamente perdem a coordenação, a fala e o uso das mãos. Os sintomas podem se estabilizar por anos.
Não há cura, mas medicamentos, fisioterapia, psicoterapia e suporte nutricional ajudam a controlar os sintomas, evitar complicações e melhorar a qualidade de vida.
	
	
	 
		6
          Questão
	
	
	Mauro tem 5 anos, é um aluno que não fala, não brinca com outras crianças, fica sempre em um canto sozinho, batendo palmas e balançando o corpo. A pedagoga da escola encaminhou o aluno para uma avaliação, que resultou num diagnóstico neuropsicológico de autismo. O Autismo está inserido dentro do Transtorno:
		
	
	Esquizofrênico
	
	Neurobiológico
	 
	Global do Desenvolvimento
	
	Psiquiátrico Neurológico
	
	Desintegrativo
	Respondido em 03/03/2021 10:00:10
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		7
          Questão
	
	
	O aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em classe comum de escola regular. No contexto escolar, o trabalho pedagógico proposto deve valorizar os seguintes aspectos. EXCETO:
		
	
	Leituras e manejos adequados das regras sociais.
	
	Promover o bem-estar e oportunidades de interações sociais
	
	Desenvolver o seu processo de aprendizagem.
	 
	A segregação do convívio social na comunidade escolar
	
	Um ambiente estimulador e desafiante para o aluno.
	Respondido em 03/03/2021 10:00:17
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
          Questão
	
	
	Thalita é uma adolescente de 12 anos de idade que recebeu um diagnóstico de autismo e foi incluída na Escola estadual Gabriela Mistral. Os pais dos seus colegas de classe estão reprovando a atitude da escola por considerar Thalita incapaz de acompanhar os conteúdos do Ensino fundamental. Como professor desta escola, qual argumento poderia ser usado com objetivo de explicar aospais dos alunos a viabilidade do processo educativo de Thalita na rede regular? Marque a resposta correta.
		
	
	Thalita fará apenas atividades de recreação e educação física com os colegas para ter contato com outros adolescentes.
	
	A escola vai receber Thalita e permitir que ela curse seus estudos em classe comum apenas para o cumprimento da lei.
	
	Os autistas não se socializam mesmo e sendo assim, Thalita pouco interferirá na dinâmica da turma.
	 
	Thalita aprenderá através de atividades diversificadas e terá o recurso da flexibilização curricular para acompanhar as atividades realizadas com os seus colegas.
	
	A lei obriga a escola a receber Thalita, mas não oferece os melhores subsídios para educar a jovem com tão grave transtorno.

Continue navegando