Buscar

AV2 Direito Civil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ.
CURSO: DIREITO. UNIDADE: TAGUATINGA. PERIODO: MATUTINO. AVALIAÇÃO: AV2
DISCIPLINA: DIREITO CIVIL III
PRIMEIRA QUESTÃO.
Sobre o contrato de compra e venda analise os itens abaixo:
1. Transfere o domínio da coisa mediante o pagamento de certo preço em dinheiro, independente de tradição.
2. Não pode ter por objeto coisa futura.
3. É anulável a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.
4. É lícita a compra e venda entre cônjuge, com relação a bens excluídos da comunhão.
5. Na venda ad corpus, presume-se que a referência às dimensões foi simplesmente enunciativa, quando a diferença encontrada não exceder de um vigésimo da área total enunciada. 
Está correto APENAS o que se afirmar em:
 
1. I, II e III.
2. I, III e V.
3. II, III e IV.
4. II, IV e V.
5. III, IV e V.       
SEGUNDA QUESTÃO
O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias. O dispositivo transcrito acima refere-se a qual instituto do direito civil?
1. Retrovenda.
2. Venda a contento.
3. Venda com reserva de domínio.
4. Venda sobre documentos.  
TERCEIRA QUESTÃO
Assinale a alternativa correta.
1. O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio se sobreviver ao donatário, prevalecendo tal estipulação em favor de terceiro.
2. É nula a doação com estipulação de cláusula de reversão em favor do doador, se este sobreviver ao donatário, por configurar-se doação a retorno.
3. O doador pode estipular que os bens doados voltem ao seu patrimônio se sobreviver ao donatário, não prevalecendo tal estipulação em favor de terceiro.
4. O doador poderá inserir cláusula estipulando que os bens doados voltem ao seu patrimônio, se sobreviver ao donatário, hipótese em que se terá doação sob condição suspensiva.
QUARTA QUESTÃO
Doação é o contrato tipificado no Código Civil, em seu artigo 538, em que o doador transfere de seu patrimônio bens ou vantagens, por liberalidade, ao patrimônio do donatário. No que diz respeito à evicção e ao vício redibitório em relação ao contrato de doação, é correto afirmar:
1. A coisa recebida em virtude de contrato de doação pura e simples pode ser enjeitada pelo donatário por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada ou lhe diminuam o valor.
2. Por se tratar de contrato essencialmente oneroso, em qualquer de suas modalidades, o donatário, além de enjeitar a coisa em caso de vícios redibitórios, poderá exigir que o doador responda pelas consequências da evicção.
3. Independentemente de dolo ou culpa por parte do doador, este sempre responderá pelos vícios redibitórios que recaiam sobre a coisa objeto da doação.
4. Por se tratar de contrato benéfico, o doador não responde pela evicção, nem mesmo pelo vício redibitório. Contudo, nas doações para casamento com certa e determinada pessoa, o doador ficará sujeito à evicção, salvo se convencionado em contrário.
5. Nas doações puras, se o doador conhecia o vício ou defeito da coisa, pagará as perdas e danos; se não o conhecia, restituirá somente as despesas do contrato.
QUINTA QUESTÃO
No contrato de fiança, é nula cláusula de renúncia ao benefício de ordem.
1. O fiador tem legitimidade para dar andamento à execução iniciada e abandonada, sem justa causa, pelo credor.
2. Havendo pluralidade de fiadores, cada qual responde pela parte que proporcionalmente lhe couber no pagamento, exceto se expressamente pactuada a solidariedade.
3. A responsabilidade dos herdeiros do fiador se limita ao tempo decorrido até a abertura de inventário ou arrolamento, e não pode ultrapassar as forças da herança.
4. O fiador pode se exonerar desde que notifique o credor, ficando responsável por todos os efeitos da fiança durante noventa dias a contar da comunicação.
SEXTA QUESTÃO
De acordo com o Código Civil, o mútuo
1. Não transfere ao mutuário o domínio da coisa emprestada.
2. Autoriza o mutuário a devolver coisa de gênero, qualidade e quantidades diferentes da emprestada, desde que de igual valor.
3.  É empréstimo de coisa infungível.
4. Será de um ano, pelo menos, se for de dinheiro e as partes não houverem estipulado prazo.
5. Pode se destinar a fins econômicos, presumindo-se, neste caso, serem devidos juros, permitida a capitalização anual.
SETIMA QUESTÃO
Assinale a alternativa correta.
1. A outorga de mandato por instrumento público exige que o substabelecimento seja feito pela mesma forma.
2. O mandato pode ser verbal, ainda que o ato deva ser celebrado por escrito.
3. Se os mandatários forem declarados conjuntos, qualquer deles poderá exercer os poderes outorgados.
4. Sendo omissa a procuração quanto ao substabelecimento, o procurador será responsável se o substabelecido proceder culposamente.
5. Se tiver ciência da morte do mandante, o mandatário não tem poderes para concluir o negócio já começado, ainda que haja perigo na demora, pois o mandato cessa com a morte.
OITAVA QUESTÃO
Quanto ao contrato de seguro, assinale a alternativa que apresenta informação incorreta.
1. A apólice ou o bilhete de seguro serão nominativos, à ordem ou ao portador, e mencionarão os riscos assumidos, o início e o fim de sua validade, o limite da garantia e o prêmio devido.
2. Pelo contrato de seguro, o segurador se obriga, mediante o pagamento da indenização, a garantir interesse legítimo de segurado, contra riscos predeterminados.
3. O segurador, desde que o faça nos 15 (quinze) dias seguintes ao recebimento do aviso de agravação do risco sem culpa do segurado, poderá dar-lhe ciência, por escrito, de sua decisão de resolver o contrato.
4. Somente pode ser parte no contrato de seguro, como segurador, entidade legalmente autorizada.
QUESTOES DISSERTATIVAS
PRIMEIRA QUESTÃO
Analise e comente criticamente o princípio da boa-fé no contrato de seguro. Para tanto, tome como referência o artigo 765 do CC.
No Art. 765 do CC, a legislação enfatiza e exige que haja a utilização do princípio da boa-fé nos contratos de seguro, pois este é essencial para que seja feito um bom acordo entre as partes. Faz-se necessário que segurado e segurador ajam solidariamente, um para com o outro, e ambos com o intuito de que o contrato seja executado com equilíbrio entre estes. Não devendo haver intenção prejudicar ao outro financeiramente.
SEGUNDA QUESTÃO
Assinale e comente as principais diferenças que existem entre a promessa de compra e venda e o contrato de compra e venda.
Pode-se colocar a cláusula de irretratabilidade como fator determinante que diferencia os contratos em questão, pois estes são de preliminares que dependem do contrato definitivo, no entanto, as diferenças entre ambos são notórias como a falta de compromisso de compra e venda, quando no caso de promessa, se trata de um contrato preliminar onde pode haver arrependimento. Com base no Art. 1417 CC, o direito real também é um fator que diferencia, pois este não é passível de criação a promessa de compra e venda que é diferente do compromisso que aceita direito real de aquisição no momento do registro na matrícula e também é irretratável.

Continue navegando